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ACIDENTES AERONÁUTICOS OCORRIDOS NO BRASIL
2001

11 JAN - LASA Engenharia e Prospecções - BN-2A-21 (Islander) - PT-KNE

A aeronave, com três pessoas a bordo, decolou de Parnamirim dos Crioulos - BA, para realizar um vôo de levantamento aerogeofísico. Após aproximadamente 15 minutos de sobrevôo na região, enfrentando condições meteorológicas adversas, a aeronave colidiu com um morro a cerca de 4.600 pés de altitude. Os três ocupantes faleceram e a aeronave ficou inteiramente destruída.

11 JAN - BATA - Bahia Táxi Aéreo - EMB- 820C (Navajo) - PT-EFA

A aeronave decolou de Salvador - BA (SBSV) com destino a Jequié - BA (SNJK), para realizar transporte de malotes, tendo a bordo piloto e co-piloto. Ao iniciar os procedimentos para o pouso, em condições meteorológicas adversas ao vôo visual, a aeronave colidiu com o topo de uma serra. O piloto perdeu a vida no momento do acidente e o co-piloto também veio a falecer no dia seguinte, no hospital. A aeronave ficou seriamente avariada.

12 JAN - Particular - Piper PA-31T - PT-OZY

A aeronave decolou com seis pessoas a bordo do Aeroporto de Goiânia - GO (SBGO) para Ribeirão Preto - SP (SBRP), sob regras de vôo por instrumentos, operação para a qual o piloto não era habilitado. Utilizou, para fazer o plano de vôo por telefone, o código DAC de outro piloto. Encontrou em rota condições meteorológicas adversas e quando sobrevoava o município de Água Comprida, a 15 km de Uberaba - MG, a aeronave veio a colidir com o solo. Faleceram no acidente todos os seis ocupantes da aeronave, que ficou inteiramente destruída.

13 JAN - Regional Táxi Aéreo - EMB-721D (Sertanejo) - PT-RLQ

A aeronave decolou do Aeródromo de Flores, em Manaus - AM (SWFN - pertencente ao Aeroclube de Manaus), com destino ao município de Borba - AM (SWBR). Ao atingir aproximadamente 200 pés, ocorreu uma parada de motor, obrigando o piloto a realizar um pouso forçado a cerca de 400 metros da cabeceira. No pouso, a aeronave colidiu com arbustos, fraturando parte da asa esquerda e partindo o cone de sua fuselagem. Após a parada e a saída dos tripulantes e passageiros, alguns sofrendo ferimentos leves, a aeronave incendiou-se.

20 JAN - Aeroclube de Vôo a Vela CTA - KW 1 (Ximango) - PT-PHK

O planador estava realizando um vôo sobre a Fazenda Centro de Vôo a Vela Ipuã (SDIP), no município de Caçapava - SP. Ao entrar no tráfego para o pouso, o piloto perdeu o controle da aeronave, que entrou em parafuso e veio a chocar-se com o solo na lateral da pista. O piloto faleceu no acidente e aeronave sofreu danos graves.

24 JAN - Particular - BE-33A - PT-WBS

A aeronave decolou do aeródromo de Termas Pousada do Rio Quente (SWTQ), no município de Rio Quente - GO, com destino a Uberaba - MG. Quando sobrevoava o município de Uberlândia - MG, próximo ao aeroporto da cidade, a aeronave sofreu apagamento do motor. Após algumas tentativas de reacendê-lo, a aeronave terminou por cair sobre duas casas, num bairro residencial. O piloto saiu ileso e não houve vítimas no solo. A aeronave ficou bastante avariada.

25 JAN - Visual Propaganda Aérea - Aeronca 15AC - PT-AMW

A aeronave decolou do Aeroporto de Praia Grande - SP (SDDE), para realizar um vôo de transporte de faixa publicitária sobre praias do litoral paulista. Quando sobrevoava a Praia da Enseada, sofreu apagamento do motor. Após algumas tentativas de reacendimento do motor, optou por alijar a faixa e realizar um pouso sobre o mar, a cerca de 200 metros da orla. A aeronave afundou, mas o piloto nada sofreu.

05 FEV - Táxi Aéreo Rio Amazonas - Lake Aircraft 250 - PT-OBI

A aeronave (hidroavião) iniciou uma decolagem do Aeródromo de Flores, em Manaus - AM (SWFN). Durante toda a corrida, enquanto os trens-de-pouso esquerdo e direito alçavam-se, a bequilha manteve-se no solo, sem que a aeronave ganhasse altura. Ao final da pista, um declive, a aeronave efetuou uma trajetória descendente, com curva à esquerda, colidindo com o solo a cerca de 100 metros da cabeceira. O piloto, único ocupante, faleceu em conseqüência do impacto.

10 FEV - Heringer Táxi Aéreo - MU-2B-25 - PT-LEW

A aeronave decolou de Belém - PA (SBBE) com destino a Macapá - AP (SBMQ), para realizar um vôo de cheque em rota para comando. Durante a aproximação, ocorreu uma explosão seguida de fogo no motor, o que fez com que o instrutor assumisse o comando e decidisse por um pouso forçado à direita da pista, numa área gramada. A aeronave pousou em chamas, só extintas pela atuação dos bombeiros do aeródromo, quando os danos já eram bastante graves. Os dois ocupantes, entretanto, permaneceram ilesos.

