03 JAN - Nadiana Aviação Agrícola - EMB-202 - PT-UKC
A aeronave decolou de Porto dos Gaúchos - MT (SWYX) para realizar uma aplicação de defensivo agrícola na Fazenda Cometa, município de Tapurá - MT, distante aproximadamente 50 km do local de decolagem. Após 10 minutos de vôo, ao encontrar formações pesadas à frente, o piloto decidiu retornar e posteriormente, resolveu pousar em um local não homologado. O toque se deu no segundo terço da “pista” e não foi possível parar a aeronave, que pilonou em uma plantação de soja. O piloto sofreu lesão grave na coluna e a aeronave teve danos leves.
09 JAN - Agroaérea Vila Velha Ltda. - EMB-201 (Ipanema) - PT-GNV
A aeronave realizava aplicação de defensivo agrícola na Fazenda Dallarosa, no município de Primavera do Leste - MT. Durante a realização de uma curva para a esquerda, o motor da aeronave apresentou perda de potência, e esta começou a perder altitude. O piloto tentou um pouso forçado, mas a aeronave colidiu com uma cerca, perdendo o controle e colidindo com o solo. O piloto saiu ileso do acidente, que causou graves danos estruturais na aeronave.
22 JAN - Particular - Cessna 180 - PT-AVE
A aeronave decolou da Fazenda Balneário Paraíso, município de Senador Guiomar - AC, para um vôo de lançamento de pára-quedistas. Após efetuar o lançamento, o piloto realizou um sobrevôo de uma área distante cerca de 4 km da pista. Durante esse procedimento, o motor apagou e o piloto tentou um pouso de emergência em uma estrada no meio da selva. A ponta da asa tocou em uma árvore, fazendo com que esta perdesse o controle e colidisse violentamente com o solo. O piloto faleceu com o impacto e a aeronave sofreu danos graves.
28 JAN - Particular - Cessna 140A - PT-AIB
A aeronave decolou do Aeródromo Municipal de Sorriso - MT com destino a um aeródromo privado, também nesse município. Ao cruzar a vertical do aeródromo de destino, o piloto realizou um “looping”, seguindo para a aproximação para a pista. Ao ingressar na final, a aeronave colidiu com os fios de energia de uma rede elétrica, vindo a chocar-se com o solo a cerca de 400 metros da cabeceira. O piloto faleceu no local e a aeronave sofreu avarias graves.
31 JAN - Tecplan Escola de Pilotagem - Robinson RH-22 - PT-YNI
O helicóptero realizava um vôo de instrução em uma pista de ultraleves localizada na área Sítio de Aviação da Represa de Guarapiranga, próximo a São Paulo - SP. Durante um treinamento de auto-rotação, o piloto perdeu o controle da aeronave, que chocou-se bruscamente com o solo, quebrando seus esquis. Em seguida, subiu um pouco, deslocou-se para frente e tocou novamente no solo, tombando à esquerda. Os dois tripulantes saíram ilesos, mas a aeronave ficou seriamente avariada.
06 FEV - Particular - Cessna 206 C - PT-DCK
A aeronave decolou de Campo Grande (Teruel Ipanema Estância - SSIE) para Ibaté - SP (SDIE), com três pessoas a bordo, a fim de realizar vôo de manutenção. Na altura da Fazenda Fittipaldi Citro, município de Araraquara - SP, de acordo com informações da pessoa que pilotava a aeronave, ocorreu perda de potência no motor, tendo decidido por um pouso de emergência na pista da fazenda. Durante a aproximação final, a aeronave colidiu com laranjais a cerca de 300 metros da cabeceira da pista, sofrendo avarias graves. Seus ocupantes, entretanto, permaneceram ilesos.
10 FEV - Particular - Airtractor AT- 402 A - PR-MPC
A aeronave realizava a aplicação de defensivo agrícola em uma plantação de soja na Fazenda Leonardo, localizada no município de Itiquira - MT. Após a realização de um “balão” (reversão ao final da passagem), ocorreu um desvio e a aeronave tocou com a ponta da asa esquerda no solo, após o que se deslocou por cerca de 100 metros sobre uma plantação de algodão. Ao final desse percurso, a aeronave incendiou-se, o que provocou a morte do piloto, que não conseguiu abandonar o “cockpit”. A aeronave ficou em estado irrecuperável.
