APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "F"

Fatores Humanos
Definição1
Princípios aplicáveis ao projeto, certificação, treinamento, operação e manutenção aeronáuticos e que objetivam prover uma interface segura entre o componente humano e os outros componentes de um sistema através da apropriada consideração do desempenho humano.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 01: Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil. Definições, regras de redação e unidades de medida. Emenda 02. Brasília, 2011. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/RBAC01EMD02.PDF. Acesso em: 30 jun. 2014.
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. DCA 351-2: controle do espaço aéreo - concepção operacional ATM nacional. Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=3678. Acesso em: 08 out. 2014.
Contexto
8.1.5 O conhecimento do Fator Humano é aplicado em todo Sistema ATM, para entender e qualificar as interações entre o sistema tecnológico e os humanos. Ele é usado para orientar como cada parte deve adaptar-se uma à outra, além de ugerir como o ser humano e os sistemas possam interagir, de modo a conseguir que a segurança e a eficiência do serviço seja otimizada. Assim, o conhecimento sobre fatores humanos é aplicado para conseguir-se entender os efeitos do humano sobre o sistema e do sistema sobre o humano.
Use
desempenho humano