Página Principal Segurança de Vôo
 
ACIDENTES AERONÁUTICOS OCORRIDOS NO BRASIL
1999

09 JAN - Aero Agrícola - EMB 201 A (Ipanema) - PT-GZY

Após decolar da Fazenda Jatobá, no município de Sorriso - MT, para um vôo de pulverização sobre uma lavoura de arroz, a aeronave realizou um pouso forçado, seguido de incêndio na aeronave, que sofreu perda total. O piloto saiu ileso.

2) 23 JAN - Space Publicidade Aérea - Cessna 170 B - PT-AUM

O piloto realizou um pouso forçado na praia do Leblon, no litoral do Rio de Janeiro, ferindo duas pessoas que se encontravam na faixa de areia e foram atingidas pela faixa rebocada pela aeronave.

3) 28 JAN - Av. Agrícola Banatti - EMB 721 C (Sertanejo) - PT-EOY

O piloto decolou de Aeroporto de Ponta Grossa - PR (SBGS), que encontrava-se fechado, devido a forte nevoeiro. Após entrar na camada de nuvens, perdeu o controle, vindo a colidir com o solo. A aeronave sofreu perda total e o piloto faleceu.

4) 01 FEV - Aero Base Táxi Aéreo - PA 34 (Paulistinha) - PT-EQZ

O piloto decolou de Brasília (SBBS) com destino a Goiânia (SBGO), com plano de vôo IFR, às 22:55 Z. Nesse tipo de operação, é obrigatória a presença de dois pilotos (Cmte. + copiloto), porém foi realizada com apenas um piloto. A aeronave caiu sobre uma casa próxima ao aeroporto de destino, explodindo. O piloto e os três passageiros faleceram no acidente.

5) 02 FEV - Nortema Táxi Aéreo - Britten Norman 2A 9 - PT-KNM

Durante acionamento (partida) do motor esquerdo, com a intenção de decolar do Aeroclube de Rondônia (SWRO), houve início de fogo no motor. Não havia elemento com extintor de incêndio a postos durante o procedimento de partida, e a aeronave foi consumida pelo fogo. O Cmte. não estava habilitado para o modelo do avião, cujo Certificado de Aeronavegabilidade estava cancelado. A aeronave teve perda total. O piloto e os três passageiros saíram ilesos.

6) 26 FEV - Particular - Bell 407 - PT-YVI

O helicóptero decolou da Fazenda São Sebastião, no município de Lagoa Santa - MG e, ao sobrevoar uma região montanhosa com velocidade de 110 Kt, o rotor de cauda chocou-se com o cone de cauda, fazendo com que a aeronave se descontrolasse. O piloto conseguiu pousar, quebrando, entretanto, os esquis. Dois passageiros abandonaram precipitadamente a aeronave, sem autorização do Cmte., sendo atingidos pelo rotor principal, que se encontrava baixo em relação ao solo, vindo a falecer. O piloto teve ferimentos leves.

7) 06 MAR - Particular - Bonanza - PT-DQH

A aeronave decolou da Fazenda Copacabana, no município de Campo Alegre - GO, e realizava vôo de pulverização em lavoura de soja, quando sofreu perda de controle e colidiu com o solo. O piloto estava com os Certificados de Habilitação Técnica (CHT) e de Capacidade Física (CCF) vencidos. A aeronave teve perda total e o piloto faleceu em conseqüência do acidente.

8) 16 MAR - Particular - Cessna 172 B - PT-BMI

A aeronave decolou do Aeroclube de Pirassununga - SP (SDPY) e, após 2 horas de vôo, houve parada do motor e o piloto tentou um pouso de emergência, colidindo com árvores e uma antena de TV e chocando-se com o solo. O piloto faleceu e a passageira sofreu ferimentos graves, vindo a falecer 24 dias depois.