18 MAR - VARIG - Viação Aérea Riograndense - B 727-100 - PP-VLV
A aeronave, com três tripulantes a bordo, voava de Salvador - BA (SBSV) para Confins - MG (SBCF), cumprindo vôo regular de transporte de carga. Ao efetuar o pouso no Aeroporto de Confins, às 22:20 hs (local), após rolar por alguns segundos na pista, a aeronave perdeu o seu conjunto de trem-de-pouso esquerdo, que colidiu com o motor do respectivo lado. Em seguida, deslocou-se sem controle efetivo, apoiada em sua asa esquerda, girando e se posicionando no sentido contrário ao do pouso. Todos os ocupantes saíram ilesos, mas a aeronave sofreu avarias estruturais graves.
05 ABR - Semear Aviação Agrícola - EMB-201 (Ipanema) -PT-GUU
A aeronave estava realizando um vôo para aplicação de produto agrícola em área da Usina Caité, em Maceió - AL. No primeiro vôo do dia, na 4ª passagem, quando efetuava o “balão”, o piloto avistou uma rede elétrica. Mesmo tentando desviar-se, ele não conseguiu evitar que a ponta da asa esquerda colidisse com a rede, o que fez com que perdesse o controle da aeronave. Recuperou uma tendência a entrar em dorso, mas colidiu em atitude picada com o solo, com a aeronave incendiando-se após a queda. O piloto sofreu ferimentos leves.
11 ABR -Aeromil Táxi Aéreo - BK- 117 C - PT-YSP
O helicóptero realizava um vôo de treinamento de monomotor a baixa altura ( 200 pés) sobre uma pista de ultraleves no Sítio de Aviação da Represa de Guarapiranga, em São Paulo - SP. Após a redução do motor Nº 1, houve acentuada perda de rotação do rotor principal. Em seguida, com atitude cabrada, aeronave tocou o solo bruscamente com o rotor de cauda e o esqui de cauda, perdendo o “tail boon”. Com os impactos, a aeronave capotou, parando entretanto em posição normal. Os danos verificados foram graves, o piloto saiu ileso e o aluno e uma passageira sofreram ferimentos leves.
09 MAI - Banalves Aviação Agrícola - Piper PA-25 - PT-WKB
A aeronave realizava um vôo de pulverização agrícola sobre uma plantação de bananas localizada no município de Luiz Alves - SC, a última aplicação no período da manhã. Quando da passagem (tiro) de arremate no sentido perpendicular à área, a aeronave chocou-se com o terreno, ficando totalmente destruída com a colisão. O piloto, única pessoa a bordo, foi retirado inconsciente da aeronave, tendo sofrido ferimentos leves.
22 MAI - Particular - EMB- 810 C (Sêneca II) - PT-RQE
A aeronave decolou do Aeroporto da Pampulha (SBBH), em Belo Horizonte - MG para o Aeroporto de Campos dos Goitacazes - RJ (SBCP), com o piloto e dois passageiros a bordo. Logo após a decolagem, a aeronave iniciou uma curva à direita, desviando-se das edificações nas proximidades da pista. Na seqüência, o piloto comandou uma curva à esquerda e, pouco depois, a aeronave perdendo altura, colidiu com um terreno em aclive. Os três ocupantes feriram-se gravemente e a aeronave ficou inteiramente destruída.
24 MAI - Amazonaves Táxi Aéreo - EMB-720 D (Minuano) - PT-OFA
Tratava-se de um vôo de experiência (vôo local), após serem realizadas uma inspeção geral (1.000 horas) e a pesagem da aeronave, que decolou de Atibaia – SP (SDTB), tendo apenas o piloto a bordo. O motor apagou após a decolagem e o piloto realizou uma curva à direita e tentou um pouso de emergência em um terreno baldio. A aeronave completou aproximadamente 270 graus de curva e estolou antes do arredondamento, chocando-se violentamente com o solo e sofrendo graves danos. O piloto saiu gravemente ferido.
25 MAI - Tio Táxi Aéreo - Cessna 310 - PT-LXU
A aeronave decolou de Manaus - AM (SBEG) para Parintins - TO (SWPI), com dois tripulantes e quatro passageiros a bordo. Na decolagem, ao cruzar a cabeceira oposta, os pilotos perceberam que a EGT do motor direito estava acima do normal e com as RPM em 1500. Perdendo altura, foi tentado um pouso forçado após o corte do motor direito. Durante esse procedimento, a aeronave colidiu em seqüência com duas árvores antes de atingir o solo, percorrendo cerca de 200 metros até a parada total e ficando seriamente avariada. Os tripulantes sofreram escoriações leves e um passageiro feriu-se com gravidade.
