APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português/Espanhol

A Á Â B C D E F G H I Í J K L M N O Ó P Q R S T U V W X Y Z

<< empuxo | empuxo de decolagem | empuxo líquido >>
Back to: "E"

empuxo de decolagem
Definição1
Referindo-se a motores a turbina, significa o empuxo desenvolvido estaticamente em uma altitude e uma temperatura atmosférica específicas, em condições de máxima velocidade de rotação e temperatura de gases aprovadas para decolagem normal, limitado em uso contínuo ao período de tempo constante da especificação técnica aprovada para o motor.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 01: regulamentos brasileiros de aviação civil. Definições, regras de redação e unidades de medida. Brasília, 2008. (Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil)
Definição2
Referindo-se a turbojatos, significa a força de empuxo do jato, desenvolvida com motor imóvel, em condições especificadas de altitude e temperatura atmosférica, e nas condições máximas de velocidade de rotação do eixo rotor e de temperatura de combustão, aprovadas para decolagem normal, e limitada, em emprego contínuo, ao período de tempo mencionado na folha de especificações aprovada do motor.
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. Instituto de Aviação Civil. MMA 58-1: glossário de termos técnicos de aviação civil. Rio de Janeiro, 1989.
Related Term
tração máxima de decolagem
Broader Term
empuxo
Espanhol
empuje al despegue
Imagem