01 JAN - Helimed Aero Táxi Ltda. - AS 350 B2 (Esquilo) - PT-HZQ
O helicóptero decolou da residência oficial do Governo do Distrito Federal com destino a uma residência particular, transportando o piloto e dois passageiros. Após o pouso, uma passageira desembarcou pelo lado esquerdo da aeronave e, quando tentava passar por baixo do cone de cauda, foi colhida pelo rotor de cauda, vindo a falecer. A aeronave sofreu danos leves.
02 JAN - Air Vision Publicidade Aérea Ltda . - CAP 4 - PT-LQT
Após três tentativas sem sucesso de enganchar uma faixa publicitária, a partir de passagens rasantes sobre a pista de Capão da Canoa - RS (SSKK), a aeronave, realizando curva acentuada à esquerda durante a subida, estolou, vindo a chocar-se com o solo. A aeronave sofreu danos em sua asa esquerda, trem-de-pouso esquerdo e no grupo moto-propulsor. O piloto ficou gravemente ferido.
05 JAN - Particular - Beech Aircraft E-55 - PT-KMB
A aeronave decolou do Campo de Marte – SP (SBMT), com destino a Juiz de Fora – MG (SBJF), transportando o piloto e quatro passageiros. Após decolar, subiu para o FL 090, com proa direta para o destino. Às 13:25Z, o Centro Brasília perdeu contato radar com a aeronave. Ela havia se chocado com o Pico dos Três Estados, na divisa de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, a uma altitude de 8.100 pés. Todos os ocupantes faleceram no local e a aeronave sofreu danos graves.
05 JAN - Particular - Cessna C-172M - PT-KLB
A aeronave decolou de uma pista não homologada ou registrada do Best West Pantanal Mato Grosso Hotel, às margens do Rio Pixaim, próximo ao município de Poconé, com destino à Fazenda Sararé, na região, com piloto e cinco passageiros a bordo. Segundo testemunhas, após a decolagem a aeronave ganhou pouca altitude, e o motor aparentava estar falhando, fazendo um ruído anormal (“pipocando”). Em seguida, o piloto iniciou uma curva à esquerda, possivelmente tentando retornar à pista. A cerca de 900 metros da cabeceira, a aeronave colidiu com a água do rio, afundando rapidamente. O piloto e três passageiros faleceram no local, dois passageiros escaparam ilesos e a aeronave, que sofreu danos graves.
06 JAN - Rondon Aviação Agrícola Ltda. - EMB 201 - PT-GHV
A aeronave estava realizando uma aplicação de pesticida na Fazenda Beltrão, no Município de Campos de Júlio – MT. Enquanto a aeronave realizava o abastecimento com o produto agrícola para mais uma saída, o piloto abandonou a mesma, que se encontrava acionada, sem cortar o motor. Segundo testemunhas, ele desceu da asa direita pelo bordo de ataque, sobre o trem-de-pouso direito, e caminhou em direção ao motor direito, sendo colhido pela sua hélice. Teve morte instantânea. e a aeronave não sofreu praticamente qualquer dano.
18 JAN - Polícia Militar do Estado de São Paulo - HB 350 (Esquilo) - PP-EOG
O helicóptero decolou do Campo de Marte – SP, para uma operação de apoio policial a uma perseguição de criminosos, transportando quatro policiais militares. Próximo ao município de Mariporã, na vertical da Rodovia Fernão Dias, a aeronave colidiu com fios de uma rede de alta tensão, que se encontrava sem os dispositivos de balizamento, chocando-se em seguida com o solo. Os ocupantes sofreram ferimentos leves e a aeronave teve danos graves.
26 JAN - Particular - EMB 711 (Corisco) - PT-NVM
A aeronave voava de São José - SC para Carazinho - RS, com quatro pessoas a bordo. Após 35 minutos de vôo, nivelado, o piloto notou um disparo de hélice, seguido de queda da pressão de óleo, que vazava sobre a carenagem do motor. O piloto realizou uma aproximação de emergência para uma rodovia, pousando com o trem-de-pouso recolhido. No solo, a aeronave perdeu o controle, vindo a colidir com uma árvore, onde realizou um cavalo-de-pau e parou em um barranco, ficando seriamente avariada. Os ocupantes nada sofreram.
