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sistema de pouso por instrumentos
D1:
Sistema de voo por instrumentos formado pelo glide slope, que emite sinais indicativos da rampa de aproximação e o localizer (LOC), que indica o eixo da pista; ILS CAT I – sistema de ILS que permite aproximações por instrumentos até 800 metros da cabeceira a uma altura de 60 metros; ILS CAT II – sistema de ILS que permite aproximações por instrumentos até 400 metros da cabeceira a uma altura de 30 metros; ILS CAT III – sistema de ILS que permite aproximações por instrumentos com visibilidade zero.
F1:
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 01: regulamentos brasileiros de aviação civil. Definições, regras de redação e unidades de medida. [S.l.], 2008. (Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil)
D2:
Auxílio-rádio para a navegação destinado a facilitar o pouso das aeronaves, proporcionando-lhes um guiamento lateral e vertical e indicações da distância do ponto de pouso. O ILS é composto de: 1 localizador - emissor cujos sinais acionam o receptor da aeronave, fornecendo indicações precisas da trajetória em relação ao prolongamento do eixo da pista; 2 planeio - emissor cujos sinais direcionais em plano inclinado acionam o receptor da aeronave, fornecendo indicações precisas de ângulo de planeio ideal para a descida da aeronave até o ponto crítico; 3 marcador - emissor cujos sinais indicam a distância da pista e são designados por: a) marcador médio - localizado entre a pista e o marcador externo ou b) marcador externo - localizado no início das trajetórias de planeio e do localizador. Estes marcadores poderão ser de: baixa frequência (LF - semelhante ao NDB); ou muito-alta frequência (VHF de pouca potência e geralmente emitindo sinais em forma de leque); 4 luzes de aproximação, indicador visual do final das trajetórias do localizador e de planeio. Uma variante deste sistema é o de aproximação baixa por instrumento ou ILAS.
F2:
TROCANDO em miúdos: dicionário de termos aeronáuticos: gerenciamento do tráfego aéreo. São Paulo: C&R Editorial, 2010.
D3:
Sistema de precisão que fornece informações eletrônicas de trajetória lateral, longitudinal e vertical a serem utilizadas pelas aeronaves em aproximações para pouso sob condições de operação e visibilidade reduzida. O seu uso requer entre outras instalações um correspondente sistema de luzes de aproximação (ALS - approach lighting system). ILS CAT I: Sistema de aproximação e pouso de precisão que conduz a aeronave até uma altura mínima de 60 metros sobre a cabeceira da pista (DH), requerendo uma visibilidade mínima de 800 metros como parâmetro para prosseguimento na aproximação de pouso. ILS CAT II: Sistema de aproximação e pouso de precisão que conduz a aeronave até uma altura mínima de 30 metros sobre a cabeceira da pista (DH), requerendo uma visibilidade mínima de 400 metros como parâmetro para prosseguimento na aproximação de pouso. ILS CAT IIIA: Sistema de aproximação e pouso de precisão que conduz a aeronave até uma altura mínima de 15 metros sobre a cabeceira da pista (DH), requerendo uma visibilidade mínima de 200 metros como parâmetro para prosseguimento na aproximação de pouso. ILS CAT IIIB: Sistema de aproximação e pouso de precisão que conduz a aeronave até uma altura mínima de 15 metros sobre a cabeceira da pista (DH), requerendo uma visibilidade mínima de 50 metros como parâmetro para prosseguimento na aproximação de pouso. ILS CAT IIIC: Sistema de aproximação e pouso de precisão que conduz a aeronave até o pouso sem limitações de altura de decisão (DH) ou de visibilidade mínima para prosseguimento na aproximação e pouso.
F3:
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
NA1:
Sigla em inglês: ILS.
NA2:
As informações fornecidas para este termo são resultantes de trabalhos de pesquisa do DECEA em cooperação com a ANAC.
FRA:
système d’atterrissage aux instruments