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ACIDENTES AERONÁUTICOS OCORRIDOS NO BRASIL
2003

04 JAN - Júlio Simões Táxi Aéreo - Cessna 525 (Citation) - PT-XJS

A aeronave havia decolado de Morrinhos - GO (SWMX) para São Paulo - SP (SBSP), tendo a bordo dois tripulantes e dois passageiros. Na corrida após o pouso no Aeroporto de Congonhas, o Cmte. percebeu uma falha no sistema de frenagem da aeronave, optando por desviar ainda com velocidade para uma interseção da pista. Sem conseguir a frenagem, precipitou-se no barranco da pista de táxi, ultrapassando a murada do aeroporto e atingindo uma carrocinha de venda de churrascos, destruindo-a e ferindo levemente seu condutor. A aeronave sofreu danos graves mas seus ocupantes saíram todos ilesos.

11 JAN - Particular - EMB 202 (Ipanema) - PT-UKO

A aeronave decolou por volta das 08:00Z, da Fazenda Perdigão, no município de Novo São Joaquim - MT, com duas pessoas a bordo, para um vôo de traslado até a Fazenda Beto Moreira, a 35 NM da origem, onde realizaria uma aplicação de defensivo agrícola. A aeronave foi encontrada às 17:00Z, a cerca de 7 NM da origem numa área de densa vegetação, parcialmente submersa no Riacho Itaquerezão, tendo sofrido danos que inviabilizam sua recuperação. Os dois ocupantes faleceram no local.

21 JAN - Patruaar Serviços Aeroagrícolas - EMB 201 (Ipanema) - PT-GGD

Tendo apenas o piloto a bordo, a aeronave decolou de uma fazenda no município de Espigão do Oeste - RO, para um vôo de aplicação de herbicida. No procedimento da decolagem, a aeronave colidiu com uma cerca no prolongamento da pista e capotou, incendiando-se totalmente em seguida. O piloto sofreu queimaduras graves e veio a falecer dois dias após o acidente.

26 JAN - VASP - Viação Aérea São Paulo - B 737-200 - PP-SPJ

A aeronave decolou do Aeroporto de Manaus - AM (SBEG) com destino a Rio Branco - AC (SBRB), transportando 06 tripulantes e 89 passageiros. O aeródromo de destino operava por instrumento, devido a um banco de nevoeiro. Na chegada, o Aeroporto de Rio Branco operava visual, porém durante a aproximação final para a pista 06, com o co-piloto nos comandos, voltou a operar por instrumento, tendo a tripulação prosseguido para o pouso, entretanto em altitude inferior àquela prevista na Carta de Aproximação. A aeronave terminou por descer além da MDA, vindo a colidir inicialmente com uma árvore, e na seqüência, tocando a pista a 100 metros da cabeceira 06. No momento do impacto, ambos os motores apagaram, tendo o Cmte. assumido o comando da aeronave. Após o impacto, a aeronave deslizou por cerca de 600 metros, vindo a parar na pista de táxi. Nenhum dos ocupantes ficou ferido, porém a aeronave sofreu danos graves.

30 JAN - Particular - EMB 810-D (Seneca III) - PT-RYY

A aeronave decolou de Brasília - DF (SBBR) com destino a Santa Rita de Cássia - BA (SNKS), tendo a bordo o piloto e três passageiros. No trajeto, pousou em Barreiras - BA (SNBR) para reabastecer, decolando em seguida. Ao avistar a pista no destino, desacoplou o piloto automático, quando ocorreu um disparo do compensador elétrico da aeronave, no sentido de cabrar o nariz. Apesar das tentativas de correção do piloto, a aeronave começou a perder velocidade e altitude, vindo a chocar-se com o solo e incendiando-se totalmente. O piloto e um passageiro saíram ilesos, um deles sofreu queimaduras no rosto e o outro queimaduras generalizadas, vindo a falecer em conseqüência três dias depois.

03 FEV - Particular - EMB-721 D (Sertanejo) - PT-RKV

A aeronave iniciou a corrida de decolagem do Aeródromo 14 Bis (SSOK), em Londrina - PR, com o piloto e quatro passageiros a bordo. Chegando ao final da pista, não havia atingido ainda velocidade suficiente para decolar, vindo a ultrapassar a pista e colidir com elevações do terreno em uma plantação e parando a cerca de 100 metros da cabeceira 29. Nenhum dos ocupantes sofreu ferimentos, mas a aeronave ficou seriamente avariada.

04 FEV - Particular - EMB- 710 C (Carioca) - PT-NMD

A aeronave decolou da Fazenda São José “OB” (SDOB), em Tapiratiba - SP, transportando o piloto e três passageiros com destino a Passos - MG (SNOS). Testemunhas afirmaram que logo após a decolagem, ouviram o motor sofrer uma brusca redução de potência. Em seguida foi tentado um pouso, mas a aeronave ultrapassou os limites da pista e caiu em um barranco de cerca de 15 metros de altura, chocando violentamente o nariz contra o solo e parando em posição dorsal, quando explodiu. Os quatro ocupantes faleceram no acidente e a aeronave foi consumida pelo fogo.

06 FEV - Helibras - EC-120 B (Colibri) - PP-MHG

O helicóptero estava realizando um vôo de demonstração de performance para um pretendente à compra do mesmo, sobre um terreno próximo à represa de Guarapiranga, em São Paulo - SP. A bordo encontravam-se o piloto demonstrador, que operava a aeronave, o interessado na compra (que também é piloto de helicóptero) e dois passageiros. Durante manobra de deslocamento lateral, ocorreu uma perda de sustentação, com toque do esqui direito com o solo, enterrando a cauda na grama. Isso causou o rolamento da aeronave à direita e toque das pás do rotor principal com o solo, seguido de tombamento da mesma para o lado direito. Todos os ocupantes saíram ilesos, mas o helicóptero sofreu danos graves.

