Se você não consegue visualizar esta imagem, clique aqui.

 

 

 

 

Edição n°38 | 23 de maio de 2011

 

 

 

    

 

Demanda aérea quadrimestral cresce mais de 20%

No primeiro quadrimestre do ano, a procura por voos no mercado aéreo doméstico cresceu 20,22% em relação ao mesmo período do ano passado. A oferta aumentou 14,75% e a taxa de ocupação passou de 69,43% para 72,74%. Já nos voos internacionais, operados por empresas brasileiras, a demanda quadrimestral aumentou 21,28%, enquanto a oferta cresceu 15,17%. Já a taxa de ocupação internacional, atingiu 77,92% ante 73,99% registrado no primeiro quadrimestre do ano passado. Em abril, o mercado aéreo doméstico teve alta de 31,45%, comparado com o mesmo mês do ano passado. A demanda aérea internacional brasileira também seguiu com alta em abril, ficando 34,88% acima de igual mês de 2010. As informações são do Relatório de Dados Comparativos Avançados da ANAC e estão disponíveis aqui.

 

Leilão de São Gonçalo do Amarante será dia 19 de julho

O leilão do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, em Natal (RN), para concessão à iniciativa privada, acontecerá no dia 19 de julho na BM&F/Bovespa, em São Paulo. Os interessados na concessão terão até o dia 12 de julho para entregar a documentação necessária. Empresas aéreas também podem participar, com limite de 10% do capital com direito a voto. O lance mínimo será de R$ 51,7 milhões e o vencedor do leilão terá três anos de prazo para a finalizar das obras no terminal, podendo explorar a área aeroportuária durante 25 anos. Ao final da concessão, o aeroporto voltará a ser patrimônio público, havendo chance de renovação do contrato por mais cinco anos. A previsão é que haja crescimento de aproximadamente 4,9 milhões de passageiros em 16 anos. Mais informações sobre o edital estão disponíveis aqui no hotsite do aeroporto.

 

Cláudio Passos Simão é reconduzido ao cargo de Diretor

Após ser submetido à sabatina no Senado Federal, Claudio Passos Simão, foi reconduzido ao cargo de diretor da ANAC. Decreto assinado pela presidenta Dilma Rousseff foi publicado no Diário Oficial da União, no dia 19 de maio. Formado em Engenharia Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico Aeronáutico (ITA). A primeira delegação como diretor da Agência teve início em outubro de 2008 e término em fevereiro deste ano. O decreto de recondução pode ser acessado aqui na página da Imprensa Nacional.

 

ANAC oferece cursos de capacitação

A ANAC publicou na última terça-feira, 17, mais uma edição do Boletim Eletrônico de Capacitação (Edição nº 04, de 17/05/2011), periódico da ANAC que busca divulgar as ações de capacitação realizadas pela Agência. Entre os destaques desta edição estão os cursos Examinador Credenciado - Piloto, que será realizado de 13 a 16 de junho no Centro de Treinamento da ANAC, no Rio de Janeiro (RJ), e o Workshop para Representantes Credenciados – SAR, que acontece diariamente, no período de 13 a 17 de junho, em São José dos Campos (SP). Além disso, o informativo traz detalhes sobre o Treinamento para Instrutores em Segurança da Aviação Civil – AVSEC, que será realizado entre os dias 13 e 17 de junho no Rio de Janeiro. Acesse aqui o Boletim Eletrônico de Capacitação completo.

 

ANAC discute Fadiga Humana na Aviação

A ANAC  encerrou, no dia 29 de abril, o Seminário Internacional de Fadiga Humana na Aviação. O evento, que aconteceu no Rio de Janeiro, serviu para iniciar as discussões sobre a implementação do Programa de Gerenciamento do Risco de Fadiga Humana (PGRF), que deverá ser encaminhado para Audiência Pública ainda este ano, para inclusão no Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional (SGSO) do RBAC 121. A proposta apresentada pela ANAC visa conscientizar dirigentes e funcionários de empresas aéreas sobre riscos de continuar a jornada de trabalho em condições de fadiga, estado fisiológico de redução da capacidade de desempenho mental ou físico. A proposta também prevê trabalho de educação e treinamento sobre o tema a todas categorias profissionais (pilotos, comissários, mecânicos e despachantes de voo) sensíveis aos riscos. Clique aqui para acessar as apresentações dos palestrantes.

 

Comissária salva bebê em voo e recebe homenagem

No dia 10 de maio, a ANAC prestou homenagem à comissária de bordo da Gol, Elisângela Cristina de Oliveira, que durante voo  entre Salvador e Brasília, socorreu um bebê que havia engasgado. A comissária, ao perceber o incidente, agiu rapidamente, e salvou o bebê com o procedimento chamado ‘manobra de Heimlich (método de desobstrução das vias aéreas pressionando o abdome). Prestar socorro aos passageiros faz parte do treinamento ao qual os comissários são submetidos para retirar a licença profissional.  O caso teria permanecido no anonimato se não fosse a iniciativa da tripulação de comunicar o salvamento à empresa. Na homenagem realizada em Brasília, Elisângela recebeu um diploma de honra ao mérito, entregue pelo presidente interino da ANAC, Carlos Eduardo Pellegrino. A empresa aérea também homenageou a comissária.



 

         

 

 

NOTÍCIAS ANAC
Informativo eletrônico quinzenal produzido pela
Assessoria de Imprensa da ANAC
noticias.anac@anac.gov.br
www.anac.gov.br
Telefones: (61) 3314-4493 / 4494 / 4496 / 4497
Plantão de imprensa (61) 9112-8099

 

 

Edições Anteriores

Política de privacidade
Para saber mais sobre a ANAC clique aqui.
Para não receber mais esse informativo clique aqui.
© 2009 ANAC | Todos os direitos reservados