21 JAN - Aeroclube de Bragança Paulista - P 56 - PP-GVQ
A aeronave decolou do Aeroclube de Bragança Paulista – SP para um vôo de instrução. Durante o treinamento de uma manobra de estol, houve apagamento do motor, o que levou o piloto a tentar um pouso forçado. Ele tencionava chegar a uma pista de ultraleves, mas não conseguiu, pousando em um pasto gramado em declive, onde colidiu com obstáculos do terreno. Aluno e instrutor sofreram ferimentos graves e leves respectivamente. A aeronave teve danos graves.
27 JAN - Particular - P- 33 A - PT-LVW
A aeronave decolou às 09:30 h (local) do Aeroporto Internacional de Campo Grande – MS (SBCG) com destino a Paranaíba – MS (SSPN), com apenas o piloto a bordo. Após aproximadamente 30 minutos de vôo, ela colidiu com o solo na Estância JB, no município de Ribas do Rio Claro - MS. O piloto faleceu no local e a aeronave sofreu danos graves.
31 JAN - Gov. do Estado do Amazonas - EMB-110 (Bandeirante) - PP-EAM
A aeronave realizava vôo de Tefé – AM (SBTF) para Eirunepé – AM (SWEI), transportando, além do piloto e do copiloto, 17 passageiros. Durante o vôo, encontrou condições meteorológicas adversas, decidindo por alternar para uma pista do município de Envira – AM, que não é homologada nem controlada. Chovia bastante na localidade, e durante o pouso, a aeronave tocou o solo cerca de 500 metros após a cabeceira e, ao aplicar o freio e o reverso, aquaplanou e ultrapassou a cabeceira oposta, atingindo uma cerca de arame e caindo em um açude, onde sua cabine submergiu parcialmente. O piloto feriu-se gravemente e os demais ocupantes saíram ilesos. A aeronave sofreu avarias graves.
02 FEV - North Star Táxi Aéreo Ltda. - AS-350 BA - PT-HNS
O helicóptero decolou de Pacoti Riachão – CE para Itaitinga – CE, transportando o piloto e três passageiros. Após aproximadamente 15 minutos de vôo, a aeronave experimentou falha de motor seguida de perda de potência, o que obrigou o piloto a um pouso forçado. Este foi realizado de forma brusca, uma vez que não se conseguiu efetividade no “flare”. Após atingir o solo, o helicóptero girou para a esquerda, terminando por tombar. Os ocupantes sofreram ferimentos leves e a aeronave ficou seriamente danificada.
03 FEV - Kovacs Táxi Aéreo - Bell 206 B - PT-HON
O helicóptero decolou de Tucuruí – PA (SBTU), com destino a Cametá – PA, para um vôo de inspeção em uma linha de transmissão de alta tensão para a Eletronorte, levando o piloto e 3 passageiros. A cerca de 70 km de Cametá, encontrou mau tempo e em seguida o helicóptero colidiu com a rede elétrica, prendendo-se a um fio. Isso fez com que o piloto perdesse o controle da aeronave, que veio a colidir com o solo. O piloto faleceu no local, um dos passageiros sofreu ferimentos graves e os demais feriram-se levemente. A aeronave ficou gravemente danificada.
04 FEV - Particular - Cessna 210 - PT-KET
A aeronave procedia da Fazenda Águas Claras, no Estado do Acre, para o Aeroporto de Rio Branco (SBRB), levando o piloto e um passageiro. O vôo ocorreu a 1.500 pés e teve a duração de aproximadamente 10 minutos. Na aproximação final, com o motor reduzido para pouso, o piloto tentou elevar a potência com a manete, não obtendo resposta. Percebendo a perda de potência, o piloto tentou ainda trocar o tanque de fornecimento de combustível, mas o motor terminou por apagar. A aeronave pousou a cerca de 125 metros da pista, colidindo com a vegetação, e caindo em uma vala do terreno, quando capotou, parando de dorso. Os ocupantes saíram ilesos e a aeronave sofreu danos graves.