17 FEV - Teruel Aviação Agrícola - EMB-201 (Ipanema) - PT-GTZ

Durante a finalização de uma aplicação de defensivo agrícola na Fazenda Santa Cecília, em São Gabriel do Oeste - MS, na arremetida após o tiro de arremate da cabeceira da plantação, a aeronave colidiu sua asa direita com um fio de rede elétrica, provocando um giro de 150 graus em relação à trajetória e perda de velocidade. O piloto tentou compensar sem sucesso, vindo a realizar um pouso forçado, que provocou danos graves à aeronave. O piloto saiu ileso.

22 FEV - Sete Táxi Aéreo - EMB- 820C (Navajo) - PT-LFP

A aeronave decolou do Aeroporto de Varginha - MG (SBVG), tendo a bordo duas pessoas, com a intenção de seguir para Belo Horizonte - MG. Ao iniciar a subida, experimentou perda de potência, perdendo altitude até colidir com uma plantação de café. Com a colisão, a aeronave incendiou-se, ficando seriamente danificada. Seus tripulantes sofreram lesões leves.

23 FEV - Particular - PA 28-151 - PT-JPP

A aeronave decolou de Porto Alegre - RS (SBPA) com três pessoas a bordo, tendo como destino uma fazenda no interior do estado, próxima ao município de Encruzilhada do Sul. Lá chegando, após 40 minutos de vôo, fez duas passagens baixas sobre a fazenda. Em seguida, ao realizar uma aproximação baixa para o pouso, a aeronave estolou, colidindo com o solo e incendiando-se. Os três ocupantes faleceram no acidente e a aeronave ficou totalmente destruída.

23 FEV - Castle Air Táxi Aéreo - Bell 407 - PT-YUM

O helicóptero decolou do Batalhão Florestal de São Gonçalo - RJ com quatro pessoas a bordo, entre elas o prefeito e o secretário de obras públicas do município, com a intenção de realizar um vôo panorâmico sobre favelas da região. Ao sobrevoar uma destas favelas, a aeronave experimentou uma perda de potência, e o piloto realizou procedimento de auto-rotação, pousando em uma área desabitada. Na operação, os esquis e a parte dorsal da aeronave ficaram danificados. O piloto feriu-se gravemente e os demais passageiros saíram ilesos.

02 MAR - Táxi Aéreo Cuiabá - BE-55 - PT-OET

A aeronave iniciou a decolagem de uma pista na Fazenda Rio Azul, a 25 km do município de Cerejeiras - MT. Logo após decolar, com o piloto e cinco passageiros a bordo, perdeu sustentação (estolou) quando efetuava uma curva, vindo a colidir violentamente com o solo e incendiando-se em seguida. Todos os seis ocupantes faleceram em conseqüência do acidente, que destruiu totalmente a aeronave.

07 MAR - Skymaster Airlines - B 707- 331 C - PT-MST

Realizando transporte de carga, com três tripulantes a bordo, a aeronave seguia de Belém - PA (SBBE) para Guarulhos - SP (SBGR), com escala em Brasília - DF (SBBR). Ao realizar o pouso em Guarulhos, o B 707 tocou o solo violentamente, quebrando a bequilha e em seguida o trem-de-pouso esquerdo, quando saiu da pista e quebrou o trem-de-pouso direito já sobre a grama, parando entre as duas pistas do aeroporto. Os tripulantes permaneceram ilesos, mas a aeronave sofreu avarias graves.

 

14 MAR - Particular - PA 35 (Pawnee Brave) - PT-WDW

A aeronave decolou da Fazenda Cascalho, próxima ao município de Pirassununga - SP, após ter abastecido com combustível e defensivo agrícola. Durante a decolagem, o piloto sentiu dificuldade em cabrar a aeronave, somente conseguindo decolar no final da pista. Entretanto, não conseguiu ganhar altura suficiente para livrar as árvores no prolongamento, vindo a colidir com as mesmas. A aeronave sofreu avarias graves mas seu piloto saiu ileso.

18 MAR - Visual Propaganda Aérea - C-172B - PT-BJL

A aeronave, levando apenas seu piloto, decolou do Aeroclube de Pernambuco, em Recife - PE, para um vôo de reboque de faixa publicitária. Ao efetuar a captura da faixa (“pescaria”), houve a colisão do gancho da corda de reboque com uma pessoa que auxiliava o engate, segurando uma das barras de sustentação da faixa. O choque provocou ferimentos fatais nessa pessoa, sem que houvesse danos à aeronave.

24 MAR - Fly Propaganda Aérea - C-170B - PT-BKP

A aeronave decolou do Aeroporto de Jacarepaguá - RJ (SBJR), para um vôo de propaganda aérea pelo litoral do Rio de Janeiro. Após a decolagem, realizou o procedimento para a pescaria da faixa publicitária, não obtendo sucesso na tentativa. O piloto então cabrou a aeronave e, ao efetuar uma curva acentuada para a esquerda, perdeu sustentação, vindo a colidir com o solo na lateral da pista. O piloto faleceu no local e a aeronave ficou totalmente destruída.

