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sistema de navegação inercial
D1:
Tipo de órbita descrita por todos os corpos celestes, de acordo com as leis de Kepler dos movimentos celestes. Isto se aplica a todos os satélites e espaçonaves, desde que não estejam sob qualquer tipo de força propulsiva, sendo que sua força direcional é dada pelo momento (físico), no instante em que cessa a força propulsiva.
F1:
DUTRA, Luiz Costa e Silva. Glossário aerotécnico: inglês-português. São Paulo: Traço, 1979. 469 p.
D2:
Sistema autônomo de navegação a bordo de certas aeronaves que permite obter e determinar a posição em relação ao ponto de partida em latitude e longitude, por meio do processamento de dados fornecidos or giroscópios e acelerômetros. Seu uso mais corrente é de complementação do sistema de posicionamento global por satélite.
F2:
TROCANDO em miúdos: dicionário de termos aeronáuticos: gerenciamento do tráfego aéreo. São Paulo: C&R Editorial, 2010.
F3:
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (BRASIL). Regulamento Brasileiro de Aviação Civil: RBAC n. 121: requisitos operacionais: operações domésticas, de bandeira e suplementares. Brasília, 2010. Disponível em: http://pergamum.anac.gov.br/arquivos/RBAC121EMD00CONS2010NOV.PDF. Acesso em: 06 mai. 2016.
NA1:
Sigla em inglês: INS.
NA2:
Comparar com AINS.
CONT1:
Se um detentor de certificado resolver usar um sistema de navegação inercial, ele deve ser, pelo menos, redundante (incluindo computadores de navegação e unidades de referência). Pelo menos dois sistemas devem estar operativos na decolagem. O sistema redundante pode consistir em duas unidades INS ou uma unidade INS e outra Doppler.
SA:
Auxílio à Navegação
FRA:
système de navigation par inertie