04 JUN - Marco Zero Táxi Aéreo - EMB 721 C (Sertanejo) - PT-EPH
A aeronave decolou de Oiapoque - AP para Macapá - AP, tendo a bordo o piloto e quatro passageiras. O Plano de Vôo previa a duração de 1: 40 h para o trecho, sendo que na rota havia formações pesadas (CB’s). Embora o piloto possuísse habitação IFR, a aeronave não era habilitada para esse tipo de vôo. A aeronave desapareceu antes de chegar ao destino, sendo encontrada a 42 milhas de Oiapoque, completamente destruída em meio à mata amazônica. Os cinco ocupantes faleceram no acidente.
11 JUN - Oliveira Silva Táxi Aéreo - EMB 810 (Sêneca) - PT-RMK
A aeronave decolou de Vila Rica - MT (SWVC) para Porto Alegre do Norte - MT (SWPQ), realizando transporte de malote bancário. Após a decolagem efetuada pelo co-piloto, sofreu perda de potência no motor esquerdo. O comandante assumiu o vôo e, após embandeirar esse motor, conseguiu controlar o avião, tentando retornar à pista. Na final, não obteve indicação de baixamento dos trens, o que o levou a arremeter monomotor, guinando para a esquerda. Perdeu, então o controle da aeronave e, ao desviar-se de uma árvore, a aeronave veio a colidir com uma cerca e em seguida com o solo, incendiando-se totalmente. Os tripulantes tiveram lesões leves.
02 JUL - Táxi Aéreo Fortaleza - Aero Commander 500-S - PT-KZD
Após uma inspeção de 50 horas com troca de componentes do motor esquerdo, a aeronave decolou do Aeroporto de Fortaleza - CE (SBFZ) para um vôo de experiência. Logo após a decolagem, apresentou perda de potência nesse motor, seguida de apagamento do mesmo. Com isso, segundo o piloto, o motor direito teria sido embandeirado por engano. A aeronave veio a colidir com residências a cerca de 300 metros da cabeceira, no prolongamento esquerdo da mesma. Três ocupantes sofreram lesões leves, um deles saiu ileso e uma pessoa do solo sofreu ferimentos leves. A aeronave ficou seriamente danificada.
11 JUL - Aeroclube de Piracicaba - Neiva 56C1 (Paulistinha) - PP-HMP
Instrutor e aluno realizavam treinamento de toque e arremetida no aeródromo de Piracicaba - SP (SDPW). Após a primeira arremetida, ao girar a perna base pela esquerda para novo pouso, a aeronave foi envolvida por forte nevoeiro com rajadas de vento. Percebendo que perdia o controle da aeronave, o piloto tentou retornar ao aeroporto, mas a aeronave perdeu altitude, colidindo com árvores e em seguida com o solo em um canavial de uma fazenda da região. Os dois tripulantes faleceram no local e a aeronave sofreu danos graves.
27 JUL - Particular - EMB- 720 C (Minuano) - PT-EXA
A aeronave havia decolado do Aeroporto Eduardo Gomes (SBEG), em Manaus - AM, com o piloto e quatro passageiros, com destino a Lábrea - AM. Decidiu, porém, pousar em uma pista não homologada no Município de Tapauá - AM, para adaptar a aeronave a fim de realizar filmagens sobre a Reserva de Abufari, na região. Após esse vôo, retornando novamente a Tapauá, ocorreu forte barulho no motor, seguido de perda de potência, obrigando o piloto a realizar um pouso forçado às margens de um lago. A aeronave sofreu sérias avarias, mas seus ocupantes permaneceram ilesos.
28 JUL - Particular - EMB- 820 C (Navajo) - PT-ETT
A aeronave decolou do aeródromo de Fernandópolis - SP (SDFD) com seis pessoas a bordo, para realizar um vôo local. Mesmo sem possuir qualquer habilitação o marido da proprietária da aeronave ocupava o assento do piloto. Alguns minutos após a decolagem a aeronave colidiu com o solo, incendiando-se em seguida. O acidente provocou a morte de um dos passageiros, outros dois sofreram lesões graves e os demais ocupantes lesões leves, entre eles aquele que pilotava a aeronave. A aeronave ficou seriamente avariada.
02 AGO - Caburaí Táxi Aéreo - Bell 206 B (Jet Ranger) - PT-HBV
O helicóptero decolou da área interna de um Pelotão de Fronteira do Exército, localizado no município de Surucucu - RR, para um vôo noturno até uma área indígena próxima a instalações da FUNAI, distantes aproximadamente 3 km. A bordo estavam o piloto e um auxiliar de mecânico. Logo após a decolagem, a aeronave veio a colidir com o solo, acidente que vitimou seus dois ocupantes. O helicóptero sofreu avarias graves.