06 ABR - Particular - EMB-810 D (Sêneca) - PT-VAD

A data deste acidente é uma data presumida em função de exames realizados nos corpos dos ocupantes. Em realidade, a aeronave foi encontrada na floresta em 01 de maio, próxima ao município de Paranaitá - MT, com o corpo de uma pessoa na cadeira da direita. A aeronave acidentou-se por falta de combustível, que estava sendo abastecido através de uma mangueira, a partir de dois galões colocados na parte traseira. Trazia a bordo cerca de 600 kg de cocaína. Seu piloto foi encontrado morto a cerca de 30 km da queda da aeronave, em circunstâncias não relacionadas ao acidente. A aeronave estava seriamente avariada.

11 ABR - Particular - EMB-711 (Corisco) - PT-NLE

A aeronave decolou de Vilhena - RO, com destino a uma fazenda da região. Durante o vôo, ao passar por uma área de turbulência, o piloto reduziu a potência do motor e após, constatou que havia perdido a atuação da manete de potência. Optou então por alternar para o município de Colorado do Oeste - RO. Fracassou na primeira tentativa de pousar com potência de 20 polegadas e, na segunda tentativa, pousou bem além da cabeceira, ultrapassando a pista e colidindo com algumas árvores. A aeronave ficou seriamente avariada, mas o piloto nada sofreu.

15 ABR - Particular - PA 28-180 - PT-DFL

A aeronave decolou de Florianópolis - SC (SBFL), levando apenas seu piloto, com destino a Canela - RS. Próximo ao destino, sob condições meteorológicas adversas, mas ainda em vôo visual sobre a camada de nuvens, circulou sobre o município, sem conseguir prosseguir para o pouso. Optou por alternar Porto Alegre - RS e, na ascensão para 6.000 pés, uma rajada de vento deslocou a aeronave para a camada. Após algum tempo em vôo IFR, para o qual não era habilitado, saiu da camada próximo ao solo, tentando cabrar a aeronave e estolando, vindo a colidir com um morro, a 2.700 pés. O piloto sofreu ferimentos graves e a aeronave ficou seriamente danificada.

21 ABR - Sociedade Aero Agrícola Mogiana - EMB-202 ( Ipanema) - PT-UHB

Logo após decolar da Fazenda América, no município de Luiz Antônio - SP, para um vôo de pulverização de defensivo agrícola em um canavial, o piloto sentiu-se mal e decidiu retornar à pista, alijando a carga. A aproximação foi realizada contra o sol, tendo o piloto perdido o alinhamento com a pista, colidindo a asa direita da aeronave com o canavial, quando perdeu o controle e colidiu com o solo. O piloto sofreu ferimentos leves e a aeronave teve danos graves.

25 ABR - Particular - Bell 206B (Jet Ranger) - PT-HXZ

O helicóptero decolou do Heliponto Tamboré (SDUC), no município de Barueri - SP, com quatro pessoas a bordo, para um vôo local. Cerca de 30 segundos após a decolagem, ainda com pouca altitude, a aeronave teve uma redução de potência no motor, realizando uma curva acentuada para a direita e colidindo com o telhado de uma fábrica, onde incendiou-se. Os quatro ocupantes faleceram em conseqüência do acidente, que destruiu totalmente o helicóptero.

25 ABR - Particular - HB 350B (Esquilo) - PT-HNO

O helicóptero realizava um vôo de instrução no Aeroporto de Jacarepaguá - RJ (SBJR), com quatro pessoas a bordo. Ao ser realizado um treinamento de pane hidráulica simulada durante o pouso, já no solo, ocorreu perda de controle da aeronave, vindo as pás do rotor de cauda a colidir com o terreno, o que fez com que a aeronave tombasse para o lado, causando avarias graves na mesma. Os ocupantes nada sofreram.

05 MAI - Particular - Cessna U- 206 F - PT-JAR

A aeronave iria realizar um vôo de São Félix do Xingu - PA (SNFX) para a Fazenda Canopus, na região, com cinco pessoas a bordo, 238 kg de carga e tanques cheios de combustível. Estava com seu Certificado de Aeronavegabilidade suspenso e seu piloto com o CHT e o CCF vencidos. Após a decolagem, realizou curva à esquerda, a baixa altura, quando perdeu sustentação, colidindo com a vegetação na lateral da pista e com uma cerca, o que fez com que a mesma capotasse, permanecendo de dorso. Três ocupantes feriram-se gravemente e os outros dois levemente. A aeronave ficou seriamente avariada.

12 MAI -Aeroclube de Londrina - AB-115 (Aeroboero) - PP-FGI

Tratava-se de um vôo de instrução em navegação aérea, realizado no trecho Londrina - Foz do Iguaçu - Londrina, no Estado do Paraná. Encontrando condições meteorológicas adversas quando retornava a Londrina, o instrutor decidiu tentar o pouso em uma rodovia, a cerca de 100 km do destino. Na aproximação final, colidiu com a asa esquerda da aeronave em algumas árvores, sofrendo desaceleração brusca e colidindo com o solo, onde parou na posição de dorso. Instrutor e aluno sofreram lesões leves e a aeronave teve danos graves.

