APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português/Espanhol

A Á Â B C D E F G H I Í J K L M N O Ó P Q R S T U V W X Y Z

<< radar primário | radar primário de vigilância | radar secundário >>
Back to: "R"

radar primário de vigilância
Definição1
Sistema radar que utiliza sinais de rádio refletidos.
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 100-12: regras do ar e serviços de tráfego aéreo. Rio de Janeiro, 2006. 256 p.
Definição2
Sistema de radar que transmite energia eletromagnética em uma determinada direção e capta os sinais de rádio eventualmente refletidos por avião ou qualquer objeto que estiver no caminho da energia transmitida; os sinais assim refletidos são processados e podem ser visualizados em uma tela própria, semelhante a uma tela de monitor de computador pessoal ou mesmo de um televisor; estes sinais, também chamados de ecorradares, podem ser utilizados para controlar o tráfego aéreo ou, ademais, para fins de defesa aérea em caso de conflito.
Fonte2
TROCANDO em miúdos: dicionário de termos aeronáuticos: gerenciamento do tráfego aéreo. São Paulo: C&R Editorial, 2010.
Fonte3
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. DCA 351-2: concepção operacional ATM nacional. Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=2444. Acesso em: 15 ago. 2011.
Nota linguística
PSR é sigla do inglês: primary surveillance radar.
Contexto
O radar primário de vigilância é um sistema de vigilância independente que provê informações sobre direção e distância, dentro de sua área de cobertura. O radar primário constitui uma ferramenta válida para a segurança da aviação, incluindo a vigilância para os Controles de Aproximação em TMA com grande fluxo de aeronaves, em conjunto com o radar secundário.
Subárea
Telecomunicações Aeronáuticas
Related Term
radar primário
Espanhol
radar primario de vigilancia
Imagem