07 FEV - Chico Aviação Agrícola - EMB- 201 A (Ipanema) - PT-GZW

A aeronave havia decolado do aeródromo de Dourados - MS (SSDO), para um vôo de pulverização sobre uma área de plantio de arroz, localizada a cerca de 7 km do referido aeródromo. Durante uma das passagens (tiros) sobre a plantação, a aeronave colidiu com três fios de uma rede elétrica de baixa tensão, perdendo o controle e vindo a chocar-se com o solo. Seu piloto sofreu ferimentos leves e a aeronave ficou seriamente avariada.

07 FEV - Particular - BE-90 (King Air) - PT-WAG

A aeronave estava realizando o pouso no Aeroporto de Maceió - AL (SBMO), com dois tripulantes e cinco passageiros a bordo. A tripulação já havia reportado ao Controle Maceió pane elétrica e hidráulica e quando tocou a pista o trem-de-pouso que se encontrava destravado recolheu, causando sérios danos na fuselagem, hélices e trem-de-pouso,. Os sete ocupantes permaneceram ilesos.

22 MAR - Soure Táxi Aéreo - EMB- 810 C (Seneca II) - PT-ETG

A aeronave decolou do Aeroporto Júlio César (SBJC), em Belém, com destino ao Aeródromo Ambrósio (SIPY), em Portel, respectivamente capital e município do Estado do Pará. Levava o piloto e três passageiros a bordo. Na corrida após o pouso, quando foram aplicados os freios, a aeronave derrapou na pista molhada (piso de grama). Tentando não colidir com a cerca existente no prolongamento da pista, o piloto comandou um “cavalo-de-pau”, que entretanto não foi suficiente para parar a aeronave, que terminou por colidir com os mourões da cerca, ficando seriamente avariada. Seus ocupantes, porém, nada sofreram.

25 MAR - Particular - Mitsubishi MU-300 - PT-LNN

Com dois tripulantes e um passageiro a bordo, a aeronave realizava um vôo do Aeroporto Santos Dumont (SBRJ), no Rio de Janeiro - RJ, para a Base Aérea de Santos - SP (SBST). Após uma aproximação perdida da descida NDB, a aeronave prosseguiu para nova tentativa, alcançando condições VFR com a pista. Havia formações de grande e médio portes nas imediações, além de vento de cauda para a cabeceira escolhida. Na corrida após o pouso, ocorreu perda de controle da aeronave e a ultrapassagem da pista. Após cruzar o quebra-mar de concreto, a mesma precipitou-se dentro da água, onde submergiu, sofrendo danos graves. Seus ocupantes, porém, saíram ilesos.

16 ABR - Unifly Escola de Pilotagem - Robinson R-22 - PT-YBF

O helicóptero havia decolado do Heliponto Paradise Golf (SNWW), em Mogi das Cruzes - SP para um vôo local de instrução, tendo a bordo instrutor e aluno. Durante o procedimento de pouso naquele heliponto, houve perda de controle da aeronave, que tocou o solo bruscamente, tombando em seguida. Os dois ocupantes permaneceram ilesos, mas a aeronave sofreu avarias graves.

01 MAI - Polícia Militar do Rio G. do Norte - AS-350 (Esquilo) - PR-YFF

O helicóptero havia acabado de sair do solo, com o piloto e três passageiros a bordo, para um vôo de traslado do Quartel-General da PM do R. G. do Norte, em Natal, para o Centro Administrativo “Papódromo”, onde pernoitaria. Foi comandado um giro à esquerda para alinhar a aeronave com o eixo de decolagem, mas ao ser comandado o pedal esquerdo, a aeronave girou mais rapidamente do que o esperado. Tentando parar o giro, o piloto comandou o retorno do helicóptero ao solo, com tendência para trás e em diagonal. A aeronave colidiu então as pás do rotor principal com o solo e tombou à direita, sofrendo avarias graves. O piloto e um passageiro sofreram lesões leves e os demais saíram ilesos.

01 MAI - Aeroclube de Várzea Grande - AMT-200 (Ximango) - PP-KDV

Durante a terceira decolagem do dia no município de Nobres - MT (SWNB) para a realização de vôo panorâmico, com o piloto e um passageiro a bordo, o trem-de-pouso esquerdo começou a recolher-se durante a corrida, causando uma guinada da aeronave para a esquerda. O piloto interrompeu a decolagem freando bruscamente, provocando uma forte torção do trem direito e da bequilha, que se fraturaram. Em seguida, ocorreu também a quebra do trem esquerdo. A aeronave sofreu danos graves, mas os ocupantes permaneceram ilesos.

07 MAI - Itaquerê Aeroagrícola - EMB-202 (Ipanema) - PT-ULF

A aeronave decolou da Fazenda Itaquerê (SWNJ), no município de Novo São Joaquim - MT para a aplicação de defensivo agrícola sobre uma plantação de algodão. Durante a curva de reversão (“balão”) da última passagem dos vôos da manhã, no momento em que realizava o enquadramento do “tiro”, a aeronave afundou, entrando voando por cerca de 100 metros na plantação até pilonar e incendiando-se em seguida, o que provocou danos graves na mesma. O piloto, único ocupante, sofreu lesões leves.

12 MAI - Edra Aronáutica - AS-269 C-1 - PP-MAV

O helicóptero havia decolado do heliponto Helipark (SIAV), em Carapicuíba - SP, para um vôo de instrução, tendo a bordo o instrutor e o aluno. Em um dos procedimentos de aproximação e pouso, o motor começou a falhar, provocando na aeronave guinadas para a direita. Percebendo que a falha do motor se intensificava, o instrutor optou por subir até 3.200 pés e retornar para o Helipark. Na aproximação final ocorreu a parada do motor, e o piloto iniciou uma auto-rotação, mas o choque com o solo foi violento, provocando danos graves à aeronave. Os ocupantes, porém, permaneceram ilesos.

