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sistema anticolisão de bordo
D1:
Sistema instalado a bordo da aeronave baseado nos sinais dos “transponders” do radar secundário (SSR), Modo C ou Modo S, que funciona independentemente dos equipamentos instalados em terra, para proporcionar aviso ao piloto sobre possíveis conflitos entre aeronaves dotadas de “transpoder” SSR.
F1:
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 102-5: endereçamento de aeronaves. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: . Acesso em: 16 ago. 2011.
D2:
Mais conhecido como TCAS, é a sigla estabelecida pela OACI - Organização de Aviação Civil Internacional para o sistema que mostra ao piloto de um avião a posição relativa de outra aeronave voando nas proximidades, sempre que esta estiver com o transponder em funcionamento. Em caso de ameaça de colisão, o sistema indicará, de forma visual e sonora, uma manobra de subida ou descida, necessária para evitar a colisão. Os sistemas dos aviões se comunicam de tal maneira que, se um avião recebe ordem para subir, o outro receberá para descer ou manter o nível. O ACAS I fornece informações de auxílio às manobras de "ver e evitar", gerando avisos de tráfego (TA), que apenas informam sobre a localização de um ou mais aviões na mesma área. Porém, não inclui a capacidade de gerar avisos de resolução (RA). O ACAS II fornece os avisos de resolução (RA) verticais, indicando ao piloto a necessidade de iniciar uma manobra de subida ou descida para evitar uma colisão iminente, além dos avisos de tráfego (TA). Os sistemas ACAS/TCAS, atualmente, ainda não são capazes de indicar manobras evasivas do tipo curva à direta ou à esquerda, em virtude da complexidade de se avaliar, automaticamente, o impacto que isto traria para os voos em rotas adjacentes.
F2:
TROCANDO em miúdos: dicionário de termos aeronáuticos: gerenciamento do tráfego aéreo. São Paulo: C&R Editorial, 2010.
D3:
Sistema que utiliza interrogações e respostas de um radar transponder de bordo, provendo orientações de tráfego e, em alguns tipos, orientações de resolução para o piloto. É a denominação dada pela Organização da Aviação Civil Internacional – OACI, para o Traffic Alert and Collision Avoidance System – TCAS.
F3:
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 01: regulamentos brasileiros de aviação civil. Definições, regras de redação e unidades de medida. [S.l.], 2008. (Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil)
NA1:
Sigla em inglês: ACAS.
FRA:
système anticollision embarqué
IMG:

 TCAS integrado no display de navegação (ND).

TCAS integrado no display de navegação (ND).

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Tcas_EU-Flysafe.jpg