APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "A"

aerovia
Definição1
Uma área de controle ou parte dela, estabelecida em forma de corredor, cuja linha central é definida por auxílios à navegação.
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. MANINV-BRASIL: manual brasileiro de inspeção em vôo. Rio de Janeiro, 2005. Disponível em: . Acesso em: 12 set. 2011.
Definição2
Área de controle, ou parte dela, disposta em forma de corredor.
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 100-12: regras do ar e serviços de tráfego aéreo. Rio de Janeiro, 2006. 256 p.
Fonte3
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. IS 00-002 Revisão B: Fichas de Avaliação de Piloto - FAP. Disponível em: http://pergamum.anac.gov.br/arquivos/IS00-002B.PDF. Acesso em: 10 jul. 2014.
Contexto
4.1.4 EXAME EM ROTA – ou cheque em rota, consiste de pelo menos um voo sobre adas pela empresa a ser conduzido no tipo e modelo básico da aeronave, assim como no posto de trabalho designado ao tripulante. No caso do piloto possuir habilitação IFR, pelo menos um trecho deve ser voado em aerovia, em rota aprovada fora de aerovia, ou em rota parte dentro parte fora de aerovia. O INSPAC/Examinador deve verificar se o piloto sendo examinado executa satisfatoriamente as obrigações e responsabilidades de um piloto em comando conduzindo operações segundo o RBAC que regule sua empresa; Os procedimentos específicos do operador contidos no Manual Geral de Operações (MGO) aprovado da empresa, tais como os deveres dos tripulantes (disciplina, responsabilidades etc.) e se possui conhecimento das áreas, rotas e aeródromos onde o tripulante irá operar tais como altitudes mínimas de rota, condições meteorológicas da área e dos aeródromos, procedimentos de tráfego aéreo, obstáculos nos aeródromos e sobrevoo de áreas densamente povoadas.
Subárea
Tráfego Aéreo
Imagem

 Este plano de regras de voo por instrumentos mostra aerovias de baixa altitude no Centro de Controle de Área de Oakland.

Este plano de regras de voo por instrumentos mostra aerovias de baixa altitude no Centro de Controle de Área de Oakland.

Fonte: http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=File:SFO.tif&page=1