05 AGO - Aeroclube de São José do Rio Preto - Cessna 172 - PT-CLU
A aeronave realizava um vôo local a baixa altura, tendo decolado do aeródromo de São José do Rio Preto - SP (SBSR). O piloto não conseguiu manter a aceleração da aeronave que, perdendo velocidade, estolou e colidiu com o solo em uma área rural da Fazenda Domingos Maria, no município de Mirassol - SP. O piloto e dois passageiros sofreram ferimentos graves, o outro passageiro ficou levemente ferido. A aeronave teve danos estruturais graves.
08 AGO - Soure Táxi Aéreo - EMB- 810 C (Sêneca II) - PT-ETG
Proveniente de Tucuruí - PA (SBTU), tendo o piloto e quatro passageiros a bordo, a aeronave efetuou um pouso às 17:30 h em uma pista - cuja homologação estava revogada há 12 anos - localizada no município de Cametá - PA. Após o pouso e ainda com velocidade, a ponta da asa esquerda da aeronave atingiu uma mulher que caminhava na lateral da pista, causando sua morte. A aeronave sofreu danos leves.
10 AGO - Tropical Táxi Aéreo - Aero Commander 500-S- PT-KBF
Durante o acionamento dos motores da aeronave, na pista da Fazenda Nova Vida (SWNI), no município de Ariquemes - RO, um homem aproximou-se inadvertidamente, colidindo com as hélices em rotação do motor esquerdo. O choque provocou traumatismo craniano no mesmo, que, apesar de ter sido transportado com vida para um hospital de Porto Velho - RO, veio a falecer no dia seguinte. A aeronave sofreu avarias leves.
13 AGO - Padrinho Aero Agrícola - EMB 202 (Ipanema) - PT-UJZ
A aeronave decolou de uma pista não homologada na Fazenda Cristalina e seguia, segundo o proprietário da Empresa, com destino à fazenda Tarumã, ambas localizadas no sul do Pará, tendo apenas seu piloto a bordo. Havia muita fumaça na região e a visibilidade estava restrita. Após cerca de sete minutos de vôo, a aeronave colidiu com uma serra a aproximadamente 5 NM a noroeste do município de Santana do Araguaia - PA. O piloto faleceu no local e a aeronave incendiou-se, sofrendo danos que tornaram sua recuperação inviável.
28 AGO - Rondon Aviação Agrícola - Air Tractor 402-A - PT-XAG
A aeronave decolou do aeródromo de Guarantã do Norte - MT (SSNM) para realizar uma avaliação de uma área distante 35 NM da origem, onde faria uma pulverização no dia seguinte. No regresso, o piloto encontrou condições de visibilidade prejudicadas devido à fumaça de queimadas, decidindo voar baixo, para obter contato visual com o solo. Optou por pousar na primeira pista que avistou, em uma fazenda da região, mas percebeu um fio de alta tensão próximo à cabeceira da pista. Tentando desviar-se, cabrou abruptamente a aeronave, perdendo então o controle e vindo a colidir com o solo. A aeronave incendiou-se completamente, inviabilizando sua recuperação, mas o piloto nada sofreu.
30 AGO - Rico Linhas Aéreas - EMB-120 (Brasília) - PT-WRQ
A aeronave, procedente de Cruzeiro do Sul (SBCZ), com escala em Tarauacá (SBTK), estava em procedimento instrumento (descida Delta 4), para o Aeroporto de Rio Branco, todo o vôo realizado no estado do Acre. Havia formações pesadas na região do aeródromo, naquele momento. A aeronave veio a colidir com o solo a 5 km da cabeceira 06, na aproximação final. A mesma sofreu danos que tornam sua recuperação inviável, seus três tripulantes e dezessete passageiros faleceram no local. Três passageiros vieram a falecer posteriormente e oito sofreram lesões graves.
30 AGO - TAM Linhas Aéreas - Fokker 28 MK-100 - PT-MQH
A aeronave decolou de Guarulhos - SP (SBGR) com destino a Campo Grande - MS (SBCG). Durante a fase de cruzeiro, ocorreu o acendimento dos alarmes de “fuel filter” (filtro de combustível) e logo em seguida de “fuel low press” (baixa pressão do combustível) no motor direito. Foram executadas as ações previstas no “check-list” de emergência. Após um breve período de tempo ocorreu um desbalanceamento de combustível. Foi percebido então que a aeronave estava perdendo combustível rapidamente. A tripulação optou pelo pouso em Araçatuba - SP (SBAU), porém os dois motores apagaram quando a aeronave encontrava-se ainda a 16 milhas daquele aeródromo. A aeronave executou um pouso de emergência em uma fazenda, sofrendo avarias graves. Quatro passageiros sofreram ferimentos leves, os demais passageiros e tripulantes saíram ilesos.