14 FEV - Amapil Táxi Aéreo - P- 33 A (Baron) - PT-VLO
A aeronave decolou do Aeroporto de Campo Grande – MS (SBCG), com destino a Corumbá – MS (SBCR), levando dois pilotos numa operação de transporte de malotes de correio para o Banco do Brasil. O Aeroporto de Corumbá operava em condições visuais, mas as condições de vôo em rota e no setor de aproximação estavam IFR. O piloto tentou a descida para atingir condições visuais, mas chocou-se com o cume de uma elevação do terreno, perdendo parcialmente o controle da aeronave e colidindo com o solo. Um dos tripulantes sofreu ferimentos graves, o outro leves, e a aeronave teve danos graves.
22 FEV - Sapa Aviação Agrícola Ltda. - Cessna 188 - PT-WVK
A aeronave decolou de uma fazenda próxima ao município de Pejuçara - RS, com a intenção de realizar um vôo de pulverização de defensivo agrícola sobre lavoura de soja e pastagens. Após cerca de 20 minutos de vôo, ao completar o balão para iniciar uma passagem, bateu na copa de uma árvore, vindo a colidir com o solo, onde sofreu danos generalizados. O piloto sofreu lesões leves.
03 MAR - Salt Jad Táxi Aéreo - EMB 810C (Sêneca) - PT-EUF
A aeronave decolou do Aeroporto Salgado Filho (SBPA), em Porto Alegre –RS, com destino ao Aeroporto de Pelotas - RS (SBPK), em operação de transporte de malotes. O vôo era conduzido em condições IFR, tendo encontrado várias formações pesadas ao longo da rota. No eixo de aproximação final, a aproximadamente 3 km da cabeceira 24 de Pelotas, chocou-se com os cabos de uma rede de alta tensão, o que ocasionou perda de altura seguida de colisão com o solo. O piloto sofreu lesões graves e o co-piloto lesões leves. A aeronave teve avarias graves.
08 ABR - Particular - Cessna 120 - PT-ATQ
O piloto estava realizando um vôo de readaptação como instrutor no Aeroporto de Jacarepaguá (SBJR), no Rio de Janeiro - RJ. Durante um exercício de toque e arremetida, realizou um pouso brusco, vindo a perder a roda do trem-de-pouso principal esquerdo. O instrutor assumiu os comandos, iniciando uma arremetida e o tráfego de emergência. Realizou um pouso de três pontos, vindo a capotar a aeronave, que sofreu danos graves. O piloto saiu ileso.
12 ABR - Particular - BE-80 - PT-KKI
A aeronave decolou do Aeroporto da Pampulha (SBBH), em Belo Horizonte - MG, com destino a Sorocaba - SP (SDCO), levando três pessoas a bordo. Após a decolagem, sofreu uma pane em um de seus motores, vindo a colidir com quatro casas nas proximidades do aeródromo. Os três ocupantes faleceram no acidente, que danificou seriamente a aeronave.
20 ABR - Particular - Bell 206 - PT-HOZ
O helicóptero decolou de Volta Redonda - RJ (SDVR), com três pessoas a bordo, para realizar um serviço de inspeção de linha de transmissão de energia elétrica. Próximo ao município de Piraí - RJ, experimentou perda de potência do motor, vindo a chocar-se com o solo. Um passageiro faleceu no local e os demais ocupantes tiveram ferimentos leves. A aeronave sofreu danos graves.
27 ABR - Aeroclube de Sorocaba - PA-18 - PP-GKI
Durante treinamento de toque e arremetida no Aeroporto de Sorocaba - SP (SDCO), ocorreu uma falha de motor na aproximação para o quinto pouso. Percebendo que não dispunha de altitude suficiente para ultrapassar um obstáculo na cabeceira da pista, o piloto efetuou uma curva à direita, perdendo sustentação e colidindo com o solo. Um dos ocupantes feriu-se gravemente e o outro levemente. A aeronave ficou seriamente danificada.