18 MAI - Particular - EMB- 810 C (Seneca II) - PT-ERX

A aeronave decolou de Paraíso do Tocantins - TO (SWTO), com o piloto e um mecânico de aeronaves a bordo, para Penápolis - SP (SDPN), onde realizaria uma manutenção periódica. As condições meteorológicas eram boas no início da tarde, com boa visibilidade. Testemunhas avistaram a aeronave descendo em ângulo acentuado e indícios de fogo a bordo, tendo a mesma se chocado com o solo na Fazenda Santa Maria, município de Guaraci - SP, e explodido. Os dois ocupantes faleceram no acidente.

 

29 MAI - Particular - EMB- 710 C (Carioca) - PT-NMF

A aeronave realizava um vôo do aeroporto de Laranjal do Jari - AP (SNZB) para o Garimpo 2002, localizado no mesmo município, tendo apenas o piloto a bordo. Chegando no destino, o piloto realizou várias tentativas de aterrissar, arremetendo antes de tocar a pista. Na última tentativa, durante a arremetida a aeronave colidiu a ponta da asa com a copa de algumas árvores, perdendo o controle e colidindo violentamente com uma montanha a cerca de 1.300 metros da pista. O piloto faleceu no local e a aeronave ficou gravemente avariada.

01 JUN - Itamarati Norte Agropecuária - EMB- 201 A (Ipanema) - PT-UCZ

A aeronave realizava o segundo vôo do dia para a aplicação de defensivo agrícola numa plantação de cana-de-açúcar da Fazenda Guanabara (SWGB), município de Nova Olímpia - MT. Após o enquadramento do terceiro “tiro”, o piloto percebeu que a aeronave estava perdendo potência, iniciando os procedimentos para recuperá-la. Não obtendo sucesso e notando uma forte vibração no nariz da aeronave, o piloto optou por alijar a carga e realizar um pouso de emergência no canavial. A aeronave ficou seriamente avariada, mas o piloto, único a bordo, nada sofreu.

03 JUN - Particular - EMB- 721 C (Sertanejo) - PT-EGL

Tendo a bordo o piloto e cinco passageiros, a aeronave decolou no início da manhã de Votuporanga - SP (SDVG) com destino ao Aeroporto de Forquilhinha, em Criciúma - SC (SBCM). Ao sobrevoar a região do município de Aurora - SC, encontrou severas condições meteorológicas, com chuva forte, trovoadas e a camada de nuvens baixa, vindo a colidir com uma montanha e incendiando-se totalmente. Os seis ocupantes faleceram no local.

08 JUN - Particular - Britten Norman BN-2A-8 - PT-KQS

A aeronave decolou do aeroporto de São João Del Rei - MG (SNJR) para a Fazenda Porto Belo (SDPA), em Mangaratiba - RJ, com o piloto e oito passageiros a bordo. Na aproximação para o pouso, o piloto observou que o motor esquerdo estava falhando, optando por reduzi-lo e prosseguir para o pouso. Ao verificar que não conseguiria transpor uma rede de alta tensão que se encontrava na sua proa, decidiu realizar um pouso forçado em uma área de pasto. A aeronave sofreu danos graves, mas os ocupantes permaneceram ilesos.

11 JUN - Astro Táxi Aéreo - EMB- 820 C (Navajo) - PT-EHH

Com dois pilotos e dois funcionários (seguranças) de uma empresa de transporte de valores a bordo, a aeronave decolou do Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte (SBBH) para transportar malotes de dinheiro até Juiz de Fora, sempre em Minas Gerais. Após a subida, a aeronave apresentou problemas de baixa pressão de óleo e a tripulação decidiu retornar a Belo Horizonte. Após completar uma curva de 270º na aproximação final, a aeronave iniciou uma atitude picada, culminando com uma colisão violenta com o solo, onde se incendiou completamente. Os quatro ocupantes faleceram no local.

20 JUN - Particular - Robinson RH 22 - PT-YJG

O helicóptero, com seu piloto e um passageiro a bordo, voava do Aeroporto de Bacacheri (SBBI), em Curitiba - PR, para o Heliponto Esplanada das Marinas (SSEM), em Balneário Camboriú - SC. Antes de decolar, o piloto solicitou autorização para efetuar um pouso ainda em Curitiba (próximo à CEASA) para em seguida se dirigir a Balneário Camboriú. Após decolar desse local, o helicóptero perdeu altura, vindo a cair na Lagoa Areal dos Parolins, onde afundou, sofrendo em conseqüência danos graves. Os dois ocupantes sofreram ferimentos leves.

23 JUN - Amazonaves Táxi Aéreo - EMB-720 D (Minuano) - PT-VCB

A aeronave decolou de Tefé (SBTF) para São Gabriel da Cachoeira (SBUA), municípios do Estado do Amazonas, levando o piloto e um passageiro. Foi plotada pelo radar quando se encontrava a 40 NM de São Gabriel da Cachoeira, momento aproximado em que comunicou-se pela última vez via rádio com sua empresa, tendo desaparecido em seguida. Foi localizada cerca de três meses depois submersa em um lago próximo à comunidade indígena de Maguari, a 63 NM de Tefé. A aeronave encontrava-se de dorso com a bequilha quebrada, apresentando danos estruturais leves. Os dois ocupantes, entretanto, faleceram no acidente.

30 JUN - Particular - Cessna 210 N - PT-ORU

Apenas com seu piloto a bordo, a aeronave realizava um vôo do aeródromo de Colniza (SWCI), em Aripuanã - MT para Ji-paraná - RO (SWJI). A aproximadamente 15 minutos do destino, o motor começou a apresentar problemas, com perda de potência. O piloto iniciou a descida a uma razão de 400 pés/minuto quando, na aproximação para o aeródromo, a potência caiu bruscamente, vindo a aeronave a perder altura de uma maneira acentuada, terminando por colidir com o solo a cerca de 200 metros da cabeceira. A aeronave sofreu danos graves e seu piloto ferimentos leves.

