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fator de utilização
D1:
A porcentagem de tempo durante o qual uma pista de pouso e decolagem ou um sistema de pistas não tem sua utilização limitada devido ao componente de vento de través.
F1:
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 154: projeto de aeródromos. Emenda 01. Brasília, 2012. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/rbac/RBAC154EMD01.pdf. Acesso em: 12 maio 2014.
NA1:
Muitos fatores afetam a determinação da orientação, da localização e do número de pistas de pouso e decolagem. Um dos mais importantes é o fator de utilização, determinado pela distribuição do vento, que será especificado neste RBAC. Outro fator importante é o alinhamento da pista para permitir aproximações em conformidade com as Superfícies Limitadoras de Obstáculos.
NA2:
A seleção dos dados a serem utilizados no cálculo do fator de utilização deve estar baseada em estatísticas confiáveis de distribuição do vento que se estendam no maior período possível não menor do que cinco anos. As observações utilizadas devem ser levantadas, no mínimo, oito vezes por dia, com intervalos iguais de tempo.
FRA:
coefficient d’utilisation