30 ABR – América Air Táxi Aéreo - Robinson 44 - PT-YPY
Logo após a decolagem de Carmo do Paranaíba - MG, o helicóptero experimentou uma parada do motor, chocando em seguida com o solo em uma plantação de café. O piloto e os quatro passageiros que se encontravam a bordo saíram ilesos, mas a aeronave sofreu danos graves.
02 MAI - Particular - PA 28-235 - PT-JKZ
A aeronave tentava decolar do aeródromo de Arapoti - PR (SSYA), com destino a Ponta Grossa - PR (SBGS), quando sofreu uma parada de motor logo após deixar o solo. O piloto optou por pousar novamente, ultrapassando a pista e chocando-se com algumas toras de madeira a cerca de 100 metros da cabeceira. O piloto e o passageiro sofreram lesões leves, e a aeronave ficou seriamente avariada.
06 MAI - Aeroclube de Juiz de Fora - Citabria - PT-IRG
A aeronave decolou do Aeroporto de Juiz de Fora (SBJF), com a intenção de realizar acrobacias. Logo após decolar, durante a execução de uma manobra do tipo "touneau rápido", perdeu sustentação, não havendo tempo para recuperar altitude, devido à baixa altura em que se encontrava. Colidiu o trem-de-pouso direito com o solo e perdeu o controle da aeronave, vindo a chocar-se com um barranco na lateral da pista. O piloto saiu ileso e a aeronave sofreu avarias graves.
10 MAI - Aeroagrícola Caiçara - PA-25 - PT-DOG
A aeronave decolou do município de Registro - SP, para realizar uma pulverização de defensivo agrícola sobre uma plantação de bananas da região. Durante o deslocamento para o local, entrou em atitude anormal, vindo a colidir com o solo em posição picada. A aeronave explodiu, incendiando-se, e o piloto faleceu em conseqüência do acidente.
30 MAI - Governo do Estado de Goiás - BE-90 (King Air) - PP-EFC
A aeronave decolou da Fazenda Itapuranga (pista não homologada), em Goiás, com destino a Goiânia - GO, levando sete pessoas a bordo. Após cerca de dez minutos, em vôo estabilizado, ocorreu falha do motor direito. Os pilotos prosseguiram monomotor e, após doze minutos, já na longa final para pouso no destino, ocorreu falha do motor remanescente. O pouso forçado foi efetuado em um pasto, a cerca de 7 NM da cabeceira da pista do Aeroporto de Goiânia (SBGO), com sérios danos à aeronave. O comandante sofreu lesões graves e os demais ocupantes feriram-se levemente.
01 JUN - Dorinho’s Táxi Aéreo Ltda. – Robinson 44 - PT-YJD
O helicóptero decolou do aeródromo de Campo de Marte -SP (SBMT) às 21:46 h, com destino ao Helicentro Morumbi - SP (SDHM), com quatro pessoas a bordo. Não realizou o pouso no local, seguindo em direção ao município de Ourinhos - SP. A aeronave colidiu com o solo na Fazenda Serra Linda, município de Itatinga - SP, explodindo em seguida. Os quatro ocupantes faleceram no local.
07 JUN - VARIG - Boeing 767-200 - PP-VNN
A aeronave, com 178 passageiros e 13 tripulantes, iria efetuar um vôo de Guarulhos - SP (SBGR) com destino a Lima, no Peru. Ao ser aplicada potência nos motores para o início da corrida de decolagem, ocorreu um forte estrondo no motor direito, seguido de incêndio não sinalizado pelos instrumentos. O Comandante, alertado pela Torre de Controle, abortou a decolagem a 540 metros da cabeceira da pista. O fogo, que atingiu apenas o motor, foi apagado pela Seção de Contra-Incêndio de SBGR. Durante a evacuação de emergência, uma passageira sofreu fratura da perna.