01 JUL - Heringer Táxi Aéreo - Mitsubishi MU-2B 35 - PT-LFX

A aeronave decolou de São Luiz - MA (SBSL) com dois tripulantes e dois passageiros a bordo, com destino a Belém - PA (SBBE), para um vôo de transporte de malotes. Quando realizava a aproximação final, em meio a forte chuva, a aeronave efetuou, às 19:57 h (local), o seu último contato com a Torre Belém. A aeronave foi encontrada acidentada no dia seguinte, tendo seus quatro ocupantes falecido e a aeronave sofrido avarias graves.

01 JUL - Particular - EMB- 711 C (Corisco) - PT-NDX

A aeronave seguia de Tefé (SBTF) para Coari (SWUI), vôo no Estado do Amazonas, apenas com seu piloto a bordo. Após 40 minutos de vôo, a cinco minutos do destino e já tendo iniciado a descida, o motor começou a falhar, parando repentinamente. Foram tentados procedimentos de reacendimento, sem sucesso, tendo o piloto decidido por um pouso de emergência em meio à floresta, contatando antes os órgãos de controle e passando sua posição determinada com GPS (próxima ao Lago Coari). O piloto permaneceu ileso mas a aeronave ficou seriamente avariada.

01 JUL - Aeroclube de Cruz Alta - Aeroboero AB-180 - PP-FLV

A aeronave decolou do aeródromo de Cruz Alta - RS (SSAK) com o objetivo declarado de realizar um treinamento em vôo solo de toque e arremetida. Após a primeira arremetida, abandonou o tráfego e seguiu para destino incerto. Segundo testemunhas, executou passagens baixas sobre o município de Ijuí - RS, fazendo contato posteriormente com o controle de Santa Maria e comunicando sua intenção de jogar propositalmente a aeronave sobre a pista da Base Aérea de Santa Maria, cometendo suicídio. Às 18:30 hs (local), já anoitecendo, a aeronave foi vista indo de encontro ao solo da Base Aérea em atitude extremamente picada, impacto que matou seu piloto. A aeronave ficou gravemente avariada.

05 JUL - BHS - Brazilian Helicopter Services - Sikorski S- 76 A - PT-YVM

O helicóptero, que transportava pessoal da Petrobrás na Bacia de Campos - RJ, havia decolado do Farol de São Tomé e pousado na plataforma petrolífera Marlim, decolando em seguida com dois tripulantes e três passageiros para o navio de apoio Toisa Mariner. Chegando ao navio, colidiu o rotor de cauda com o mastro da embarcação, perdendo o controle e caindo no mar, onde afundou. Os destroços e os corpos dos cinco ocupantes foram localizados a 820 metros de profundidade.

08 JUL - Aeroclube do Brasil - EMB-712 (Tupi) - PT-NZP

A aeronave decolou com o piloto e um passageiro do Aeroporto de Jacapareguá (SBJR), no Rio de Janeiro - RJ, para um vôo panorâmico de duração prevista de 30 minutos. Após a decolagem, o motor apresentou uma perda de potência e o piloto optou por retornar ao aeródromo. Efetuado o pouso, após livrar a pista já com o motor totalmente parado, a aeronave apresentou um início de incêndio, sendo imediatamente abandonada pelos seus ocupantes, que não chegaram a sofrer ferimentos. A aeronave, porém, teve sua cabine, partes do motor e a asa direita destruídas pelo fogo.

09 JUL - Helisul Táxi Aéreo - HB-350 B (Esquilo) - PT-HLO

O helicóptero, transportando dois tripulantes e três funcionários do IBAMA, decolou de Rio Branco (SBRB) para a Fazenda Novo Macapá, no município de Boca do Acre, para fiscalizar área de floresta no Estado do Acre. Após cerca de 3 horas de vôo, foi solicitado pelos fiscais que se realizasse um pouso em uma área livre em meio à mata. Durante o procedimento, a aeronave desestabilizou-se devido às características irregulares do terreno (inclinado) e o rotor principal chocou-se com algumas árvores, tombando para a esquerda e sofrendo avarias graves. Dois passageiros ficaram gravemente feridos e os demais sofreram ferimentos leves.

16 JUL - Aeroclube de Nova Iguaçu - CAP-4 - PP-RUT

O piloto/aluno realizava um vôo solo com o objetivo de aprimorar seus pousos, tendo em vista a proximidade da realização de seu cheque pelo DAC. Após realizar vários pousos no aeródromo de Nova Iguaçu - RJ (SDNY), durante uma arremetida para mais uma decolagem, ocorreu uma falha de motor. Ao abortar a decolagem, o piloto perdeu totalmente o controle da aeronave, o que resultou na colisão com o solo seguida de pilonamento. A aeronave sofreu danos graves, mas o piloto permaneceu ileso.

18 JUL - Particular - Cessna C-210 N - PT-OUK

A aeronave, levando apenas o seu piloto, decolou do Aeroporto de Vera Cruz - SP (SDVE) com destino ao aeródromo Pouso do Aviador (SSAY), em Campo Grande - MS. Na descida, o piloto notou que o motor apresentava trepidação, decidindo por um pouso de emergência na Rodovia BR-262. Durante esse procedimento, a aeronave colidiu a asa direita com a copa de uma árvore, colidindo em seguida com dois caminhões que trafegavam em sentido contrário, o que provocou a perda de sua asa esquerda. O piloto e os motoristas não sofreram quaisquer ferimentos, mas a aeronave ficou seriamente avariada.

