APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português/Francês

( A À Á B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "E"

elevação
D1:
(a) Altura de um ponto qualquer da superfície da terra; (b) ângulo entre o plano horizontal do observador e a linha oblíqua do observador ao ponto considerado (abreviação para ângulo de elevação).
F1:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Projeto ABNT 08;020.30-009-1: aeronáutica e espaço – vocabulário – parte 1 – aeronaves. Rio de Janeiro, 2011. ABNT
D2:
Distância vertical (H) de um ponto ou nível sobre a superfície terrestre ou fixado a esta superfície, medida a partir do nível médio do mar.
F2:
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
F3:
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. MACAR: manual de confecção de cartas aeronáuticas. Cartas VFR. Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/download.cfm?d=4015. Acesso em: 03 set. 2014
NA1:
Será indicada, na margem da carta, a elevação (em pés) do ponto mais alto encontrado na área abrangida, além da sua posição geográfica, com uma margem de erro de +/- 5', conforme figura.
NA2:
As informações fornecidas para este termo são resultantes de trabalhos de pesquisa do DECEA em cooperação com a ANAC.
NA3:
Sigla em inglês: ELEV.
SA:
Aeronavegabilidade
BT:
altitude
NT:
elevação do aeródromo
FRA:
altitude topographique
IMG:

 Figura 42 - Indicação do ponto mais alto.

MACAR VFR.

Fonte: BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. MACAR: manual de confecção de cartas aeronáuticas. Cartas VFR. Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/download.cfm?d=4015. Acesso em: 03 set. 2014.