09 JUN - Particular - EMB-810D (Sêneca) - PT-RGE
A aeronave decolou do município de Arara Azul - MS às 9:30 h, com destino a Ribeirão Preto - SP (SBRP), levando seis pessoas a bordo. Após um vôo transcorrido em condições meteorológicas adversas, com a visibilidade prejudicada pelas camadas de nuvens, a aeronave desapareceu. Seus destroços foram localizados dois dias depois, na base da Serra de Maracajú, na Fazenda Xavante, a cerca de 50 km do município de Coxim - MS. Todos os ocupantes faleceram no local e a aeronave estava seriamente avariada.
21 JUN - Jaó Táxi Aéreo - Beech Baron - PT-LGL
A aeronave realizava transporte de malotes para o Banco do Brasil, de Cuiabá - MT (SBCY) para Rondonópolis - MT (SWRD), com quatro pessoas a bordo. Às 7:15 h (local), após aproximadamente 15 minutos de um vôo sob condições de nevoeiro, com teto baixo, testemunhas avistaram a aeronave em descida acentuada, vindo a bater em um galho de árvore e colidir violentamente com o terreno. Os quatro ocupantes faleceram no acidente.
29 JUN - Particular – PA-23 – PT-JPS
Após decolar de Dourados - MS (SSDO) com duas pessoas a bordo, a aeronave experimentou pane em seu motor esquerdo. O piloto tentou retornar ao aeródromo de partida, mas o motor direito também veio a falhar, em virtude de superaquecimento. Sem altitude para atingir o aeródromo, optou por um pouso forçado em um terreno arado. Após os dois ocupantes abandonarem a aeronave, esta se incendiou totalmente.
03 JUL – Particular – Bell 407 – PT-YBV
O helicóptero, com sete pessoas a bordo, realizava um vôo panorâmico a baixa altura sobre a região do pantanal mato-grossense, próximo ao município de Corumbá - MS, quando veio a colidir com arbustos, tocando, em seguida o solo. Após essa colisão, houve perda de controle da aeronave, que subiu um pouco em espiral e precipitou-se violentamente contra o terreno pantanoso. Um dos ocupantes feriu-se gravemente, quatro sofreram ferimentos leves e um permaneceu ileso. A aeronave ficou seriamente avariada.
17 JUL – Particular – BE-90 (King Air) – PT-LQS
A aeronave realizava um vôo de Brotas – SP para São Paulo – SP, com cinco pessoas a bordo, quando sofreu parada do motor esquerdo, logo seguida de parada do motor direito, causada por falta de combustível (pane seca). O piloto realizou um pouso forçado na Rodovia dos Imigrantes. A aeronave não colidiu com nenhum veículo, ficando, entretanto, bastante danificada. Os ocupantes nada sofreram.
33) 22 JUL – 2 aeronaves: Aeroclube de Cachoeira do Sul – AB-115 – PP-GBI
Particular – M20-F – PT-DAD
A aeronave Aeroboero 115 decolou do aeródromo de Cachoeira do Sul – RS (SSKS) para treinamento. Numa final estabilizada do 4º tráfego, e sem contato visual com a aeronave M20-F, iniciou o arredondamento, quando os tripulantes sentiram um forte tremor na parte traseira da aeronave, provocado pelo contato de sua cauda com as hélices da outra aeronave. Após a colisão, as aeronaves se mantiveram acopladas até a parada final, que ocorreu a cerca de 100 metros à frente e à direita da cabeceira da pista. As duas aeronaves ficaram seriamente danificadas, mas os seus ocupantes nada sofreram.
34) 02 AGO – Líder Táxi Aéreo – Sikorski S-76 – PT-HRD
O helicóptero decolou do Heliponto Refinaria Presidente Bernardes, em Cubatão – SP com destino ao Aeroporto de Navegantes – SC (SBNF), às 08:15 hs, com cinco pessoas a bordo. O plano de vôo era visual, direto sobre o mar, mantendo 4.500 pés de altitude. Ao aproximar-se do litoral catarinense, informou estar descendo para 500 pés. A cinco minutos de Navegantes, informou ao controle de tráfego estar subindo para 1000 pés. Testemunhas afirmaram ter ouvido o som do helicóptero voando por entre o denso nevoeiro que predominava na região e, a seguir, uma forte explosão. Os cinco ocupantes faleceram no local e a aeronave ficou completamente destruída.