06 SET - Particular - EMB- 710 C (Carioca) - PT-NCX
A aeronave decolou do Aeroporto Júlio César (SBJC), em Belém - PA com destino a Altamira - PA, tendo a bordo dois pilotos e dois passageiros. Logo após sair do solo, a aeronave apresentou uma falha de motor. O Comandante decidiu continuar com a decolagem e retornar à pista, curvando à esquerda, na tentativa de pousar na cabeceira oposta à de decolagem, porém não alcançou seu objetivo, colidindo com o solo a 350 metros da cabeceira, após chocar-se com uma árvore. A aeronave incendiou-se, ficando gravemente danificada. Os pilotos faleceram no local e os dois passageiros sofreram ferimentos graves.
09 SET - Particular - Piper 28R-200 - PT-DTN
A aeronave decolou do aeródromo de Campo de Marte (SBMT), em São Paulo - SP, com destino a Marília - SP (SBML), com cinco pessoas a bordo e plano de vôo visual (VFR). Testemunhas afirmaram ter visto a aeronave sobrevoar suas casas a baixa altura e muito próximo aos morros que circundam a região. Logo após, se ouviu um grande estrondo. Moradores locais localizaram os destroços da aeronave, que ficou seriamente avariada. Três passageiros faleceram, um outro sofreu ferimentos leves e o piloto ferimentos graves.
14 SET - Total Linhas Aéreas - ATR 42-300 - PT-MTS
A aeronave, realizando um vôo de rede postal noturna, decolou de Guarulhos - SP (SBGR) com destino a Londrina - PR (SBLO). Mantinha o nível de vôo 180, quando, cerca de uma hora após a decolagem, o Controle Curitiba perdeu o contato radar com a aeronave. Seus destroços foram encontrados espalhados em torno de uma cratera, no Sítio Rincão, próximo à Fazenda Holambra II, município de Estância de Paranapanema - SP. Os dois tripulantes faleceram no local.
22 SET - Aeroclube de Jaciara - Aeroboero AB-115 - PP-GND
A aeronave realizava um vôo do aeródromo de Jaciara - MT (SWJC) para Primavera do Leste - MT (SWPY), tendo a bordo um instrutor e um aluno. Após o pouso em Primavera do Leste, o aluno desembarcou, subindo a bordo um passageiro, para a realização de um vôo local. Após essa segunda decolagem, a aeronave perdeu altura, vindo a colidir com o solo em atitude picada, a aproximadamente 5 km da cabeceira da pista. Seus dois ocupantes faleceram no local e a aeronave ficou seriamente avariada.
24 SET - Rádio e TV Difusora do Maranhão - EMB-810 D (Sêneca III) - PT-RVI
A aeronave decolou de Paço do Lumiar (SNOZ), com destino ao município de Humberto de Campos, ambos no Estado do Maranhão, tendo a bordo o piloto e cinco passageiros. A pista de Humberto de Campos encontrava-se desativada, sem condições operacionais, havendo por toda a sua área uma circulação constante de pedestres, ciclistas e animais. No deslocamento após o pouso, de aproximadamente 100 metros, a aeronave colidiu a ponta de sua asa esquerda com a cabeça de um transeunte, que veio a falecer. A aeronave e seus ocupantes nada sofreram.
27 SET - Prática Táxi Aéreo - Bell 206 B (Jet Ranger) - PT-HVF
O helicóptero havia decolado do Aeroporto Pinto Martins (SBFZ), em Fortaleza - CE, para um vôo de controle ambiental, tendo a bordo o piloto e quatro técnicos do IBAMA e da SEMACE. O vôo era composto por quatro etapas e, na última, retornando para Fortaleza com 3:40 h de vôo, ocorreu o apagamento do motor em vôo. O piloto realizou um procedimento de auto-rotação, tentando desviar-se de obstáculos (casas e árvores), mas o helicóptero descontrolou-se ao tocar o solo, tombando e sofrendo graves avarias. O piloto sofreu ferimentos graves, três passageiros ficaram levemente feridos e um deles permaneceu ileso.