24 MAI - Particular - EMB- 711C (Corisco) - PT-NLI

A aeronave, com piloto e três passageiros, decolou de São Miguel do Araguaia - GO (SWUA) com destino ao Aeródromo Nacional de Aviação, em Goiânia - GO (SWNV), sem preenchimento do Plano de Vôo. Com aproximadamente 15 minutos de vôo, a aeronave veio a colidir com o solo em uma área de pastagem na Fazenda Lago Azul, no Estado de Goiás. Todos os quatro ocupantes faleceram no acidente, que provocou danos graves à aeronave.

05 JUN - Oliveira Silva Táxi Aéreo - EMB-820 (Navajo) - PT-EHL

A aeronave havia decolado de Franca - SP, com destino ao Aeroporto de Congonhas - SP (SBSP), num vôo de transporte de malotes bancários. Ingressou na terminal São Paulo em condições visuais e realizou tráfego visual para aterrissagem na pista 35 D, chegando a pousar, mas arremetendo em seguida e curvando à esquerda. A aeronave colidiu com o solo a cerca de 1 km da cabeceira 17, atingindo três residências e incendiando-se. O piloto, único ocupante, faleceu no local. Um morador sofreu ferimentos leves.

06 JUN - Táxi Aéreo Weiss - EMB- 820 C (Navajo) - PT-EFU

A aeronave realizava um vôo de transporte de malotes de Guarapuava - PR (SSUW) para o Aeroporto de Bacacheri (SBBI), em Curitiba - PR. A aproximação transcorreu normalmente, porém na corrida após o pouso, realizado sob condições meteorológicas adversas, houve perda de controle da aeronave, que ultrapassou os limites da pista e veio a colidir com o muro que cerca a área patrimonial do aeródromo. Um dos tripulantes sofreu lesões graves, o outro e o passageiro feriram-se levemente. A aeronave ficou seriamente avariada.

 

15 JUN - Particular - EMB-721 (Sertanejo) - PT-REJ

Com piloto e três passageiros a bordo, a aeronave decolou do Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte - MG (SBBH) para Guarapari - ES. A cerca de 20 NM do destino, ocorreu um forte barulho, seguido de vazamento de óleo, que sujou todo o pára-brisa da aeronave. Com o motor parado, o piloto realizou um pouso forçado numa plantação de café, onde a aeronave colidiu com uma árvore e incendiou-se. O piloto e um passageiro conseguiram escapar com lesões graves e os demais se feriram levemente.

18 JUN - Jat Aerotáxi - EMB-121A - PT-MBV

A aeronave decolou de Brasília - DF (SBBR) com destino a Ceres - GO (SWCZ), com dois tripulantes e quatro passageiros. A aproximação foi realizada normalmente e o toque ocorreu nos primeiros 100 metros da cabeceira 33. Após o toque, o piloto perdeu o controle da aeronave, que desviou-se para a esquerda, saindo da pista e colidindo com um cupinzeiro. Na colisão, perdeu o trem-de-pouso esquerdo, parando a 90º com o eixo da pista. A aeronave sofreu avarias no trem-de-pouso, bequilha e flape, porém todos os ocupantes saíram ilesos.

23 JUN - Zak Aerotáxi - EMB-810 D (Sêneca) - PT-RUM

A aeronave decolou de Sorocaba (SDCO) com destino ao Aeroporto de Congonhas (SBSP), com dois pilotos a bordo. Chegando a São Paulo, efetuou dois procedimentos de aproximação IFR (instrumentos), não conseguindo avistar a pista. A tripulação decidiu prosseguir para o Aeroporto de Guarulhos (SBGR) e estava efetuando uma aproximação IFR quando um dos motores parou por falta de combustível. A aeronave colidiu com o solo a 3 NM da cabeceira 09 de SBGR. Os dois tripulantes faleceram em conseqüência do acidente e a aeronave sofreu danos graves.

25 JUN - Helimar Táxi Aéreo - HU 50 - PT-HOV

O helicóptero, com o piloto e três passageiros a bordo, decolou do Heliporto do Recreio dos Bandeirantes - RJ (SDRE), para realizar um vôo de fotografia aérea, com duração estimada em 30 minutos. No regresso, durante a aproximação para o pouso, acendeu-se a luz de alerta de limalha seguida de queda de torque do motor. O piloto realizou um pouso em auto-rotação num terreno de turfa, no qual o impacto danificou seriamente a aeronave. Todos os ocupantes saíram ilesos.

29 JUN - Aeroclube de Santiago - PA 28-180 - PT-BLW

A aeronave decolou do aeródromo de São Gabriel - RS (SSSG), com quatro pessoas a bordo, com a intenção de seguir para o município de Santiago - RS. Ao sobrevoarem o município de Jaguari - RS, o piloto, que encontrava-se com o seu Certificado de Habilitação Técnica (CHT) vencido, resolveu realizar uma passagem a baixa altura sobre a fazenda de um parente. Durante esse procedimento, colidiu com a asa esquerda em uma cerca da propriedade, chocando-se em seguida com o solo e parando de dorso. Um passageiro faleceu e os demais ocupantes sofreram ferimentos leves, ficando a aeronave seriamente danificada.