35) 19 AGO – Particular – Cessna 210 H – PT-DJB
A aeronave estava realizando vôos panorâmicos com populares no município de Guaraciaba do Norte – CE, como atração em campanha política da região. Durante o táxi da aeronave em um campo de pouso não homologado, e sem as devidas condições de segurança para as operações, uma multidão aguardava a oportunidade de participar de um vôo, quando uma mulher, ansiosa pela sua vez, atravessou a frente da aeronave e foi colhida pela sua hélice, morrendo no local.
36) 24 AGO – Polícia Militar do Estado de Goiás – AS-355N – PP-EMV
O helicóptero decolou do Aeroporto de Goiânia – GO (SBGO) com seis pessoas a bordo, para sobrevôo da ponte do Rio Corumbá. Com cerca de 10 minutos de vôo, houve defasagem nos indicadores de temperatura dos motores. Na tentativa de igualar as temperaturas, optou-se pela redução da potência dos mesmos, ocorrendo em seguida perda de torque e indicação de limalha no motor esquerdo. Sem potência nesse motor e com potência reduzida no direito, os pilotos efetuaram pouso corrido. A aeronave capotou lateralmente, ficando seriamente avariada. Três dos seis ocupantes sofreram ferimentos leves e os demais saíram ilesos.
37) 25 AGO – Altair & Altair Táxi Aéreo – Cessna 721 C – PT-EDY
A aeronave pretendia decolar para Campo Grande - MS da Fazenda Xaraes, próxima ao município de Ladário - SP, com duas pessoas a bordo. Durante a corrida de decolagem, o piloto foi acometido de um mal súbito (provável aneurisma cerebral), vindo a perder o controle da aeronave, que saiu da pista e colidiu com uma árvore. O piloto faleceu e a passageira sofreu fratura do punho direito, além de outras lesões leves. A aeronave teve danos graves.
38) 03 SET – Particular – EMB 810 D (Sêneca) – PT-VNS
A aeronave decolou de Teresina – PI (SBTE), às 10:15 hs, com plano de vôo para o aeródromo de Nossa Senhora de Fátima – PI. Seguiu, entretanto, para Picos – PI, com o objetivo de transportar um doente de Picos para Teresina. Durante a aproximação, o piloto decidiu realizar uma passagem baixa sobre o hospital, quando colidiu com uma rede elétrica, seguiu por mais cerca de 500 metros e colidiu finalmente com o telhado de uma casa, tendo sua asa esquerda arrancada e chocando-se contra o solo. O piloto faleceu no local e a aeronave ficou completamente destruída.
39) 05 SET – Aeroclube de Jaciara – IPE 02B – PP-FJU
A aeronave decolou do Aeroporto de Jaciara – MT (SWJC), rebocando um planador, para realizar treinamento de pane do rebocar ou rompimento do cabo de reboque durante a decolagem. No primeiro exercício, após liberar o cabo a aproximadamente 200 pés de altitude, efetuou curva à esquerda para retornar à pista. Passando do alinhamento da pista, o piloto inclinou demasiadamente a aeronave, perdendo o controle e vindo a colidir violentamente com o solo, a cerca de 30 metros da cabeceira. Os dois ocupantes ficaram gravemente feridos e a aeronave sofreu danos graves.
40) 20 SET - Particular – V 35-B (Bonanza) – PT-JCO
No momento em que efetuava a corrida para o pouso no aeródromo de Olímpia - SP (SDOL), a aeronave, que transportava duas pessoas, colidiu com a ponta de sua asa em um adolescente que soltava pipa no meio da pista. O jovem faleceu em conseqüência do acidente. O aeródromo encontrava-se desativado pelo DAC, mas continuava sendo utilizado irregularmente por algumas aeronaves.