9) 21 MAR - Aeroclube de Guaratinguetá - AB 180 - PP-GAL

Durante a decolagem do Aeroclube de Guaratinguetá - SP, ocorreu parada brusca do motor. O piloto tentou retornar à pista, vindo a colidir com uma cerca e capotando, em seguida. A aeronave sofreu danos graves, e os dois ocupantes feriram-se levemente.

10) 22 MAR - Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) - Bell 206 - PT-YAA

Quando a equipe da CEMIG, em um helicóptero, realizava serviços de manutenção de uma rede elétrica no Morro Caravelas, próximo ao município de Ipatinga - MG, a aeronave colidiu com cabos da rede, chocando-se em seguida com o solo. Os três ocupantes faleceram no local e a aeronave sofreu danos graves.

11) 23 MAR - No Limits Táxi Aéreo - A 90 - PT-OUL

Durante a decolagem do Aeroporto de Franca - SP, com mau tempo, a aeronave perdeu altura, vindo a colidir com o solo, a cerca de 1500 metros da cabeceira. A aeronave sofreu danos graves. Piloto e copiloto faleceram no local do acidente.

12) 28 MAR - Particular - EMB 720 D (Minuano) - PT-RRX

Após decolar do Aeroporto de Santarém - PA (SBSN) com destino a Óbidos - PA (SBTS), a aeronave teve parada de motor e realizou um pouso forçado no Lago Grande do Curuai, distante cerca de 35 km de Santarém, submergindo em seguida. O piloto saiu ileso.

13) 30 MAR - Meta Mesquita Táxi Aéreo - EMB-110 (Bandeirante) - PT-LNW

Durante a corrida de decolagem de uma pista não homologada no município de Tapauá - AM, com dois tripulantes e dez passageiros a bordo, a aeronave perdeu a reta e saiu da pista para a esquerda. Chegou a ganhar uma pequena altitude, mas terminou por colidir com uma elevação do terreno. Os ocupantes saíram ilesos, mas a aeronave sofreu avarias graves.

14) 07 ABR - Manacá Táxi Aéreo - Learjet 24 - PT-LEM

Durante vôo de cheque, em que era realizado treinamento de toque e arremetida, a aeronave perdeu o controle ao efetuar um pouso no Aeroporto de Ribeirão Preto - SP (SBRP), vindo a colidir com o solo na posição de dorso, e incendiando-se em seguida. Os cinco ocupantes faleceram no local.

15) 14 ABR - Jet Sul Táxi Aéreo - King Air 100 - PT-LZA

A aeronave realizava o trecho Foz do Iguaçu (SBFI) - Curitiba (SBCT), quando teve que fazer um pouso forçado num sítio próximo ao município de Irati - PR. A aeronave teve perda total, o comandante sofreu ferimentos leves e o co-piloto saiu ileso.

16) 08 MAI - BCN Leasing Arrendamento Mercantil Ltda. - Robinson 22 - PT-YCV

O helicóptero sobrevoava o município de Brotas -SP, quando ocorreu perda de controle sobre a transmissão, realizando um pouso brusco em auto-rotação, sobre um terreno plano. A aeronave teve perda total, o piloto sofreu ferimentos leves e o passageiros saiu ileso.

17) 10 MAI - Particular - Cessna 210 - PT-IRK

A aeronave decolou de Ji-paraná - RO para um vôo noturno, com destino à Fazenda Urupa, próxima ao município de Mirante da Serra, colidindo com um morro da região. O piloto faleceu no local, e a aeronave sofreu perda total.

18) 12 MAI - Particular - Cessna 172 - PT-COD

A aeronave decolou da aldeia indígena de Muigaracu (pista não homologada), no Pará, com destino a São Félix do Xingu (SNFX), com piloto e três passageiros (índios) a bordo. Encontrando severas condições meteorológicas, desviou-se da rota, vindo a desorientar-se e colidir com o solo. Os quatro ocupantes faleceram e a aeronave teve perda total.