09 JUL - Particular - Cessna 210 - PT-OFU

A aeronave decolou de São Félix do Xingu - PA com destino a Gurupi - TO, levando o piloto e quatro passageiros. Próxima ao município de Redenção - PA, sofreu um disparo de hélice, que obrigou o piloto a realizar um pouso forçado em uma área descampada de uma fazenda da região. Os impactos com o terreno acidentado danificaram seriamente o motor, as hélices e a fuselagem inferior dianteira. Um dos passageiros sofreu lesões graves, o piloto e outros dois passageiros feriram-se levemente e o passageiro restante saiu ileso.

14 JUL - Secret. de Seg. Pública de SP - HB 350 - PP-EOF

O helicóptero, com dois delegados e dois investigadores a bordo, estava envolvido em uma perseguição a criminosos em Guarulhos - SP, às 16:00h, aproximadamente. Quando da aproximação da aeronave, os bandidos, que haviam se refugiado em um bar próximo à Rodovia Fernão Dias, iniciaram uma troca de tiros com os policiais. O piloto, então, comandou uma rápida subida, o que fez com que o helicóptero se chocasse com uma rede de alta tensão, perdendo o controle e colidindo com o solo. Três ocupantes da aeronave faleceram no acidente, ficando o quarto em estado grave. A aeronave sofreu sérias avarias.

27 JUL - Particular - Agusta A109-E - PP-MPA

O helicóptero decolou de um heliponto operado pelo Grupo Pão de Açúcar na Avenida Paulista, com dois tripulantes e dois passageiros, seguindo para um outro heliponto particular na praia de Maresias, município de São Sebastião, no litoral de São Paulo. Durante a aproximação para pouso, encontrou condições meteorológicas adversas, vindo a colidir com o mar a cerca de 3 km da costa e submergindo em seguida. Um tripulante e um passageiro conseguiram sobreviver, nadando até a praia, mas os demais vieram a falecer.

03 AGO - Particular - Cessna 206 - PT-LEZ

A aeronave decolou, com o piloto e seis passageiros a bordo, de Boa Vista - RR (SBBV) para o município de Mucajaí - RR. O vôo transcorreu sob condições meteorológicas adversas e a aeronave realizou a aproximação para o destino sob chuva. Durante o pouso, o piloto percebeu que não teria sucesso no procedimento, optando por arremeter, chocando, porém, a parte inferior da aeronave com uma árvore no prolongamento da pista, quando perdeu a sustentação e colidiu com o solo. A aeronave ficou seriamente avariada, porém seus ocupantes saíram ilesos.

11 AGO - Tocantins Táxi Aéreo - EMB 721C (Sertanejo) - PT-EPE

Durante a decolagem do aeródromo de Paço do Lumiar - MA (SNOZ), tendo a bordo o piloto e dois passageiros, ocorreu uma falha de motor. A aeronave estava a cerca de 100 pés de altitude, com o trem-de-pouso ainda abaixado, e o piloto optou por retornar a pista. Durante essa tentativa, chocou-se com um barranco acentuado, sofrendo avarias graves. Todos os ocupantes saíram ilesos.

13 AGO - PENTA (Pena Transportes Aéreos) - Cessna 208 (Caravan) – PT-OTM

Logo após decolar de uma pista de garimpo na Fazenda Conforto, município de Itaituba - PA, tendo apenas o piloto a bordo, a aeronave sofreu perda de potência seguida de parada do motor, vindo a cair em uma pequena lagoa (formada em decorrência das escavações), submergindo em seguida. O piloto permaneceu ileso.

20 AGO - Táxi Aéreo Cândido - Cessna 320 - PT-CGI

A aeronave decolou de Belém - PA (SBJC) para o município de Breves - PA (SNVS), na Ilha de Marajó, tendo apenas seu piloto a bordo. Após cerca de 45 minutos de vôo, perdeu contato com o Controle de Tráfego Aéreo. Os destroços da aeronave foram encontrados à margem da foz do Rio Amazonas, a cerca de 20 NM do destino. O piloto faleceu no acidente.

23 AGO - Radar Agroaérea - PO M-18A - PT-WCV

A aeronave estava realizando um vôo de combate a incêndio em área florestal pertencente ao município de Rio Bonito - MS. Havia decolado de uma pista próxima da área do incêndio com o piloto e um bombeiro, transportando 2.500 litros de água. Ao realizar uma passagem baixa sobre um foco de fogo, o piloto alijou a carga líquida e iniciou uma curva à direita, para livrar uma elevação, quando perdeu o controle do avião, estolou e chocou-se com o solo. O piloto faleceu no acidente, que causou ferimentos leves no bombeiro e danos graves à aeronave.

29 AGO - Aeroclube de Alegrete - AB-115 - PP-GQQ

A aeronave decolou de um aeródromo no município de Alegrete - RS com o objetivo de realizar um vôo local. Ao sobrevoar a localidade de Jararaca, após percorrer cerca de 15 NM, o piloto perdeu o controle da aeronave, que colidiu com o solo, sofrendo avarias severas em sua asa direita, motor e berço do motor e hélice. O piloto ficou gravemente ferido.

14 SET - Santa Fé Táxi Aéreo - A-36 - PT-ITE

A aeronave decolou de Florianópolis - SC (SBFL) com destino a Joaçaba - SC, para um vôo de transporte de malotes. Encontrando condições meteorológicas adversas no destino, optou por seguir para o município de Videira - SC. Informado que as condições visuais haviam melhorado (VFR) em Joaçaba, o piloto decolou para lá, mas, após 10 minutos, entrou numa formação de bancos de nevoeiros, perdendo a visibilidade. Resolveu, então, ganhar altura numa rota com morrotes à esquerda e à direita. A aeronave colidiu sua asa direita com uma palmeira, indo de encontro ao solo e incendiando-se. O piloto sofreu graves queimaduras.

