APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português/Espanhol

A Á Â B C D E F G H I Í J K L M N O Ó P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "S"

serviço(s) de tráfego aéreo
Definição1
Expressão genérica que se aplica, segundo o caso, aos serviços de informação de voo, alerta, assessoramento de tráfego aéreo, controle de tráfego aéreo, controle de área, controle de aproximação ou controle de aeródromo.
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. MMA 58-1: glossário de termos técnicos de aviação civil, 1989.
Definição2
Os serviços de tráfego aéreo incluem as atividades de informação de voo, alerta, assessoramento de tráfego aéreo, controle de tráfego aéreo (controle de área, controle de aproximação ou controle de aeródromo).
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. CNS/ATM Glossário. Disponível em: http://www.decea.gov.br/cnsatm/glossario. Acesso em: 23 mar. 2012.
Definição3
Expressão genérica que se aplica, segundo o caso, ao serviço de informação de voo, serviço de alerta, serviço de assessoramento de tráfego aéreo, serviço de controle de tráfego aéreo, serviço de controle de área, serviço de controle de aproximação ou ao serviço de controle de aeródromo.
Fonte3
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Nota adicional1
O Comando da Aeronáutica, para fins de prestação dos serviços de tráfego aéreo no Brasil, segue as normas e métodos recomendados pela OACI – Organização de Aviação Civil Internacional, ressalvadas as restrições ou modificações apresentadas pelo governo brasileiro sob a forma de “diferenças” a tais normas e métodos. [F2]
Espanhol
servicios de tránsito aéreo