Página Principal
 
Decolagem Certa
 

O Decolagem Certa (DCERTA) é um sistema informatizado de acompanhamento e verificação da regularidade de certificados e licenças de aeronaves, tripulações técnicas e aeródromos de destino, com base nos dados informados no plano de voo, instituído com a publicação da Resolução nº 268, de 18 de março de 2013.

O piloto em comando, previamente à fase de preparação para o voo, deve certificar-se da regularidade dos documentos no Simulador do DCERTA, que está disponível no link abaixo.

No caso de constatação de discrepância entre a informação disponível no DCERTA e na documentação em seu poder, o piloto em comando deverá imprimir e entregar, na Sala de Informações Aeronáuticas do aeródromo de origem, juntamente com o plano de voo, a declaração de regularidade disponibilizada tanto pelo simulador como pelo DCERTA. Em caso de irregularidade o piloto deverá procurar a ANAC para regularizar a situação.

Acesse aqui Simulador DCERTA e verifique a situação dos certificados e licenças da aeronave, da tripulação e do aeródromo de destino. A página do Simulador DCERTA está disponível também em Serviços, na home deste portal.

Clique aqui e veja as apresentações do Seminário Decolagem Certa, realizado nos dias 19 e 20 de agosto, no Rio de Janeiro e em São Paulo, respectivamente.

 
Atualizada em 01/12/14, às 16h15

 

 

 

 

 

 

 

 

 


O conteúdo dessa página é de responsabilidade da Gerência Geral
de Análise e Pesquisa da Segurança Operacional (GGAP).