15 SET - TAM - Transportes Aéreos Regionais - FK-100 - PT-MRN

A aeronave decolou de Recife - PE (SBRF) com destino a Campinas - SP (SBKP), tendo a bordo 82 passageiros e 06 tripulantes. A aproximadamente 70 NM de Belo Horizonte - MG, ocorreu uma falha de motor seguida de despressurização explosiva, tendo sido realizada uma descida de emergência no Aeroporto de Confins (SBCF). Após o pouso, procedeu-se a uma evacuação de emergência dos passageiros. Uma passageira faleceu no acidente, três passageiros sofreram lesões leves e os tripulantes permaneceram ilesos. A aeronave teve avarias graves.

16 SET - VARIG - Viação Aérea Riograndense - B 737-200 - PP-CJN

A aeronave realizava vôo regular procedente de Guarulhos - SP (SBGR) com destino a Goiânia - GO (SBGO), com o piloto em instrução para comando e tendo a bordo 06 tripulantes e 62 passageiros. No pouso em Goiânia, a aeronave ultrapassou o limite lateral esquerdo da pista, colidindo seu trem-de-pouso principal esquerdo com uma caixa de concreto e retornando à pista cerca de 1.350 metros distante do ponto de toque. Todos os tripulantes e passageiros saíram ilesos e a aeronave sofreu danos que tornam sua recuperação economicamente inviável.

22 SET - Particular - BN 2A-37 - PT-KTQ

A aeronave decolou do Aeroporto de Rio Branco - AC (SBRB) com destino ao município de Santa Rosa do Purus, com cinco pessoas a bordo. Com aproximadamente 30 minutos de vôo, um dos passageiros observou um vazamento de óleo no motor esquerdo, informando ao piloto, que decidiu retornar a Rio Branco. Durante o retorno, a aeronave começou a perder altura, culminando em um impacto com solo. O acidente causou ferimentos leves em todos os seus ocupantes e danos graves à aeronave.

26 SET – Aeroclube de Itápolis - PA 18 - PT-WCF

Durante o pouso com vento de través realizado no aeródromo de Itápolis - SP (SDIO), o piloto perdeu a reta e tentou tirar a aeronave do solo para evitar a colisão com uma cerca de arame farpado. Porém, não conseguiu obter altura suficiente, colidindo seu trem-de-pouso esquerdo num dos mourões da cerca. A aeronave colidiu com o solo no outro lado da cerca, pilonando em seguida, tendo sofrido danos graves. O piloto permaneceu ileso.

30 SET - Particular - EMB- 810 C - PT-LSG

A aeronave decolou do aeroporto de Várzea Grande - MT (SBCY) com destino a Cáceres - MT (SWKC), com plano de vôo visual, levando a bordo o piloto e um passageiro. Quando faltavam 15 minutos para o pouso, o piloto contatou um helicóptero da Polícia Militar do Estado do Mato Grosso, que se encontrava em SWKC, sendo informado que o aeródromo operava visual, mas com a visibilidade restrita, devido à névoa úmida. Os destroços da aeronave foram encontrados na Serra do Falcão, a cerca de 11 NM da pista de Cáceres. Os dois ocupantes faleceram no acidente, que destruiu totalmente a aeronave.

04 OUT - Particular - PA-34 - PT-WSQ

A aeronave decolou da Fazenda Rebeca, no município de Serra Dourada - BA, com destino a Taguatinga - TO (SWTY), onde permaneceu pouco tempo no solo e decolou novamente para Barreiras - BA (SNBR), com o piloto e quatro passageiros a bordo. Na rota, sob boas condições meteorológicas, veio a colidir com o solo na Fazenda Ouro Verde, localizada no município de Luiz Eduardo Magalhães - BA, numa área de plantação de algodão. A aeronave caiu na posição de dorso, arrastando-se por cerca de dez metros, ficando totalmente destruída. Os cinco ocupantes faleceram no acidente.

11 OUT - Particular - Cessna 182P - PT-IBN

A aeronave decolou de Teresina - PI com destino a Açailândia - MA, com o piloto e um passageiro. Com aproximadamente duas horas de vôo, o motor apresentou perda de potência, o que levou o piloto a realizar um pouso de emergência numa fazenda do município de Piquiá. Durante esse procedimento, a aeronave colidiu com uma cerca, incendiando-se em seguida. O piloto e o passageiro tiveram ferimentos leves, mas aeronave ficou seriamente avariada.

13 OUT - Continental Táxi Aéreo - EMB- 810 C (Sêneca) - PT-EVF

A aeronave, tendo a bordo o piloto e cinco passageiros, decolou às 18:00 (local) de Humaitá - PA para Altamira - PA. Após cerca de 30 minutos de vôo, houve uma parada do motor esquerdo. Tentando solucionar o problema, o piloto informou aos passageiros que faria uma transferência de combustível do tanque direito para o motor esquerdo, porém ocorreu também a parada do motor direito. Foi realizado um pouso forçado noturno na selva amazônica, resultando na morte do piloto e de dois passageiros e destruindo totalmente a aeronave. Um dos passageiros sofreu ferimentos graves e os demais sofreram ferimentos leves.

