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ajuste de altímetro
D1:
Valor de pressão, em um dado momento e para o nível médio do mar, programado no altímetro de uma aeronave. O conhecimento deste valor possibilita a correta determinação da altitude desta aeronave quando de eventuais variações na pressão atmosférica.
F1:
REDE DE METEOROLOGIA DO COMANDO DA AERONÁUTICA. Glossário. In: ______. [Homepage REDEMET]. [Rio de Janeiro, RJ, 20-?]. Disponível em: < https://www.redemet.aer.mil.br/index.php?i=facilidades&p=glossario >. Acesso em: 11 dez. 2019.
D2:
Leitura da pressão barométrica usada para ajustar um altímetro de pressão para as variações de pressão existentes na atmosfera ou o ajuste de um altímetro para a pressão padrão; pressão barométrica fornecida em milibares ou polegadas, para ajuste do altímetro; as leituras para ajuste de altímetro são transmitidas em boletins meteorológicos, serviços automáticos de informação terminal, controles de aproximação e torres de controle.
F2:
DUTRA, Luiz Costa e Silva. Glossário aerotécnico: inglês-português. São Paulo: Traço, 1979. 469 p.
D3:
O valor da pressão para o qual a balança do altímetro de uma aeronave é determinada, de forma que ela indique a altitude de uma aeronave em relação ao nível do mar. [O altímetro é ajustado com a aeronave no chão.]
F3:
NERY, Jonas Teixeira; CARFAN, Ana Claudia. Glossário de termos técnicos em Meteorologia e Climatologia. Jundiaí: Paco Editorial, 2013.
D4:
Pressão da estação em polegadas ou milibares, convertida para fazer com que o altímetro indique a elevação zero a uma altitude de 3 metros (10 pés) acima do nível médio do mar ou indique a elevação do aeródromo a 3 metros (10 pés) acima da pista. A conversão da pressão da estação para o nível médio do mar é feita de acordo com a atmosfera padrão da OACI.
F4:
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
NA1:
Pode-se encontrar ajustagem do altímetro como uma variante deste termo.
CONT1:
Os procedimentos APV/Baro-VNAV devem ser executados somente se uma fonte local de ajuste do altímetro estiver disponível e os ajustes sejam corretamente inseridos no altímetro da aeronave.
SA:
Meteorologia Aeronáutica
RT:
número de Kollsman
FRA:
calage altimétrique