41) 05 NOV - Particular – EMB 720D (Minuano) – PT-VPP
A aeronave decolou de Arinos - MG, por volta das 14 h, com destino a Patos de Minas – MG, na região do Alto Paranaíba, com oito pessoas a bordo. O “piloto” não era habilitado, e enfrentou mau tempo na rota. Perdendo o controle, a aeronave colidiu com o solo em uma área plana, com vegetação rasteira. Todos os ocupantes faleceram no acidente, e os destroços da aeronave ficaram espalhados por uma área de cerca de 100 metros.
42) 09 NOV – Aviação Agrícola Recreio – HU-500 – PT-HHF
Após decolar do Sítio Estreito, no município de São Vicente Ferrer – PE, a aeronave, tendo apenas o piloto a bordo, realizava pulverização sobre uma plantação de bananas. Durante o quinto procedimento, chocou-se com uma rede elétrica de baixa tensão, perdendo o cone de cauda. Sem controle, veio a colidir finalmente com o solo, incendiando-se. O piloto escapou ileso.
43) 11 NOV – Lux Stars Aerotáxi Ltda. – Robinson 44 – PP-MLL
O helicóptero decolou de um shopping center em Uberlândia – MG para transportar um passageiro até um evento social (festa) às margens de uma represa próxima ao município. O vôo ocorreu no período noturno, durante forte chuva, e a aeronave não era homologada para a operação IFR. Durante a aproximação para o destino, a aeronave perdeu o controle, vindo a se chocar com a superfície da água da represa. O piloto faleceu em conseqüência do acidente, e aeronave submergiu, sofrendo danos graves.
44) 14 NOV – Particular – EMB-810D (Sêneca) – PT-VQP
A aeronave decolou às 14:20 h (local) do Aeroporto de Chapecó – RS (SBCH) para efetuar um vôo sobre a Usina Hidrelétrica de Ita, com seis pessoas a bordo. No retorno ao aeroporto, apresentou falhas dos dois motores, obrigando o piloto a pousar em uma pastagem. Após o toque, com o trem-de-pouso e os flapes totalmente baixados, a aeronave correu alinhada pelo terreno, por aproximadamente 200 metros até a parada final, sofrendo danos na hélice, asa e trem-de-pouso esquerdos. Os ocupantes nada sofreram.
14 NOV – Oliveira Aviação Agrícola – G 164-A – PT-WOK
Durante a decolagem para a aplicação de fertilizante sobre lavoura de milho na Fazenda Furna do Café, localizada no município de São Gabriel D’Oeste - MS, o piloto perdeu o controle da aeronave, que veio a colidir com o solo, onde capotou, sofrendo danos no grupo moto-propulsor, trem-de-pouso, empenagem vertical e asa superior. O piloto sofreu ferimentos leves.
18 NOV - Particular - EMB 810 (Sêneca) - PT-WSK
Após a decolagem do aeródromo de Pacajás - PA (SNEX), considerando que não conseguiria atingir altura suficiente para transpor os fios de uma rede de alta tensão, o piloto optou por retornar ao terreno, onde a aeronave colidiu com a cerca de proteção ao final da pista. A aeronave ficou seriamente avariada, mas o piloto, única pessoa a bordo, saiu ileso.
24 NOV – Cia. Energética de Minas Gerais (CEMIG) – HB 350 (Esquilo) – PT-YCJ
O helicóptero preparava-se para decolar com uma equipe de seis pessoas da CEMIG de um heliponto da Helibrás, em Itajubá – MG (SNHH), quando, durante o cheque hidráulico, a aeronave subiu repentinamente, pois o coletivo não encontrava-se travado. Na tentativa de controlá-la, o piloto realizou um pouso duro, que causou o tombamento da aeronave, que ficou seriamente danificada. Todos os ocupantes saíram ilesos.
26 NOV – Particular – BE-55L – PT-KPK
A aeronave decolou com plano de vôo visual, do aeródromo de Carlos Prates – MG (SNCH) com destino a Jacarepaguá – RJ (SBJR). Encontrou mau tempo em rota e colidiu com a Serra de Madureira, numa altitude de 2.100 pés, próximo ao aeródromo de Nova Iguaçu (SDNY). O piloto faleceu no acidente, e a aeronave ficou completamente destruída.
