APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português/Espanhol

A Á Â B C D E F G H I Í J K L M N O Ó P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "P"

pista de rolagem
Sinônimos - Português
pista de rolamento pista de táxi
Definição1
Via preparada em um aeródromo terrestre, destinada ao tráfego de aeronaves entre pistas de pouso e decolagem e os pátios de estacionamento de aeronaves.
Fonte1
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9719: aeroportos – parque de abastecimento de aeronaves. Rio de Janeiro, 1997. 4 p.
Definição2
(1) Pista existente nos campos de pouso de primeira categoria, na qual os aviões se movimentam para tomar posição na pista de decolagem ou para alcançar o ponto de estacionamento após a aterragem; (2) trajetória definida num aeroporto terrestre, selecionada e preparada para o uso do táxi de aeronave para ir e vir da pista de pouso e decolagem; (3) caminho aéreo ou no solo para táxi de helicópteros, ligando a área de decolagem e de pouso com uma área terminal separada ou área de serviço.
Fonte2
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Definição3
Caminhos devidamente preparados no aeródromo e que se destinam à circulação dos aviões entre o pátio de estacionamento e a pista de pouso e decolagem, e vice-versa.
Fonte3
TROCANDO em miúdos: dicionário de termos aeronáuticos: gerenciamento do tráfego aéreo. São Paulo: C&R Editorial, 2010.
Definição4
Via definida em um aeródromo terrestre, estabelecida para táxi de aeronaves e destinada a proporcionar ligação entre uma e outra parte do aeródromo, compreendendo: (a) pista de acesso ao estacionamento de aeronaves: parte do pátio designada como pista de táxi e destinada a proporcionar apenas acesso aos estacionamentos de aeronaves; (b) pista de táxi no pátio: parte de um sistema de pistas de táxi situada em um pátio e destinada a proporcionar uma via para o táxi através do pátio; e (c) pista de saída rápida: pista de táxi que se une a uma pista em um ângulo agudo e está projetada de modo que os aviões que pousam livrem a pista com velocidades maiores do que as usadas em outras pistas de táxi de saída, graças à qual a pista é ocupada o menor tempo possível.
Fonte4
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 100-12: regras do ar e serviços de tráfego aéreo. Rio de Janeiro, 2006. 256 p.
Subárea
Infraestrutura Aeroportuária
Related Term
pista de saída rápida
Espanhol
calle de rodaje
Imagem

Una de las pistas del aeropuerto de Helsinki-Vantaa.

Una de las pistas del aeropuerto de Helsinki-Vantaa.

Fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Helsinki-Vantaan_kiitotie_33.jpg?uselang=es