29 SET - Olinda Táxi Aéreo - EMB- 810 C (Sêneca II) - PT-EZB
A aeronave decolou de Arcoverde (SNAE) para Recife, ambos municípios do Estado de Pernambuco, tendo a bordo dois tripulantes e quatro passageiros. Logo após a decolagem, o motor esquerdo perdeu potência. O piloto imediatamente entrou em uma curva pela esquerda, para tentar ingressar na perna do vento e prosseguir para o pouso, mas a aeronave não ganhou altura e terminou por colidir com uma árvore e, em seguida, dois muros, incendiando-se totalmente. Os ocupantes sofreram ferimentos leves.
02 OUT - Particular - EMB-110 (Bandeirante) - PT-SRM
A aeronave decolou do aeródromo Independência (SIIN) para o aeródromo Mundico Coelho (SNMD), ambos localizados no município de Itaituba - PA. Na corrida após o pouso no destino, colidiu com uma motocicleta que atravessava a pista, conduzindo duas pessoas. O passageiro da moto faleceu no local e seu condutor sofreu lesões graves. A aeronave não chegou a sofrer qualquer dano significativo, e seus ocupantes permaneceram ilesos.
03 OUT - Rumo Norte Táxi Aéreo - EMB- 721 C (Sertanejo) - PT-EBK
A aeronave, tendo a bordo o piloto e três passageiros, decolou de São Gabriel da Cachoeira (SBUA) com destino a Yauaretê (SBYA), ambos municípios do Estado do Amazonas, vôo realizado para o transporte de urnas eletrônicas para o Tribunal Regional Eleitoral. Os destroços da aeronave foram localizados em meio à mata, a cerca de 3 km da pista de São Gabriel da Cachoeira. Os quatro ocupantes faleceram no local.
07 OUT - Particular - Lear Jet 60 - N5027Q
A aeronave decolou de Marília - SP (SBML) com destino a Santa Cruz do Sul - RS (SSSC), transportando três tripulantes e dois passageiros. No pouso, realizado sob condições chuvosas, a aeronave tocou a aproximadamente 400 metros da cabeceira da pista. Não foi possível efetuar a frenagem nos limites da pista e a aeronave ultrapassou-os, colidindo lateralmente com um barranco localizado a 50 metros da cabeceira oposta. O co-piloto veio a falecer, o piloto sofreu ferimentos graves e os demais ocupantes tiveram ferimentos leves. A aeronave sofreu danos que inviabilizam sua recuperação.
15 OUT - Particular - C-310 K - PT-CPE
A aeronave, tendo a bordo o piloto e um passageiro, decolou do aeródromo de Grajaú (SNGJ) para Imperatriz (SBIZ), ambos municípios do Estado do Maranhão, para um vôo de traslado com o objetivo de realizar uma inspeção no destino. Após a decolagem, o piloto não conseguiu recolher o trem-de-pouso, decidindo continuar com o trem em baixo. Com cerca de 30 minutos de vôo, o motor parou, sendo impossível reacendê-lo, e o piloto resolveu alternar para um aeródromo não homologado em Itaguatins - TO. Na curta final, a aeronave perdeu sustentação, vindo a colidir sua asa direita em um desnível do terreno, pilonando e incendiando-se totalmente em seguida. O piloto sofreu lesões leves e o passageiro permaneceu ileso.
15 OUT - Oliveira Silva Táxi Aéreo - EMB- 810 C (Sêneca) - PT-EJI
A aeronave decolou do Aeroporto de Dourados - MS (SSDO), com piloto, co-piloto e um tripulante de revezamento a bordo, para um vôo de transporte de malotes. Logo após a decolagem, ocorreu uma falha do motor direito, seguida de trajetória descendente da aeronave. Foram alijados 29 malotes para reduzir o peso, mas o piloto não conseguiu estabilizar a aeronave, que terminou por colidir com uma árvore e, em seguida, violentamente contra o solo. O co-piloto veio a falecer, os demais sofrendo ferimentos graves. A aeronave ficou economicamente irrecuperável.
17 OUT - Aero Express Táxi Aéreo - Cessna 208 B (Caravan) - PT-MES
Durante o acionamento do motor para início do táxi no pátio de estacionamento do Aeroporto de Guarulhos - SP (SBGR), com a aeronave ainda parada e dois tripulantes a bordo, um funcionário da administração aeroportuária aproximou-se da aeronave. Alertado pelo comandante para que se afastasse, deslocou-se em direção à hélice, que o atingiu no braço esquerdo, ferindo-o gravemente. A aeronave nada sofreu.
