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esteira de turbulência
D1:
Onda de turbulência; fenômeno resultante da passagem da aeronave através da atmosfera; o termo inclui turbilhonamentos, turbulência dede correntes de jato, deslocamento de massa de ar das turbinas de um jato ou das hélices de uma aeronave, quer no solo quer no ar.
F1:
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 100-37: serviços de tráfego aéreo. Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=3954. Acesso em: 06 ago. 2014.
F2:
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. AIC-N 06/14: aproximações visuais e decolagens com separação visual para o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SBGR). Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: http://servicos.decea.gov.br/arquivos/publicacoes/107bacfa-8871-445b-9e5c8df2a6f3b21e.pdf?CFID=017be123-6cec-47b3-adca-48992b66bf10&CFTOKEN=0. Acesso em: 15 maio 2014.
F3:
DUTRA, Luiz Costa e Silva. Glossário aerotécnico: inglês-português. São Paulo: Traço, 1979. 469 p.
F4:
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 100-4: regras e procedimentos especiais de tráfego aéreo para helicópteros. Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=2553. Acesso em: 06 nov. 2014.
NA1:
Os três efeitos básicos da esteira de turbulência sobre as aeronaves são: o balanço violento, a perda de altura ou de velocidade ascensional e os esforços de estrutura.
NA2:
As informações fornecidas para este termo são resultantes de trabalhos de pesquisa do DECEA em cooperação com a ANAC.
NA3:
Helicópteros em operação de planeio (deslocamento aéreo) ou de taxiamento aéreo devem permanecer distantes de aeronaves classificadas como leves.
NA4:
Helicópteros produzem vórtices que causam turbulência quando em voo, e há algumas evidências de que, por quilograma de massa bruta, tais vórtices são mais intensos do que aqueles produzidos pelas aeronaves de asa fixa.
CONT1:
3.22.1 Os mínimos de separação da esteira de turbulência serão baseados no agrupamento dos tipos de aeronaves em três categorias de acordo com o peso máximo de decolagem certificado.
FRA:
turbulence de sillage