19 JUL - Rio Branco Aerotáxi - EMB-720 D (Minuano) - PT-RRX

Com dois tripulantes e seis passageiros a bordo, a aeronave decolou de Feijó (SWFJ) com destino a Rio Branco (SBRB), vôo realizado no Acre. Durante a subida, o motor começou a falhar e o piloto decidiu retornar a Feijó e efetuar o pouso no sentido contrário ao da decolagem. Ao realizar uma curva à direita para alinhar-se com a pista, ocorreu a parada do motor e o piloto não conseguiu evitar uma árvore (buriti) de seis metros de altura que se encontrava à sua frente, colidindo com a mesma. Com a perda de controle, a aeronave colidiu violentamente com o solo e em seguida incendiou-se totalmente devido ao vazamento de combustível. Dois ocupantes tiveram lesões graves e os demais ferimentos leves.

20 JUL - Particular - Maule Aerospace ML- 210 C - PT-WOI

Com o piloto e dois passageiros a bordo, a aeronave (anfíbia) decolou do Hotel Tropical de Manaus - AM para efetuar um sobrevôo do Arquipélago das Anavilhanas. No regresso, 35 minutos após a decolagem, a aeronave teve parada de motor. Depois de tentar os procedimentos de reacendimento, e tendo em vista que se encontrava a baixa altura, sem tempo para efetuar um pouso no rio, o piloto realizou um pouso na floresta. O piloto e um passageiros sofreram lesões leves e o outro ocupante saiu ileso (o contato através de equipamento Global Star e o fornecimento de coordenadas obtidas com GPS facilitaram a busca). A aeronave ficou gravemente avariada.

21 JUL - Particular - EMB- 721 C (Minuano) - PT-EPT

A aeronave, transportando dois tripulantes e dois passageiros, decolou da Fazenda tabajara para a Fazenda Nova Vida, ambas no Estado de Rondônia. Após 25 minutos de vôo, o motor começou a falhar, terminando por apagar completamente. O piloto optou então por um pouso de emergência em uma estrada que dá acesso ao município de Rio Crespo. Na corrida após o pouso, a aeronave colidiu com um quebra-molas da estrada, perdendo o controle e desviando-se para fora da mesma. Em seguida, colidiu com arbustos e elevações do terreno, sofrendo graves avarias. Os quatro ocupantes saíram ilesos.

21 JUL - Particular - EMB-720 D (Minuano) - PT-RIQ

A aeronave decolou do aeródromo de Mundico Coelho (SNMD), em Itaituba - PA, com o piloto e dois passageiros, para o aeródromo Independência, em uma região de garimpo no mesmo município. Cerca de duas milhas após a decolagem, testemunhas afirmaram ter ouvido uma falha de motor, com a aeronave tentando retornar à pista. Efetuando uma curva à direita, ela começou a perder altura, terminando por colidir com o solo, sofrendo avarias graves. Todos os três ocupantes faleceram no local.

23 JUL - Particular - Cessna 551 - PT-LME

Com dois tripulantes e um passageiro a bordo, a aeronave decolou de Lins (SBLN) com destino a Sorocaba (SDCO), ambos municípios do Estado de São Paulo. Realizou uma aproximação visual para o aeródromo de Sorocaba, e após o pouso a tripulação perdeu o controle da aeronave , que ultrapassou os limites da pista e caiu em um barranco fora da área operacional do aeródromo. No impacto, o Comte. veio a falecer, o co-piloto ficou gravemente ferido e o passageiro permaneceu ileso. A aeronave ficou gravemente danificada.

30 JUL - Particular - EMB- 710 C (Carioca) - PT-NIZ

A aeronave, tendo a bordo o piloto e dois passageiros, decolou do aeródromo de Ariquemes - RO (SWMS) para o Garimpo São Francisco, no município de Colniza - MT. Durante o pouso, a asa direita da aeronave tocou o solo, fazendo com que o piloto optasse por arremeter. Ao realizar esse procedimento, a aeronave voou por alguns instantes, mas logo em seguida deu uma guinada para a direita, terminando por colidir com o terreno. Os três ocupantes faleceram no acidente e a aeronave ficou seriamente avariada.

07 AGO - Particular - EMB-810 D (Seneca III) - PT-VOU

Tendo apenas seu piloto a bordo, a aeronave decolou do Aeroporto de Jundiaí (SDJD) com destino a Sorocaba (SDCO), municípios do Estado de São Paulo, para um vôo de translado. As condições meteorológicas em rota encontravam-se adversas e o vôo foi realizado a baixa altura. Após cerca de 15 minutos de vôo, percebendo que as condições inviabilizavam a continuação do vôo, o piloto decidiu retornar a Sorocaba, porém pouco depois colidiu com um morro na Serra do Japi, que encontrava-se completamente encoberta pela camada de nuvens. O piloto faleceu no acidente, que causou danos graves à aeronave.

 

15 AGO - Particular - EMB-720 D (Minuano) - PT-RXV

A aeronave. com o piloto e um passageiro, decolou de uma pista não registrada na Fazenda Paraíso, que se localiza a 30 km de Rio Branco – AC, para realizar um vôo local. Voou por aproximadamente oito minutos e regressou. Na curta final, ocorreu uma colisão com um fio de alta tensão da rede elétrica. O impacto resultou em avarias graves na aeronave, que entretanto conseguiu realizar o pouso por estar próxima ao solo. Os ocupantes permaneceram ilesos.

16 AGO - Particular - EMB- 710 C (Carioca) - PT-NEJ

Tendo apenas seu condutor a bordo, a aeronave estava decolando de uma pista não homologada/registrada no município de Marcelândia - MT, quando uma motocicleta com dois ocupantes ingressou na pista em sentido contrário. A aeronave prosseguiu na corrida e ao sair do solo colidiu o bordo de ataque da asa esquerda com a cabeça do motociclista, derrubando-o juntamente com o carona. O motociclista veio a falecer e o carona sofreu ferimentos leves. A aeronave seguiu para o aeródromo de SINOP (SWSI), onde pousou com o auxilio de faróis de automóveis, uma vez que o aeródromo não está homologado para operação noturna.