27 NOV – Patruaar Seriviços Aeroagrícolas Ltda. – EMB-201A (Ipanema) – PT-UBA
A aeronave decolou do aeródromo de Capão do Leão – RS (SSCO) para realizar uma pulverização de defensivo agrícola sobre uma plantação de arroz. Durante a execução da sétima carga, o piloto sentiu um solavanco na aeronave. Logo após verificou o balizador do eixo de lançamento do defensivo (bandeirinha) estendido no solo. Apesar da aeronave praticamente não ter sofrido dano algum, o balizador veio a falecer em conseqüência do choque.
28 NOV - Mirim Aviação Agrícola - EMB 202 (Ipanema) - PT-UIL
A aeronave iria realizar um vôo para pulverização de herbicida em uma lavoura de arroz, na Granja Recheteiner, em Pelotas - RS. Chegando ao final da rolagem, e considerando que não conseguiria sair do solo, o piloto aplicou mais flape. Com esse procedimento, a aeronave ameaçou decolar, porém retornou ao eixo de rolagem, ultrapassando a pista e colidindo com o terreno acidentado, sofrendo avarias graves. O piloto saiu ileso.
06 DEZ – Particular – EMB 710 (Corisco) – PT-NBU
A aeronave realizava um vôo de experiência, após serviços de manutenção. Após a decolagem, com duas pessoas a bordo, a uma altitude de cerca de 250 pés, o motor apresentou perda de potência, obrigando a um pouso forçado a aproximadamente 1.500 metros da cabeceira. Devido às más condições do terreno, o avião perdeu o trem-de-pouso esquerdo, seguindo-se um início de fogo no motor que, mesmo combatido, prosseguiu (acabou a carga do extintor da aeronave), ocorrendo explosão dos tanques de combustível, o que fez com que a aeronave se incendiasse por completo. Os ocupantes nada sofreram.
07 DEZ – Particular – EMB- 721C – PT-EKX
A aeronave decolou do aeródromo de Jataí – GO (SWJW), às 08:20 h, com três pessoas a bordo, para efetuar vôo local. Após atingir uma altitude de 500 pés, já estabilizada, ocorreu falha do motor. O piloto tentou em vão reacendê-lo, mas foi obrigado a efetuar um pouso de emergência num terreno de pouca vegetação. Na aproximação, a aeronave teve que superar uma árvore de 15 metros de altura, o que fez com que perdesse velocidade e sustentação, colidindo violentamente com o solo. A aeronave teve sérias avarias e os três ocupantes feriram-se gravemente.
16 DEZ – Particular – AC-681 – PT-IEE
A aeronave decolou do Aeroporto de Congonhas – SP (SBSP), com destino a Maringá –PR (SBMG), com dois tripulantes e cinco passageiros. Havia chuva, e as condições do vôo eram por instrumentos. Após a decolagem, iniciou uma curva à direita, para interceptar a radial 270º de Congonhas, quando o piloto informou estar tendo problemas com o horizonte artificial. Ao atingir 5.300 pés, desceu para 4.700 pés, mantendo essa altitude durante 17 segundos, quando seu sinal desapareceu do radar do APP-SP. A aeronave colidiu em atitude picada com quatro casas da Rua Andaquara, na Via Anhanguera, incendiando-se. Tripulantes e passageiros faleceram no local. Três moradores sofreram lesões leves e um lesões graves.
25 DEZ – Particular – Cessna 206 – PT-KRM
A aeronave, com somente o piloto a bordo, decolou do Aeroporto de Cachimbo (SBCC), em Novo Progresso – PA, com destino a Pacajás –PA. As condições meteorológicas estavam abaixo dos mínimos IFR, devido a um forte nevoeiro pela manhã. Logo após a decolagem, quando entrou em vôo por instrumentos, a aeronave colidiu com um morro a cerca de 5.500 metros da pista. A aeronave ficou totalmente destruída e o piloto faleceu no acidente.