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voo pairado
D1:
Permanecer no ar aproximadamente estacionário em relação ao solo ou massa de ar.
F1:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Projeto ABNT 08;020.30-009-1: aeronáutica e espaço – vocabulário – parte 1 – aeronaves. Rio de Janeiro, 2011.
F2:
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. AIC-N 06/14: aproximações visuais e decolagens com separação visual para o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SBGR). Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: http://servicos.decea.gov.br/arquivos/publicacoes/107bacfa-8871-445b-9e5c8df2a6f3b21e.pdf?CFID=017be123-6cec-47b3-adca-48992b66bf10&CFTOKEN=0. Acesso em: 15 maio 2014.
F3:
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 61: licenças, habilitações e certificados para pilotos. Emenda 03. Brasília, 2012.
CONT1:
8.1 Em um voo pairado ou em um táxi lento perto da superfície, o rotor(es) principal de um helicóptero gera ventos descendentes, produzindo vórtices que se afastam em alta velocidade para uma distância de aproximadamente três vezes o diâmetro do rotor. Quando este fluxo descendente do rotor atinge a superfície, os vórtices resultantes que se afastam do helicóptero têm características comportamentais semelhantes aos vórtices de ponta de asa produzidas por aeronaves de asa fixa. No entanto, a circulação de vórtice é para fora, para cima, ao redor, e para longe do rotor(es) principal em todas as direções. Pilotos de aeronaves de pequeno porte devem evitar operar dentro de três diâmetros de rotor de um helicóptero em voo pairado ou táxi lento. Quando se deslocam para a frente, os helicópteros decolando ou se aproximando produzem um par de vórtices fortes de alta velocidade semelhantes aos vórtices de ponta de asa das aeronaves de asa fixa de grande porte. Pilotos de aeronaves de pequeno porte devem ter cuidado quando operando atrás ou cruzando por trás de helicópteros que se aproximam ou que partem.
CONT2:
(1) aproximações para a aterrissagem; (2) taxiamento aéreo e manobras próximas ao solo, incluindo giros; (3) aproximações perdidas a partir de uma aterrissagem com aproximação em voo pairado e a partir de uma aproximação final; (4) procedimentos de emergências simuladas, incluindo descidas em autorrotação finalizadas com recuperação de potência ou aterrissagens, recuperação de potência em voo pairado em um helicóptero monomotor, ou aproximações em voo pairado com um motor inoperante em um helicóptero multimotor; e (5) desacelerações rápidas.
SA:
Aeronaves de Asas Rotativas
NT:
pairado
FRA:
vol stationnaire