22 AGO - Aeróleo Táxi Aéreo - Sikorski SK- 76 A - PT-YAU

O helicóptero, com dois tripulantes, havia decolado do Aeroporto de Macaé - RJ (SBME) para realizar um vôo de treinamento de procedimentos de emergência na área operacional do próprio aeródromo. O co-piloto em instrução realizava a quarta “perna do quadrado” deslocando-se para trás aproado com o vento, quando o helicóptero iniciou movimentos descontrolados de arfagem e rolamento. O instrutor assumiu os comandos mas não conseguiu evitar a colisão das pás do rotor principal com o solo, o que provocou danos graves à aeronave. Os tripulantes sofreram ferimentos leves.

24 AGO - Aeroclube de Bauru - AMT-200 (Super Ximango) - PP-KFB

A aeronave (moto-planador), tendo a bordo o piloto e uma passageira, decolou do aeródromo de Itirapina - SP (SDJA) para realizar um vôo local. O piloto decolou tracionado pelo próprio motor, ganhando altura para prosseguir em vôo planado. Após uma hora de vôo, efetuou uma descida controlada em espiral para ingressar na perna do vento e pousar. Entretanto, cruzou sobre a pista em sentido transversal, com o motor cortado, iniciando uma curva para pouso na outra cabeceira. Já com o trem-de-pouso baixado, tentou por várias vezes acionar o motor para iniciar a recuperação de altitude, mas não obteve sucesso. Com uma forte inclinação, terminou por perder o controle da aeronave, colidindo violentamente com o solo. A aeronave sofreu sérios danos e seus dois ocupantes ficaram gravemente feridos.

25 AGO - Particular - EMB-721 D (Sertanejo) - PT-REH

A aeronave decolou com o piloto e três passageiros do Aeroporto de Cuiabá (SBCY) com destino a Cáceres, respectivamente capital e município do Estado de Mato Grosso. As condições meteorológicas eram desfavoráveis em rota, com teto e visibilidade baixos e chuva acompanhada de fortes ventos. A aeronave foi vista por testemunhas ao sair da camada de nuvens já próxima ao aeroporto de destino. Encontrava-se em atitude picada e fora de controle, condição que acarretou o desprendimento em vôo de algumas partes da estrutura, culminando com sua colisão com o solo, quando sofreu danos graves. Os quatro ocupantes faleceram.

25 AGO - Parintins Táxi Aéreo - EMB- 810 C (Seneca II) - PT-EIT

Com o piloto e um passageiro, a aeronave decolou do Aeroporto de Itacoatiara (SBIC) com destino ao Aeroporto Eduardo Gomes (SBEG), em Manaus, respectivamente município e capital do Estado do Amazonas. Na decolagem, o piloto observou um ruído estranho e logo após houve perda de potência do motor esquerdo. Sem embandeirar o referido motor, o piloto decidiu retornar ao aeródromo, mas devido à perda de altitude, a aeronave terminou pousando no Rio Amazonas (próximo à margem) e submergindo em seguida. Os ocupantes não se feriram, mas a aeronave sofreu danos graves.

02 SET - Particular - Robinson R-22 - PT-YPJ

O helicóptero decolou do Aeroporto de Jacarepaguá (SBJR), no Rio de Janeiro - RJ, para um vôo de instrução (pré-solo). O treinamento consistia em vôo pairado sobre a pista. Ao realizar uma das manobras o aluno iniciou uma curva inadvertida para a direita. O instrutor tentou corrigir, mas não conseguiu superar a força aplicada nos comandos pelo aluno. O helicóptero tocou o esqui direito no solo e a potência aplicada fez com que o giro para a direita aumentasse. Colidiu então as pás do rotor principal com o solo, causando avarias graves na aeronave. Instrutor e aluno, porém, permaneceram ilesos.

23 SET - Aeronorte Aviação Agrícola - EMB- 201 A (Ipanema) - PT-GSN

A aeronave havia decolado apenas com seu piloto da Fazenda Brusque para a Fazenda Dona Carolina, ambas localizadas na área do município Lagoa da Confusão - TO. O vôo tinha como objetivo identificar áreas de aplicação agrícola. Ao chegar na Faz. Dona Carolina, a aeronave foi recepcionada por uma pessoa que caminhou em sua direção, sendo atingida pela hélice e sofrendo ferimentos que levaram à sua morte. A aeronave praticamente não sofreu danos.

25 SET - Particular - Neiva NE-821 - PT-VCF

A aeronave decolou do Aeroporto de Goiânia (SBGO) com destino à Fazenda do Encantado, no município de Baliza - GO, tendo a bordo o piloto e quatro passageiros. Chegando ao destino, realizou uma aproximação não estabilizada, tocando primeiramente o trem-de-pouso esquerdo na lateral direita da pista, desalinhada cerca de 20 º com o seu eixo, e em seguida com o trem direito em uma valeta com areia. Já descontrolada, saiu da pista, perdendo o trem esquerdo e colidindo com uma árvore, tendo sido arrancados a asa e o motor esquerdos. Imediatamente iniciou-se um incêndio, que provocou queimaduras graves em todos os ocupantes, dois deles vindo a falecer. A aeronave ficou inteiramente queimada.

27 SET - Particular - EMB-711 (Corisco) - PT-RZK

A aeronave estava regressando do Aeroporto de Ponte Nova (SNCZ) para o Aeroporto de Divinópolis, ambos em Minas Gerais, tendo a bordo apenas seus dois tripulantes. Havia transportado uma passageira para Ponte Nova. Na aproximação para o pouso, realizada ao anoitecer, a tripulação tentava manter condições visuais, mas a aeronave terminou por colidir com a copa de uma árvore, perdendo o controle e chocando-se com o solo. O comandante e o co-piloto sofreram lesões leves e graves, respectivamente, ficando a aeronave seriamente avariada.

