APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "C"

circuito de tráfego
Definição1
Fluxo de tráfego aéreo estabelecido para aeronaves pousando, taxiando e decolando de um aeródromo.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 01: Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil. Definições, regras de redação e unidades de medida. Emenda 02. Brasília, 2011. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/RBAC01EMD02.PDF. Acesso em: 30 jun. 2014.
Definição2
1.Fluxo de tráfego que é prescrito para aeronave pousar, taxiar e decolar de um aeroporto. Os componentes habituais de um padrão de tráfego são: perna contra o vento, perna de través, perno do vento, perna-base e reta final; 2.Trajetória em torno de um aeródromo especificada pela Autoridade competente e á qual deverão ajustar-se, o mais aproximadamente possível, todos os voos VRF nas vizinhanças e um aeródromo quando a menos de 4 km (2 milhas marítimas) do mesmo.
Fonte2
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Definição3
Fluxo de tráfego que é prescrito para aeronaves pousando, taxiando ou decolando de um aeroporto. Os componentes usuais do padrão de tráfego são: perna contra o vento, perna contra a base, perna base e aproximação final, ou reta final.
Fonte3
DUTRA, Luiz Costa e Silva. Glossário aerotécnico: inglês-português. São Paulo: Traço, 1979. 469 p.
Contexto
f) quando for utilizado aeródromo compartilhado para a operação do VANT, as operações devem ser paralisadas a partir do início do táxi ou procedimento equivalente até o abandono do circuito de tráfego, na sua saída, e da entrada no circuito de tráfego até o estacionamento total, na sua chegada.
Subárea
Controle do Tráfego Aéreo
Related Term
circuito de aeródromo
padrão de tráfego
Broader Term
circuito