APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português/Espanhol

A Á Â B C D E F G H I Í J K L M N O Ó P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "I"

incidente de tráfego aéreo
Definição1
Toda ocorrência, envolvendo o tráfego aéreo, que constitua risco para as aeronaves, relacionada com: a) Facilidades - situação em que a falha de alguma instalação de infraestrutura de navegação aérea tenha causado dificuldades operacionais; b) Procedimentos - situação em que houve dificuldades operacionais por procedimentos falhos, ou pelo não cumprimento dos procedimentos aplicáveis; e c) Proximidade entre aeronaves (AIRPROX) - situação em que a distância entre aeronaves, bem como suas posições relativas e velocidades foram tais que a segurança tenha sido comprometida. Em função do nível de comprometimento da segurança o incidente de tráfego aéreo é classificado como: Risco Crítico, Risco Potencial ou Risco Indeterminado.
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 100-5: investigação de incidentes de tráfego aéreo. Rio de Janeiro, 2003. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=2554. Acesso em: 16 ago. 2011.
Definição2
Toda ocorrência envolvendo o tráfego aéreo que constitua risco para as aeronaves, relacionada com: a) instalações - dificuldades causadas pela falha de alguma instalação de infraestrutura de navegação aérea; b) procedimentos - dificuldades ocasionadas por procedimentos falhos ou não cumprimento dos procedimentos aplicáveis; ou c) proximidade das aeronaves (Airprox) - situação em que, na opinião do piloto ou do órgão ATS, a distância entre aeronaves bem como suas posições relativas e velocidades foram tais que a segurança tenha sido comprometida; em função do nível de comprometimento da segurança, o incidente de tráfego aéreo é classificado da seguinte forma: risco crítico, risco potencial, nenhum risco e risco indeterminado.
Fonte2
TROCANDO em miúdos: dicionário de termos aeronáuticos: gerenciamento do tráfego aéreo. São Paulo: C&R Editorial, 2010.
Nota adicional1
Ver também incidente aeronáutico.
Broader Term
incidente
Espanhol
incidente de tránsito aéreo