02 OUT - Particular - HB-350 B (Esquilo) - PT-HMS

O helicóptero, tendo a bordo o piloto e dois passageiros, decolou do Campo de marte (SBMT), em São Paulo - SP, para um vôo de manutenção operacional do piloto e cheque dos sistemas da aeronave após inspeção. Pretendia-se realizar um treinamento de pane hidráulica simulada. Após efetuar o corte do sistema hidráulico, próximo ao toque, o assento do piloto deslizou em seu trilho, fazendo com que o mesmo perdesse o controle da aeronave, que terminou chocando-se violentamente com o solo. Um dos passageiros sofreu ferimentos leves e os demais ocupantes saíram ilesos. A aeronave sofreu danos graves.

04 OUT - Particular - Maule M-7-235 - PT-OTR

A aeronave, tendo a bordo o piloto e três passageiros, decolou do Aeroporto de Bacacheri (SBBI), em Curitiba - PR para o Aeroporto de Navegantes - SC (SBNF). Após a subida, o piloto contatou o Controle Curitiba, solicitando seguir diretamente para o município de Paranaguá - PR, de onde prosseguiria via litoral para Navegantes. O APP Curitiba autorizou o desvio, desde que mantidas condições visuais. O APP Curitiba perdeu o contato radar com a aeronave 15 minutos após esse contato rádio e os destroços da aeronave só foram localizados pelas equipes de busca no dia seguinte, tendo colidido com a Serra do Mar, próximo ao município de Guaratuba - PR. Todos os quatro ocupantes faleceram.

04 OUT - AGRIFOR - Aeroagrícola Formehl - EMB-202 - PT-UKD

A aeronave decolou do Aeroporto de Cotriguaçu - MT (SWQT) para realizar um vôo de aplicação de sementes em uma área distante 4 NM do aeródromo. Após decolar e tomar a proa do destino, ocorreu o alijamento da carga simultaneamente à realização de uma curva para a esquerda. Durante a execução dessa curva a aeronave veio a colidir com o solo, iniciando-se um incêndio que provocou danos graves na mesma. O piloto faleceu no acidente.

10 OUT - Talla Táxi Aéreo - Cessna C- 210 L - PT-IKM

A aeronave decolou do Aeroporto Júlio César (SBJC), em Belém, com destino a Limoeiro do Ajuru, todo o vôo no Estado do Pará. A bordo, o piloto e três passageiros. Com 16 minutos de vôo, a uma altitude de 2.500 pés, o motor da aeronave começou a falhar, terminando por parar totalmente. O piloto efetuou um pouso de emergência em uma ilha espraiada (banco de areia) localizada no Rio Pará. Todos os ocupantes saíram ilesos, porém a aeronave sofreu avarias graves.

20 OUT - TAVAJ Linhas Aéreas - Fokker 27 - PT-TVA

A aeronave decolou de Cruzeiro do Sul (SBCZ) com destino a Tarauacá (SBTK), de onde prosseguiria para Rio Branco (SBRB), tendo a bordo três tripulantes e vinte passageiros, todo o vôo realizado no Estado do Acre. Durante o pouso em Tarauacá, após tocar o solo, a aeronave perdeu o controle, vindo a sair da pista. No trajeto que se seguiu, colidiu com diversos obstáculos (caixa de inspeção e estacas de proteção), além de elevações do terreno, sofrendo avarias graves. Todos os vinte e três ocupantes saíram ilesos.

25 OUT - Helipoint Clube de Helicópteros - Robinson R-22 - PP-MIL

O helicóptero decolou do Campo de Marte (SBMT), em São Paulo - SP, para um vôo de instrução local, tendo a bordo o instrutor e o aluno. Durante a realização de uma manobra para treinamento de auto-rotação, ocorreu a perda de controle da aeronave, seguida de violenta colisão com a pista. Com o impacto, o helicóptero incendiou-se, arrastando-se por cerca de 40 metros até a parada total, quando houve uma explosão. Os bombeiros do aeroporto atuaram rapidamente e os ocupantes foram retirados dos destroços com vida, apesar de gravemente feridos. O instrutor, porém, veio a falecer posteriormente.

31 OUT - Uruguaiana Aviação Agrícola - EMB- 201 A (Ipanema) - PT-UGD

A aeronave decolou de uma pista na Granja Antônio Brizido, em Uruguaiana - RS, para um vôo de pulverização de produto agrícola, levando apenas seu piloto. Na final para o pouso ao término da aplicação, uma rês bovina cruzou a frente da aeronave. Na manobra para se desviar do animal, o piloto cabrou a aeronave, vindo a tocar o solo com uma grande razão de afundamento, o que provocou graves avarias na mesma. O piloto permaneceu ileso.

02 NOV - Particular - Cessna C-182 J - PT-CLI

A aeronave havia decolado de uma pista da Fazenda Porteira Velha, em Colniza - MT, tendo a bordo um condutor não habilitado e quatro passageiros. O objetivo do vôo era realizar uma semeadura de pasto em uma área próxima a uma floresta. A aeronave havia sido adaptada irregularmente para esse tipo de aplicação, tendo sofrido alterações em sua aerodinâmica. Ao realizar uma passagem baixa, ocorreu a colisão da asa esquerda com uma castanheira, o que ocasionou a perda de controle e a queda vertical na floresta. Todos os cinco ocupantes faleceram e a aeronave sofreu avarias graves.

 

04 NOV - Particular - Cessna C-182 N - PT-DTF

A aeronave decolou de uma pista não registrada localizada em São Félix do Xingu - PA, para realizar o lançamento de sementes de feijão sobre uma área a cerca de 15 km da pista. Havia duas pessoas a bordo, sendo que a que estava no comando da aeronave não possuía habilitação como piloto. No regresso, o motor parou de funcionar e a aeronave realizou um pouso forçado na mata, sofrendo avarias graves. Aquele que estava no comando permaneceu ileso e o passageiro sofreu ferimentos leves.