19) 19 MAI - Particular - Robinson 44 - PT-YLF

O helicóptero decolou da Fazenda Leda, no município de Campina do Monte Alegre - SP, decolagem esta realizada a baixa altura, vindo a colidir 200 adiante, com um pára-raios de uma linha de alta tensão, e terminando por cair em um pântano. O piloto faleceu no local e os dois outros ocupantes sofreram ferimentos graves. A aeronave teve perda total.

20) 21 MAI - Jolly Green Táxi Aéreo - HB 350 (Esquilo) - PT-HLW

Ao efetuar um sobrevôo sobre a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena - MG, a aeronave colidiu com obstáculo, vindo a perder o controle e chocar-se com o solo, onde atingiu a caldeira da EPCAR e cinco veículos estacionados nas imediações. O co-piloto e dois passageiros faleceram no local e o piloto sofreu ferimentos graves.

21) 01 JUN - Mato Grosso do Sul Táxi Aéreo - EMB 810 (Sêneca) - PT-VAR

O piloto decolou de Campo Grande - MS (SBCG) com plano de vôo para Jataí - GO (SWJW), mas decidiu efetuar um pouso em uma fazenda (pista não homologada), próxima ao município de Chapadão do Sul -MS. A tentativa de pouso se deu após o pôr-do-sol (09:09 Z), e a aeronave colidiu sua asa direita contra um poste da rede elétrica. A aeronave teve perda total e o piloto sofreu ferimentos graves.

22) 10 JUN - Governo do Estado de Santa Catarina (alienado à Superjet Aerotáxi Ltda.) - AS-350BA (Esquilo) - PT-YPF

O helicóptero, transportando o Secretário de Segurança Pública do Estado de Santa Catarina e mais dois policiais militares (um deles o piloto), decolou de Navegantes - SC (SBNF), às 22:51 h, com destino a Florianópolis - SC (SBFL). O piloto era habilitado para a aeronave, mas não para vôo IFR, assim como a aeronave também não estava homologada para este tipo de operação. Próximo ao município de Tijucas - SC, enfrentando nevoeiro, a aeronave colidiu com o esqui direito contra o solo e, após arrastar-se por cerca de 10 metros, chocou também o rotor principal, capotando. Os três ocupantes faleceram no local e o helicóptero teve perda total.

23) 27 JUN - Particular - EMB 710 C (Carioca) - PT-NAB

O piloto estava taxiando para decolar de uma pista não homologada próxima ao município de Piracanjuba - GO. Estava sendo realizada na cidade uma apresentação de aeromodelismo, encontrando-se muitas pessoas junto à pista. Durante o táxi, a aeronave bateu a ponta de sua asa contra duas pessoas. Um homem sofreu traumatismo craniano, vindo a falecer dias depois e uma mulher sofreu ferimentos leves.

24) 28 JUN - Particular - Cessna 210 - PT-KST

A aeronave decolou da pista Continental (privada), próxima ao município de Altamira - PA, com destino a Gurupi -TO (SWGI). Após 45 minutos de vôo, nivelada no FL 055, o motor começou a falhar, devido a perda de pressão em decorrência de vazamento de óleo. O piloto contatou outra aeronave, informando suas coordenadas e realizou um pouso forçado na mata, avariando seriamente a asa esquerda e a parte frontal da fuselagem. O piloto nada sofreu.

25) 13 JUL - Potiguar Táxi Aéreo - EMB 720 C - PT-RCS

A aeronave havia abastecido e decolado de Rio Branco - AC (SBRB), pousado em Pauini - AM (SWUI) e estava retornando, sem realizar novo abastecimento (o aeroporto de Pauini não possui bomba de combustível), a Rio Branco com quatro pessoas a bordo. Quando realizava a aproximação para Rio Branco, já visualizada pela TWR, a aeronave apresentou falha de motor, que parou em seguida, com pane seca. O piloto realizou um pouso em uma estrada, a cerca de 4 km da cabeceira da pista de SBRB. A aeronave bateu com a asa direita em uma cerca, quebrou seu trem-de-pouso e chocou-se com uma árvore., sofrendo danos graves. Os quatro ocupantes saíram ilesos.

