APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português/Espanhol

A Á Â B C D E F G H I Í J K L M N O Ó P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "V"

vigilância radar
Definição1
Emprego do radar para proporcionar às aeronaves informação e assessoramento sobre desvios significativos com respeito à trajetória nominal de voo.
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 100-12: regras do ar e serviços de tráfego aéreo. Rio de Janeiro, 2006. 256 p.
Definição2
Serviço em que o controlador de tráfego aéreo emprega o radar para proporcionar às aeronaves informação e assessoramento sobre desvios significativos com respeito à rota de voo prevista ou autorizada.
Fonte2
TROCANDO em miúdos: dicionário de termos aeronáuticos: gerenciamento do tráfego aéreo. São Paulo: C&R Editorial, 2010.
Definição3
(1) Emprego do radar, após o estabelecimento da identificação radar, através do qual é procedido o controle de tráfego aéreo e são proporcionadas às aeronaves informações sobre desvios significativos em relação à rota desejada e outras informações relativas à segurança do voo; (2) observação radar de uma determinada área geográfica com o propósito de executar alguma função do radar.
Fonte3
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Nota adicional1
Com o advento de novas tecnologias, principalmente da vigilância dependente automática (ADS), o termo "vigilância radar" será mencionado como "vigilância ATS", tendo como base a apresentação das informações obtidas por meio do sitema de vigilância ATS, constituído de radar primário, radar secundário e/ou ADS.
Nota adicional2
Ver também radar de vigilância.
Espanhol
vigilancia radar