08 NOV - 4AS/Aero Agrícola Ariel Alfeu - EMB- 201 A (Ipanema) - PT-GVE

A aeronave havia decolado de uma pista na Granja Nossa Senhora de Fátima, município de Arroio Grande - RS. Tendo apenas seu piloto a bordo, estava realizando um vôo de pulverização agrícola. Tratava-se da 9ª decolagem do dia, e durante a aplicação do terceiro tiro o motor começou a apresentar problemas, fazendo com que a aeronave perdesse altura. Não conseguindo sanar a pane, o piloto decidiu por um pouso forçado, colidindo com elevações do terreno e finalmente com um eucalipto. Seguiu-se um incêndio que consumiu toda a aeronave. O piloto sofreu queimaduras graves.

13 NOV - Helisul - Bell BH 206 L-4 (Jet Ranger) - PT-YEE

O helicóptero havia voado da base da Petrobras em Porto Urucu - AM por volta das 16:30 h com destino à clareira nº 4 da base da empresa em Porto Passarinho, todo o trecho dentro do estado do Amazonas. Após embarcar cinco passageiros em Porto Passarinho, a aeronave decolou às 17:00 h e ao livrar as copas das árvores em torno da clareira, houve perda súbita de potência do motor, tendo o piloto decidido retornar ao solo. Porém não obteve sucesso e a aeronave colidiu com as árvores a aproximadamente 200 metros do ponto de decolagem. A aeronave sofreu sérios danos, duas pessoas faleceram no local e três ficaram gravemente feridos.6

13 NOV - Particular - Robinson RH 44 - PT-YMW

O helicóptero realizava um vôo de transporte do seu proprietário de Brasília - DF (SBBR) para Goiânia - GO (SBGO). Encontrando condições meteorológicas desfavoráveis para o vôo visual, o piloto decidiu efetuar um pouso de emergência na lateral da rodovia BR-060 para aguardar que as condições melhorassem. Após a terceira tentativa de decolagem e encontrando sempre condições desfavoráveis, o piloto optou por prosseguir o vôo e após voar por cerca de 800 metros, colidiu com uma árvore, indo de encontro ao solo onde explodiu. O piloto e o passageiro faleceram no local e a aeronave sofreu danos graves.

14 NOV - Particular - EMB- 710 C (Carioca) - PT-NEM

A aeronave decolou com o piloto e um passageiro da Fazenda Santo Antônio, no município de Santana do Araguaia - PA para realizar um vôo local. O objetivo era verificar as condições da propriedade dentro dos limites da mesma, sendo que a autonomia da aeronave era de 01 (uma) hora. Foi localizada dias após completamente destruída, tendo se chocado com o solo na Serra do Cachimbo. Os dois ocupantes faleceram no acidente.

23 NOV - CGOA / Governo do Est. do RJ - AS-350 (Esquilo) - PP-EVC

O helicóptero foi acionada no Heliporto da Lagoa (SDHL), no Rio de Janeiro - RJ, para dar apoio a uma equipe da Polícia Civil no Morro dos Macacos, no bairro de Vila Isabel, tendo a bordo o piloto e quatro passageiros. No retorno da missão o piloto resolveu fazer uma avaliação visual de um local no Morro dos Cabritos, no bairro de Copacabana, onde são realizados treinamentos de embarque/desembarque de tropas especiais da polícia. Após realizar o sobrevôo, quando já iniciava a subida para retornar ao Heliponto da Lagoa, o esqui da aeronave prendeu-se em uma árvore, ocasionando a perda de controle e sua colisão com o solo. A aeronave sofreu danos graves, três passageiros sofreram pequenas escoriações e o piloto e o outro passageiro saíram ilesos.

26 NOV - Prática Táxi Aéreo - Bell BH-206 B (Jet Ranger) - PT-HKM

O helicóptero decolou de Fortaleza (SBFZ) com plano de vôo para o heliponto da Base de Paracuru (SNHB), respectivamente capital e município do Ceará. Durante o vôo o destino foi alterado para São Benedito - CE, a fim de transportar dois passageiros daquela localidade para Fortaleza. No regresso para Fortaleza, após 01:09h de vôo, próximo à cidade de Apuiares - CE, em vôo de cruzeiro, a aeronave apresentou perda de potência, obrigando o piloto a realizar um pouso forçado. A aeronave ficou gravemente danificada, o piloto sofreu ferimentos leves e os dois passageiros saíram ilesos.

01 DEZ - Particular - Bell BH-206 B (Jet Ranger) - PT-HHV

O helicóptero decolou do Aeroporto de Bacacheri (SBBI), em Curitiba - PR, para um vôo local com sobrevôo da cidade, com cinco pessoas a bordo. Cerca de três minutos após livrar o tráfego ocorreu falha de motor. O piloto executou uma auto-rotação prosseguindo para um pouso de emergência num pátio de estacionamento de automóveis. Na aproximação a aeronave tocou seus esquis em uma linha de alta tensão que cortou o cone de cauda atrás do estabilizador horizontal. Sem controle, a aeronave cortou galhos de uma árvore, girou cerca do 90º à direita e colidiu o rotor principal com o telhado de um depósito existente no local, chocando-se em seguida com o solo. A aeronave sofreu danos graves, mas seus ocupantes permaneceram ilesos.

23 DEZ - Particular - Robinson RH-22 - PP-MRG

No dia 23 de dezembro o helicóptero decolou de São Paulo com destino a Paraty às 11:48h, por volta das 13:30h o Sistema de Busca e Salvamento recebeu informação de que um transmissor de emergência (ELT) havia sido acionado na região de Paraty. No dia 26 de dezembro as equipes de salvamento encontraram a aeronave com danos bastante graves e o piloto morto em conseqüência do acidente.