26) 20 JUL - Scheffer do Ituxi Ind. e Com . Ltda. - Piper - PA23-250 (Azteca) - PT-DQP

A aeronave bimotora Azteca decolou de uma pista registrada, na Fazenda Ituxi, Estado de Rondônia, com três pessoas a bordo, destino ao Aeroclube de Porto Velho (SWRO) quando, nivelada no FL 055, experimentou falha no motor direito (trepidação e queda da pressão do óleo). O piloto optou pelo seu corte e embandeiramento e prosseguiu monomotor quando, segundo ele, a aeronave começou a perder altitude, o que o levou a realizar um pouso forçado em uma estrada da região. Na corrida após o pouso, foi obrigado a desviar a aeronave para a direita, para evitar uma colisão com um veículo que vinha em sentido contrário. Com a manobra, saiu da estrada, prosseguindo em terreno irregular até colidir com uma árvore, caindo também em uma vala. A aeronave sofreu danos graves, perdendo seus trens-de-pouso e fraturando a asa esquerda. Os ocupantes nada sofreram.

27) 04 AGO - Escola de Aviação Aero Agrícola Ltda. - EMB 201 (Ipanema) - PT-GXJ

A aeronave Ipanema decolou às 09:30 h (local) de Itápolis - SP (SDIO) transportando 300 litros de água, com o objetivo de realizar uma instrução de pulverização de defensivo agrícola. Após voar cerca de 30 minutos e aproximadamente 7,5 km, preparando-se para a pulverização sobre um canavial, a aeronave fez uma curva à esquerda, quando perdeu sustentação (estolou) e veio a colidir com o solo. O piloto saiu gravemente ferido e a aeronave sofreu sérios danos.

28) 10 AGO - Particular - Robinson 22 - PT-YDB

O helicóptero decolou do Aeroclube do Rio Grande do Sul (SSBN) com duas pessoas a bordo. Após pousar em uma fazenda, seguiu para a casa de uma outra pessoa, que embarcou na aeronave, assim que desembarcou o outro passageiro. Retornando ao aeroclube, experimentou falha de motor, caindo sobre o Rio Guaíba, onde afundou até cerca de três metros sob a linha da água. O cone de cauda partiu-se, e o rotor principal sofreu avarias graves. O piloto permaneceu ileso.

29) 13 AGO – Particular – Cessna 310 – PT-KCO

A aeronave tentava decolar de uma rua do município de Guarantã do Norte - MT, quando uma motocicleta cruzou sua frente, ocasionando a colisão, que matou o motociclista. O choque fez ainda com que o avião se desviasse em direção às residências da rua, colidindo com três delas. Na última casa, houve o rompimento da asa esquerda, causando vazamento de combustível seguido de fogo. Este incêndio se propagou para a casa, causando a morte de uma senhora. O piloto conseguiu escapar ileso e a aeronave teve perda total.

30) 15 AGO – Leasing Arrendamento Mercantil S. A. (BCN) – Cessna 210 – PT-JQQ

A aeronave decolou de Sobral – CE (SNOB), com quatro pessoas a bordo, para um vôo panorâmico sobre a cidade. O avião estava sendo pilotado pelo seu proprietário, que possuía apenas o Certificado de Piloto Desportivo (CPD), ainda assim vencido. A pessoa que ocupava o assento do copiloto não possuía qualquer habilitação aeronáutica. Logo após a decolagem, o piloto perdeu o controle da aeronave, que veio a colidir com o solo, incendiando-se em seguida. Os quatro ocupantes faleceram em conseqüência do acidente e a aeronave teve perda total.

31) 01 SET - Particular - A-23 - PT-CHX

A aeronave decolou do Aeroclube de Resende - RJ (SDRS) com quatro pessoas a bordo, sendo duas delas integrantes de uma equipe de filmagem de uma rede de televisão, que procurava registrar os incêndios que se alastravam por florestas da região. Ao realizar manobras entre as montanhas, o piloto perdeu o controle da aeronave, que colidiu com o solo, sofrendo danos graves em toda a sua estrutura. O piloto e dois passageiros sofreram ferimentos leves, e o outro passageiro feriu-se gravemente.