14 OUT - Particular - PA-18 - PT-IPC

A aeronave decolou do aeródromo de Gurupi - TO para realizar um vôo local, segundo um de seus dois ocupantes, de toque e arremetida. Nenhum deles possuía habilitação para o vôo. Após a primeira arremetida, realizaram uma curva de 180º a baixa altura, para iniciar nova aproximação, perdendo sustentação no procedimento, colidindo com o solo e incendiando-se. Os dois ocupantes sofreram queimaduras graves, vindo um deles a falecer dois dias após o acidente.

18 OUT - Tarp Táxi Aéreo - EMB-810 D - PT-VAN

A aeronave decolou de São Félix do Xingu - PA com destino a Redenção - PA, com sete pessoas a bordo. Após decolar e nivelar a aeronave, esta apresentou perda de potência no motor esquerdo, o que fez com que começasse a perder altitude. A cerca de 24 NM do município de Ourilândia - PA, perdendo altitude na razão de 300 pés/minuto, o piloto optou por um pouso forçado em uma pequena abertura na mata. A aeronave sofreu sérias avarias, mas os ocupantes saíram ilesos.

19 OUT - Bem-Te-Vi Táxi Aéreo - EMB- 810 C (Sêneca) - PT-EUQ

A aeronave decolou de Teresina - PI (SBTE) para um vôo de recheque de pilotos. No retorno ao aeródromo, pessoas que trabalhavam na lateral da pista avisaram o controle que a aeronave estava pousando com fogo a bordo. Os bombeiros dirigiram-se para o local, porém o checador e o co-piloto haviam saltado com o avião ainda em movimento, tendo ambos sofrido ferimentos e queimaduras graves. O comandante permaneceu a bordo, onde sofreu queimaduras que causaram sua morte. O co-piloto faleceu três dias depois. A aeronave ficou seriamente avariada.

23 OUT - Particular - C 185 - PT-BQM

De acordo com testemunhas, tratava-se de um vôo “de formatura”, com nove aviões, na comemoração do Dia do Aviador, tendo decolado do aeródromo de Piracicaba - SP (SDPW). Durante uma curva à esquerda, a aeronave PT-BQM chocou-se com uma PA-34 de matrícula PT-EAX. As hélices desta última cortaram a ponta da asa do PT-BQM, que iniciou um parafuso não controlado e colidiu com um depósito de leite. Esta aeronave sofreu avarias graves e seus dois tripulantes faleceram. A aeronave PT-EAX realizou um pouso de emergência em SDPW e seus três ocupantes saíram ilesos.

01 NOV - Particular - C 185-E - PT-IJC

A aeronave decolou às 14:00 h do aeroporto de Castro - PR (SSQT) para um vôo de lançamento de pára-quedistas. Após o lançamento, aproximadamente às 15 h, a aeronave chocou-se com um fio de uma rede de alta tensão, perdendo o controle e vindo a colidir com o solo. O piloto, único ocupante, faleceu no local e a aeronave ficou totalmente destruída.

05 NOV - Táxi Aéreo Dourado - C 206-E - PT-KPN

A aeronave realizava um vôo do município de Anajás - PA para o Aeroporto Júlio César (SBJC), em Belém - PA, tendo a bordo o piloto e cinco passageiros. De acordo com o piloto, durante a aproximação a aeronave apresentou forte vibração no motor, com presença de fumaça, o que o levou a reduzir a potência, mas em seguida o motor parou. O piloto realizou um pouso forçado num terreno baldio em Belém, que resultou em danos graves à aeronave. Dois passageiros feriram-se levemente e os demais ocupantes saíram ilesos.

07 NOV - Agroer Aviação Agrícola - EMB 202 (Ipanema) - PT-UMC

A aeronave realizava aplicação de defensivo agrícola em uma plantação de soja na Fazenda Santa Isabel, município de Itiquira - MT, ao mesmo tempo que outra aeronave da mesma empresa (PT-UCS - EMB 201-A) realizava aplicações em sentido perpendicular. Durante um “balão”, a PT-UCS colidiu com a ponta da asa da PT-UMC, que perdeu o controle e colidiu com o solo, acidente que matou seu piloto e causou graves avarias à aeronave. A outra (PT-UCS) sofreu danos leves na hélice e carenagem do motor, mas o piloto conseguiu pousar a aeronave na pista, permanecendo ileso.

14 NOV – TECPLAN Escola de Pilotagem - Robinson 22 - PT-YNH

Durante treinamento de auto-rotação realizado no Helicentro Tamboré (SDUC), município de Barueri - SP, o helicóptero chocou-se bruscamente com o solo, parando poucos metros à frente. A aeronave sofreu danos graves em seu esqui de pouso, nos rotores principal e de cauda e na fuselagem. Os dois ocupantes permaneceram ilesos.

