APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português/Inglês

( A Á Â B C D E F G H I Í J K L M N O Ó P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "D"

descida
Definição1
Manobra efetuada por uma aeronave na qual ela perde constantemente altura de acordo com a sua velocidade de descida.
Fonte1
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. AIC N 03/13: plano de desativação gradual das estações NDB. Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/download.cfm?d=3859. Acesso em 30 jun. 2014. Acesso em: 11 mai. 2016.
Fonte3
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. DCA 351-2: controle do espaço aéreo – concepção operacional ATM nacional. Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=3678. Acesso em: 16 mai. 2016.
Nota adicional1
Sigla em inglês: DST.
Contexto
5. ANÁLISE DE IMPACTO OPERACIONAL 5.1 Todas as desativações serão precedidas de análise de impacto operacional e ações necessárias para suprir a falta do NDB, tais como: • substituição das marcações do NDB por outros auxílios quando possível; • adoção de procedimentos RNAV; • substituição do NDB por VOR; e • modificação das rotas e procedimentos de subida, descida e chegada nas publicações pertinentes (ENRC, SID, STAR, IAC e ARC).
Nas áreas terminais serão implantados procedimentos de aproximação com guia vertical (APV), baseados em RNP APCH e Baro-VNAV, em todos os aeroportos que operam IFR. Um dos principais fatores que geram eventos de colisão com o solo em voo controlado (CFIT) é o procedimento de aproximação em que se aplicam diversas fases de descida com nivelamento da aeronave. Desta forma, as operações de aproximação com descidas contínuas serão essenciais para evitar acidentes desta natureza. Entretanto, os procedimentos de aproximação atualmente aplicados serão inicialmente mantidos para aeronaves não equipadas.
Subárea1
Fases do Voo
Related Term
descida normal
Inglês
descent