32) 04 SET - Aeroclube de Resende - Aeroboero 115 - PP-GEN

Após decolar do Aeroclube de Resende - RJ (SDRS) para um vôo de instrução, tendo a bordo um aluno, o instrutor informou que a aeronave experimentou parada brusca de motor. Tentou então um pouso forçado, quando a aeronave bateu em um fio de uma rede de alta tensão e, após voar por mais aproximadamente 800 metros, colidiu com o solo. Os dois ocupantes saíram ilesos e aeronave teve perda total.

33) 09 SET - Líder Táxi Aéreo - Bell 206 (Jet Ranger) - PT-HPQ

O helicóptero decolou do Aeroporto de Congonhas - SP (SBSP) às 17:15 h (local) para um vôo de manutenção, com quatro pessoas a bordo, pretendendo realizar a afinação de vibrações no rotor principal da aeronave. Durante o procedimento, o helicóptero chocou-se com a água, na Represa de Guarapiranga, sofrendo danos graves. Os ocupantes tiveram ferimentos leves.

34) 14 SET - Norte Jet Táxi Aéreo - EMB-110 (Bandeirante) - PT-ODK

O Bandeirante, adaptado para o transporte de carga, decolou de Belém - PA (SBBE) com Destino a Monte Dourado - PA (SBMD), com duas pessoas a bordo (piloto + copiloto). Durante a aproximação para o pouso, às 21:30 h (local), experimentou uma perda acentuada de altitude, vindo a colidir com o solo e explodindo em conseqüência. Os dois ocupantes faleceram e a aeronave teve perda total.

 

35) 18 SET - Prática Táxi Aéreo - Bell 206 (Jet Ranger) - PT-HIZ

O helicóptero decolou do Aeroporto de Jacarepaguá - RJ (SBJR), tendo apenas o piloto a bordo, com destino a uma fazenda próxima ao município de Santos Dumont - MG. Testemunhas afirmaram que avistaram a aeronave soltando fumaça durante o deslocamento, realizando curvas próximo ao solo. Às 10:10 h (local), colidiu com uma encosta de montanha na Fazenda Olaria, a 3.400 pés de altitude em relação ao nível do mar, seguindo-se o incêndio que culminou com a explosão da aeronave. O piloto faleceu em conseqüência do acidente e o helicóptero teve perda total.

36) 19 SET - Particular - Cessna 182 (Skylane) - PT-IXL

A aeronave decolou com duas pessoas a bordo (piloto + passageiro) de uma pista não homologada no município de Castelo dos Sonhos - PA, com destino a garimpos da região. Após a decolagem, às 15:30 h (local), ocorreu falha de motor, e a aeronave colidiu com o solo a cerca de 200 metros da pista. Os dois ocupantes faleceram no acidente e a aeronave sofreu sérios danos.

37) 24 SET – Belap Agropecuária S. A. – Cessna 210 – PT-OHC

A aeronave decolou do aeródromo de Barreiras – BA (SNBR) com destino à pista particular da Belap Agropecuária (SNBB), também na Bahia, com quatro pessoas a bordo. O tempo na região era chuvoso, com precipitações em áreas localizadas. Durante a aproximação, o piloto notou forte precipitação a cerca de 1 km da pista. Após o toque, uma forte rajada de vento levantou a asa direita da aeronave, fazendo com que a ponta da esquerda colidisse com o solo, o que ocasionou o giro da aeronave sobre seu eixo lateral, parando sobre o dorso, ainda com potência. A aeronave sofreu avarias graves no cone de cauda e no motor. Os ocupantes nada sofreram.