23 NOV - Particular - EMB 820 C (Navajo) - PT-RAZ

A aeronave decolou de Bom Jesus da Lapa - BA (SBLP) com destino a Brasília - DF (SBBR), com o piloto e um passageiro a bordo. Na final para a pista 29, o piloto informou à torre de controle que estava com o trem-de-pouso baixado e travado. Em seguida, ambos os motores pararam de funcionar simultaneamente e o piloto tentou sem sucesso seu reacendimento. Durante esse procedimento, a aeronave desviou-se para a direita, evitando colidir com a torre, e veio a chocar-se com o solo a cerca de 100 metros da cabeceira. Piloto e passageiro sofreram lesões graves e a aeronave ficou economicamente irrecuperável.

25 NOV - Particular - BE 100 - PT-DNP

A aeronave decolou de do Aeroporto de Goiânia - GO (SBGO) com destino a Buriti Alegre - GO (SWYV), com o piloto e cinco passageiros a bordo. Na perna do vento para a cabeceira 5 de SWYV, o piloto tentou baixar os flapes, porém não obteve sucesso em duas tentativas, decidindo pousar sem flapes. Na curta final, foi atingido por uma descendente, o que fez com que os trens principais tocassem num muro a 8 metros da cabeceira, sendo ambos arrancados. O piloto tentou arremeter, voando mais 500 metros, mas terminando por pousar sem trens, tendo a aeronave deslizado até sua parada, quando houve um incêndio que veio a consumir todo o avião. Piloto e passageiros escaparam ilesos.

 

27 NOV - Particular - EMB- 711 C (Corisco) - PT-NGL

A aeronave, tendo a bordo o piloto e três passageiros, decolou de Matupã - MT (SWMP) com destino a Nova Xavantina - MT (SWXV). Durante esse trajeto, testemunhas (pilotos e índios da região) informaram terem avistado o avião voando a baixa altura, entre a camada de nuvens e as copas das árvores, pois o teto encontrava-se bastante baixo. De acordo com essas pessoas, ocorreu o desprendimento em vôo de uma parte da aeronave, que entrou em atitude anormal e chocou-se com as árvores e em seguida com o solo. Os quatro ocupantes faleceram no acidente, que causou danos graves à aeronave.

29 NOV - Aeromed Serviços e Táxi Aéreo - AS 350 (Esquilo) - PT-YAM

A aeronave decolou do Aeroporto Salgado Filho (SBPA), em Porto Alegre - RS, para realizar um vôo de observação para a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) sobre o município de Pinto Bandeira - RS, tendo a bordo o piloto e quatro passageiros. Ao sobrevoar o Vale do Rio das Antas, colidiu com um fio de eletrificação rural, que atravessava o rio, o que provocou a perda de controle da aeronave e sua colisão com a margem. Os cinco ocupantes faleceram no acidente, que destruiu completamente a aeronave.

02 DEZ - Assoc. Bras. de Acrobacia Aérea - 8K CAB - PP-KDY

A aeronave decolou do Aeroporto de Bacacheri (SBBI), em Curitiba - PR, para um vôo de treinamento de acrobacias, tendo a bordo o piloto e um passageiro. Durante as evoluções realizadas, ocorreu uma pane no motor, obrigando a um pouso forçado. Para atingir o ponto visado, foi necessário aumentar o ângulo de ataque da aeronave, a fim de evitar sua colisão com um grupo de árvores. O procedimento ocasionou o estol da mesma, que colidiu com o solo. No acidente faleceram seus dois ocupantes e a aeronave ficou seriamente avariada.

08 DEZ - Converge Aviação Agrícola - AT 40-1A - PT-XCA

A aeronave decolou de uma fazenda no município de Alto do Garças - RS, para um vôo de pulverização agrícola sobre uma lavoura de soja. Após realizar a primeira passagem e aplicação, iniciou uma curva à esquerda, quando o piloto perdeu o controle da aeronave e começou a perder altitude, vindo a chocar sua asa esquerda com o solo e pilonar em seguida. A aeronave teve danos graves mas seu piloto saiu ileso

17 DEZ - Rio Sul Serviços Aéreos Regionais - Boeing 737-500 - PT-SSI

A aeronave com 6 tripulantes e 102 passageiros a bordo havia decolado do Rio de Janeiro - RJ (SBGL) e executava o procedimento ILS para a pista 16 do Aeroporto de Confins - MG (SBCF). Esse aeródromo operava sob condições IFR, com meteorologia desfavorável, havendo precipitação sobre o campo. Na aproximação, a aeronave desceu abaixo da rampa, efetuando um toque antes da pista, flutuando em seguida e tocando novamente de maneira brusca, o que provocou o colapso do trem-de-pouso principal esquerdo. A aeronave prosseguiu apoiada sobre o motor esquerdo, parando a 1.700 metros da cabeceira. A evacuação foi realizada com sucesso e tanto tripulantes como passageiros permaneceram ilesos. Os danos sofridos pela aeronave tornam necessários grandes reparos.

18 DEZ - Particular - E-711T - PT-RIR

A aeronave havia decolado do aeródromo de Rio Claro - SP (SDRK) e realizava um vôo de lançamento de panfletos sobre o bairro Serra Verde, município de Piracicaba - SP, quando colidiu com os fios de uma rede de alta tensão. O piloto perdeu o controle da aeronave, que caiu sobre uma rua e explodiu, acidente que matou seus dois ocupantes. A aeronave ficou completamente destruída.