17 OUT - Jat Aerotáxi - Bell 206 (Jet Ranger) - PT-YBH
O helicóptero decolou do município de Três Lagoas - MS (SSTL), para um vôo de verificação de gasodutos para o IBAMA, com o piloto e cinco passageiros, tencionando seguir posteriormente para o Aeroporto de Campo Grande - MS (SBCG). Dois minutos após a decolagem, já a 800 pés, acendeu-se a luz indicadora de limalha, o que levou o piloto a decidir por um pouso para verificação. Em seguida, ouviu-se um forte estrondo no motor, seguido de perda de potência, iniciando-se uma auto-rotação. O pouso foi brusco e com o choque a pá do rotor principal cortou o “tail boom”. Houve incêndio, que foi controlado com extintor. Todos os ocupantes permaneceram ilesos, mas a aeronave sofreu graves avarias.
09 NOV - Aeroclube de Macaé - Aeroboero AB-115 - PP-FGU
A aeronave decolou de Macaé - RJ (SBME) para Conselheiro Lafaiete – MG (SNKF), tendo a bordo o piloto e o co-piloto, em uma missão de traslado para executar uma Inspeção Anual de Manutenção (IAM). Os dois tripulantes também eram instrutor e aluno do Aeroclube de Macaé e aproveitaram o traslado para efetuar instrução. Após 44 minutos de vôo, já nivelado próximo ao município de Friburgo - RJ, o motor apresentou perda de potência, obrigando o instrutor a assumir o comando e realizar um pouso forçado numa estrada daquela cidade. A aeronave sofreu danos graves, mas seus ocupantes saíram ilesos.
14 NOV - Agroaérea Vila Velha - EMB 201 (Ipanema) - PT-GSX
A aeronave havia decolado de uma pista de fazenda próxima ao município de Roxo Ruiz - PR, tendo apenas seu piloto a bordo, para um vôo de instrução solo de trinta minutos, realizando “tiros” de água. Após passado o tempo de instrução sem que a aeronave regressasse à base, foi feito contato com o piloto através de telefone celular, sendo comunicado o acidente. Sem conseguir informar onde se encontrava nem as circunstâncias em que o acidente ocorreu, o piloto foi localizado ao lado dos destroços de sua aeronave e transportado para o hospital, com ferimentos leves. A aeronave sofreu danos graves.
22 NOV - Aeróleo Táxi Aéreo - Sikorsky S- 76 A - PT-HUI
O helicóptero havia decolado do Aeroporto de Macaé - RJ (SBME), com piloto e co-piloto a bordo, para um vôo de verificação após manutenção de ajuste nos motores. Quando a aeronave iniciou uma curva nivelada a 500 pés, os tripulantes ouviram um forte estampido seguido de uma tendência de giro descontrolado em espiral para a esquerda, o que obrigou a um pouso forçado na encosta de uma elevação a cerca de 8 km do Aeroporto de Macaé. Após o pouso, a tripulação abandonou o helicóptero, que permaneceu com os motores acionados e incendiou-se, sofrendo graves avarias. Os tripulantes tiveram lesões leves.
30 NOV - Particular - EMB- 711 C (Corisco) - PT-NBP
A aeronave decolou da pista Aeroxingu (SNZE) em Altamira, com destino a Anapu, ambos municípios do Estado do Pará, tendo a bordo o piloto e três passageiros. Como Anapu não possui pista homologada, o piloto pretendia pousar na rodovia Transamazônica, procedimento irregular praticado na região. Na aproximação final, o piloto percebeu um caminhão que adentrava perpendicularmente a pista e, ao arremeter com a aeronave configurada para o pouso, esta se chocou com fios de alta tensão que margeavam a estrada, colidindo em seguida violentamente com o solo. O piloto e dois passageiros vieram a falecer e um passageiro escapou com ferimentos graves. A aeronave sofreu sérios danos.
30 NOV - Particular - BE95-B55 (Beech Aircraft)) - PT-LRN
A aeronave decolou de Marília - SP (SBML) com destino a Florianópolis - SC (SBFL), tendo quatro pessoas a bordo. As condições meteorológicas na rota eram desfavoráveis e a aeronave perdeu o controle após haver ingressado em uma formação do tipo Cummulus Nimbus (CB). Os dois motores da aeronave foram encontrados separados entre si a uma distância de cerca de 200 m e a aproximadamente 1,5 km da fuselagem, indicando que a aeronave partiu-se no ar, em função das grandes forças externas sofridas a que foi submetida naquelas condições atmosféricas. Os quatro ocupantes faleceram no acidente.