38) 26 SET – Particular – CAP 10 – PT-XGV

A aeronave decolou de Caxias do Sul (SBCX) com dois tripulantes a bordo, com a intenção de realizar um vôo acrobático. Cerca de 1 minuto e trinta segundos após a decolagem, tendo atingido aproximadamente 500 pés, o instrutor efetuou um treinamento de pane simulada pós-decolagem, tendo o aluno curvado à direita para retornar à pista. A excessiva inclinação aplicada pelo aluno provocou o estol da aeronave, não sendo possível a recuperação da altitude, devido à forte razão de afundamento. A aeronave colidiu com o solo do pátio de uma casa, a cerca de 400 metros da pista de pouso, batendo inicialmente sua asa direita e vindo a pilonar em seguida. A aeronave teve perda total e os dois tripulantes faleceram no local.

39) 27 SET – Aeroagrícola Caiçara Ltda. – PA-25 – PT-OQZ

A aeronave decolou do aeródromo de Registro – SP, com a intenção de realizar um vôo de pulverização sobre uma lavoura de bananas. Após haver realizado a primeira curva a baixa altura para iniciar a aplicação do defensivo agrícola, colidiu com um poste de rede elétrica e, em seguida, com o solo. O piloto faleceu no local e a aeronave ficou seriamente danificada.

40) 05 OUT – Particular – PA-28 – PT-CAK

A aeronave decolou de uma pista não homologada no Mato Grosso do Sul com destino a Jales – SP, transportando duas pessoas, nenhuma delas habilitada para o vôo. A aeronave também estava irregular, com a última IAM tendo sido realizada em 1981. De acordo com o “piloto”, ocorreu uma falha de motor, que obrigou a um pouso forçado em uma estrada próxima ao município de Aparecida do Taboado – MS. Durante esse procedimento, a aeronave passou por baixo de um fio de baixa tensão, colidindo a ponta da asa esquerda com o cabo de sustentação do poste. Bateu, em seguida, em um mourão, caindo aproximadamente 600 metros à frente. Um ocupante feriu-se gravemente e o outro levemente. A aeronave sofreu danos graves.

41) 21 OUT – Celso Tinoco Táxi Aéreo – Aerocomander AC-50 – PP-SEA

A aeronave decolou do município de Currais Novos - RN (SNKN), com destino a Recife – PE, levando duas pessoas a bordo. Durante a aproximação para o aeroporto, o piloto comunicou à TWR Recife que um dos motores havia parado e que iria tenta um pouso forçado. Logo em seguida, o outro motor também parou, e a aeronave caiu numa área florestal da região metropolitana de Recife. Os dois ocupantes sofreram ferimentos leves e a aeronave ficou seriamente danificada.

42) 05 NOV - Táxi Aéreo Itaituba - Cessna T 210 L - PT-JZL

A aeronave decolou de Oriximiná (SBTP) com destino a Óbidos (SBTS), ambos municípios do Estado do Pará, levando o piloto e um passageiro. Após cinco minutos de vôo, nivelada em 1.500 pés, ocorreu o travamento do motor. O piloto realizou um pouso de emergência em uma área desmatada. Os ocupantes saíram ilesos, mas a aeronave sofreu sérias avarias.

43) 18 NOV - TAM - Transportes Aéreos Regionais - Fokker F-100 - PT-MQL

A aeronave realizava um vôo da ponte aérea entre São Paulo - SP (SBSP) e o Rio de Janeiro - RJ (SBRJ)., tendo a bordo 6 tripulantes e 100 passageiros. Ao pousar na pista 20 L do Aeroporto Santos Dumont, a aeronave tocou com os trens-de-pouso principais na rampa existente antes da cabeceira, fraturando o trem esquerdo. A aeronave subiu um pouco e, no segundo toque na pista após alguns metros, o trem-de-pouso esquerdo soltou-se, seguindo-se o toque da asa esquerda no solo e o desvio da aeronave para a lateral esquerda da pista, parando na área gramada. A evacuação dos passageiros ocorreu sem problemas pela porta dianteira, permanecendo todos os passageiros e tripulantes ilesos. A aeronave sofreu danos graves.

