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eixo longitudinal
D1:
Um dos três eixos principais de controle do avião; eixo imaginário que passa pelo centro de gravidade e que atravessa a fuselagem pelo centro e em torno do qual é efetuado o movimento de rolamento do avião.
F1:
EMBRAER. Embraer Technical Dictionary = Dicionário Técnico Embraer. São José dos Campos, SP, 06 aug. 2001. 1 CD-ROM. (Version 1.0).
D2:
Linha reta longitudinal imaginária através da fuselagem e do centro de gravidade, e que se situa dentro do plano de simetria. O movimento angular em redor deste eixo é chamado de rolamento.
F2:
DUTRA, Luiz Costa e Silva. Glossário aerotécnico: inglês-português. São Paulo: Traço, 1979. 469 p.297. BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. IAC 2308: procedimentos de segurança em pátios e estacionamentos de aeroportos. Rio de Janeiro, 1990. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/iac/IAC2308.pdf. Acesso em: 02 fev. 2012.
F3:
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
F4:
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (BRASIL). Regulamento Brasileiro de Aviação Civil: RBAC n. 121: requisitos operacionais: operações domésticas, de bandeira e suplementares. Brasília, 2010. Disponível em: http://pergamum.anac.gov.br/arquivos/RBAC121EMD00CONS2010NOV.PDF. Acesso em: 06 mai. 2016.
CONT1:
Para aeronaves da asa fixa, dotadas de roda de nariz, o sinaleiro deverá se colocar de frente para a aeronave, na direção do eixo longitudinal, a uma distância tal que possa ser visto pelo piloto.
CONT2:
Exceto para um avião que estava em uso em operações segundo este regulamento em 16 de outubro de 1987 e tendo uma configuração de saídas de emergência instalada e aprovada antes da referida data, em um avião para o qual seja requerido existir mais de uma saída de emergência para passageiros em cada lado da fuselagem, nenhuma saída de emergência para passageiros pode estar localizada a mais de 18 m (60 pés) de qualquer outra saída de emergência para passageiros do mesmo lado e na mesma cabine da fuselagem, sendo esta distância medida paralelamente ao eixo longitudinal do avião entre as extremidades mais próximas das saídas.
SA:
Estrutura da Aeronave
FRA:
axe longitudinal