01 DEZ - Aeromaster Táxi Aéreo - Robinson R-44 - PT-YGK
Operado por um piloto, o helicóptero havia decolado de um terreno baldio para o transporte de três passageiros dentro da cidade de São Paulo - SP. Logo após a decolagem, a aeronave apresentou perda de potência, o que obrigou a um pouso de emergência. Esse procedimento não foi executado adequadamente e a aeronave chocou-se violentamente com o solo, sofrendo avarias graves. Seus ocupantes, porém, permaneceram ilesos.
01 DEZ - Particular - Cessna C-500 - PT-LIY
A aeronave decolou de Goiânia - GO (SBGO) com destino a Marília - SP (SBML), tendo a bordo dois pilotos e sete passageiros. Durante o pouso em Marília, os tripulantes perderam o controle da aeronave, que ultrapassou os limites da pista, vindo colidir com obstáculos do terreno e parando a cerca de 160 metros da cabeceira. A aeronave ficou seriamente avariada e os dois pilotos e dois passageiros sofreram ferimentos leves.
07 DEZ - Particular - Neiva NE-821 (Carajás) - PT-VEY
A aeronave decolou do Aeroporto dos Guararapes (SBRF), em Recife, com destino ao município de Araripina (SNAB), ambos no Estado de Pernambuco, com dois tripulantes e quatro passageiros a bordo. Após tocar o solo em Araripina, o Cmte. verificou uma tendência da aeronave em seguir para a direita, o que o levou a arremeter. No segundo pouso, o toque ocorreu ligeiramente à esquerda da pista e a aproximadamente 180 metros da cabeceira. Com a mesma tendência à direita, a aeronave ficou sem controle, percorrendo mais 250 metros, saindo da pista e colidindo seu trem-de-pouso direito com uma estrutura de alvenaria. Em seguida, flutuou mais 65 metros e colidiu com uma cerca de arame e um barranco, incendiando-se totalmente. O Cmte. e um dos passageiros faleceram em conseqüência do fogo, e os demais ocupantes sofreram ferimentos leves.
13 DEZ - Particular - EMB-720 D (Minuano) - PT-VNF
A aeronave, com o piloto e três passageiros a bordo, voava de Campo Grande para a Fazenda São Sebastião, localizada em Corumbá, ambos municípios do Mato Grosso do Sul. Nas imediações da Fazenda Águas Vivas, já no município de Corumbá, o piloto percebeu uma anormalidade no funcionamento do motor e decidiu realizar um pouso de emergência num campo não homologado. Ao pousar, a aeronave colidiu com uma cerca de arame farpado, vindo a correr por 180 metros até sua parada total. Logo em seguida iniciou-se um incêndio, que destruiu completamente a aeronave. O piloto e um dos passageiros sofreram lesões leves e os outros dois passageiros saíram ilesos.
19 DEZ - Particular - Cessna 177B - PT-ILW
A aeronave decolou de Luziânia (SWUZ) com destino a Anápolis (SWNS), ambos municípios do Estado de Goiás. Após cruzar a cabeceira oposta a 100 pés de altura, o piloto percebeu que a aeronave não conseguia ganhar altura nem aumentava a velocidade. O piloto decidiu curvar à esquerda, procurando uma área livre de obstáculos. Julgando encontrar-se em uma situação de pré-estol, retardou o recolhimento dos flapes, continuando a perder altura lentamente. O piloto optou então por um pouso de emergência numa área de pasto, porém a aeronave colidiu com fios de uma rede elétrica a 10 metros de altura e, em seguida, com o solo, incendiando-se. O piloto sofreu lesões leves e os três passageiros saíram ilesos. A aeronave sofreu danos graves.
28 DEZ - Prática Táxi Aéreo - Bell 206 L3 (Jet Ranger) - PT-HTQ
O helicóptero decolou de Fortaleza (SBFZ) às 08:50h (local) com plano de vôo para o heliponto de Paracurú (SNHB), ambos municípios do Estado do Ceará, com o piloto e quatro passageiros. Ao aproximarem-se de Paracurú, os passageiros solicitaram ao piloto que prosseguisse até São Benedito, também no Ceará, onde deveria ser feito um sobrevôo na região, com pouso naquela localidade. Às 10:20h (local), ao término do sobrevôo em São Benedito, a aeronave foi atingida por forte rajada de vento e lançada em direção ao solo, ficando gravemente danificada. Seus ocupantes, porém, nada sofreram.
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