APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português/Espanhol

A Á Â B C D E F G H I Í J K L M N O Ó P Q R S T U V W X Y Z

<< giroavião | girocóptero | girodino >>
Back to: "G"

girocóptero
Sinônimos - Português
autogiro; giroplanador
Definição1
Aeronave de asas rotativas cujos rotores não são acionados por motor (exceto, eventualmente, para partida) mas giram pela ação do ar quando a aeronave está em movimento e cujo meio de propulsão, consistindo geralmente de hélices convencionais, é independente do sistema de rotor.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 01: Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil. Definições, regras de redação e unidades de medida. Brasília, 2008. Disponível em : http://pergamum.anac.gov.br/arquivos/RBAC01EMD01.PDF. Acesso em: 17 fev. 2011.
Definição2
Aeronave precursora do helicóptero.
Fonte2
SENSAGENT CORPORATION. Search Sensagent: definitions, synonyms, translations. Disponível em: http://dictionary.sensagent.com/pt-es. Acesso em: 11 maio 2012.
Definição3
Aeronave de asas rotativas, cujos rotores não são acionados a motor, senão para a partida inicial, e giram por efeito da reação dinâmica do ar, quando o aparelho se desloca em vôo. Para a propulsão de autogiro, usualmente, são empregadas hélices convencionais, independentes do conjunto rotor.
Fonte3
BRASIL. Comando da Aeronáutica. MCA 10-4: glossário da Aeronáutica. Brasília, 2001. (Manual do Comando da Aeronáutica)
Definição4
Aeronave com asas rotativas não motorizadas, que giram automaticamente à medida que o aparelho é propulsionado por um motor convencional. "Autogiro" É a marca comercial destes aparelhos desenvolvidos por Juan de la Cierva.
Fonte4
MONDEY, David; TAYLOR, Michael. Nova enciclopédia ilustrada da aviação. Lisboa: Estampa, 2001. 560 p.
Nota adicional1
Em 1923, o espanhol Juan de la Cierva inventou o autogiro ou girocóptero, que foi o precursor do helicóptero. O autogiro é ainda fabricado, geralmente em kits a serem montados pelos próprios usuários, e tem muitos aficcionados. Por suas características, se enquadra na legislação vigente sobre ultraleves. Tal como no helicóptero, sua sustentação em voo é fornecida por asas rotativas, mas, ao contrário destes, a propulsão é fornecida por um motopropulsor convencional, por isso decola tal como um avião e não verticalmente. Uma variação do autogiro é o glider ou giroplanador, dotado de asas rotativas, mas sem motor, daí necessitar ser tracionado por um veículo terrestre para levantar voo.
Subárea
Aeronaves de Asas Rotativas
Espanhol
autogiro
Imagem

 ELA 07, un autogiro moderno fabricado por la empresa española ELA Aviación.

ELA 07, un autogiro moderno fabricado por la empresa española ELA Aviación.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Aurogyro-ELA-07-Casarrubios-Spain.jpg