 

44) 19 NOV – Particular – EMB- 711 C (Corisco) – PT-NJZ

A aeronave decolou de Brasília – DF (SBBR) com destino a Belo Horizonte – MG (SBBH), transportando o piloto e dois passageiros. Após cerca de duas horas de vôo, foi avistado por testemunhas locais saindo da camada de nuvens e colidindo em seguida com o solo, no loteamento Campina Grande, município de Felixlândia – MG. Os três ocupantes faleceram no local e a aeronave teve perda total.

45) 21 NOV – Particular – Cessna 182 N – PT-DSH

A aeronave decolou do aeródromo de Arapongas – PR (SSOG) levando apenas o piloto e, instantes após a decolagem, perdeu o controle e veio a cair sobre uma residência, causando ferimentos leves a um morador. O piloto sofreu lesões graves e a aeronave teve perda total.

46) 28 NOV - Aeroclube dos Amarais – Cessna 172 – PT-DIN

A aeronave decolou para um vôo panorâmico levando a bordo o piloto e três passageiros. Logo em seguida à decolagem, efetuou uma curva à esquerda, perdendo o controle e colidindo com o solo cerca de 500 metros à frente da cabeceira da pista, incendiando-se. Todos os quatro ocupantes faleceram em conseqüência do acidente e a aeronave sofreu danos graves.

47) 08 DEZ - TAF Linhas Aéreas S.A. – Cessna 208 (Caravan) – PT-OHA

A aeronave decolou de João Pessoa – PB (SBJP) com destino a Recife – PE, levando apenas os pilotos a bordo. Cerca de 10 minutos após a decolagem, sofreu uma pane de motor, informando à rádio João Pessoa que tentaria retornar. Logo em seguida, porém, informou que tentaria um pouso forçado na BR-101. Também não teve êxito, pousando em um terreno com vegetação arbórea e colidindo com um barranco. Os pilotos sofreram lesões leves e a aeronave ficou seriamente danificada.

48) 15 DEZ – Polícia Militar do Estado de São Paulo – AS 350 B (Esquilo) – PP-EOY

O helicóptero da Polícia Militar de SP estava realizando o resgate de uma vítima de acidente de trânsito. Após o desembarque da equipe, a alguns centímetros do solo, o piloto observou que o terreno sobre o qual o helicóptero se encontrava era inclinado, desfavorecendo o pouso. Ao subir um pouco, com a intenção de procurar um local melhor, verificou que a área havia sido invadida por populares, decidindo por efetuar o pouso no mesmo local. Ao fazê-lo, a aeronave escorregou e o rotor principal atingiu uma pilastra de concreto, cujos estilhaços vieram a ferir levemente o ombro de um passante. A aeronave sofreu avarias graves em seu rotor principal.

49) 21 DEZ – Aeroagrícola Chapadão – PA-25 – PT-OPT

A aeronave decolou da Fazenda Santa Délia, no município de São Carlos – SP, para realizar uma aplicação de defensivo agrícola. Durante a realização de uma pulverização do produto, o piloto perdeu o controle da aeronave, vindo a colidir com o solo. O piloto feriu-se seriamente e a aeronave sofreu danos graves.

50) 22 DEZ – Particular – EMB-710 D (Carioca) – PT-RLI

A aeronave decolou de Vila Rica – MT (SWVC) com destino a Goiânia – GO, com cinco pessoas a bordo. A pessoa que pilotava não estava habilitada para voar e a aeronave não era homologada para o vôo IFR (por instrumentos). Após 1:20 h de vôo, passou a enfrentar condições meteorológicas severamente adversas (tempestade) próximo ao município de Araguaçu - TO. Testemunhas disseram ter avistado a aeronave sair da camada de nuvens a baixa altura e em seguida colidir com o solo. Os cinco ocupantes faleceram no local e aeronave sofreu danos graves.