Se você não consegue visualizar esta imagem, clique aqui.

 

 

             

 

 

Edição n°9 | 17 de julho de 2009

 

 

 

 

    

 

Tráfego de passageiros cresce 3,23% no semestre

Enquanto os Estados Unidos e a Europa registram queda no tráfego aéreo em conseqüência da crise mundial, no Brasil o setor mantém crescimento. Dados divulgados pela ANAC mostram o aumento de 9,43% no volume de passageiros (medido em passageiros por quilômetro pago transportado) nas rotas domésticas em junho de 2009, comparado a junho de 2008. No ano, o crescimento acumula 3,23%, na comparação com o primeiro semestre do ano passado. Já nas rotas internacionais operadas pelas companhias brasileiras, a elevação no tráfego de passageiros foi de 2,59% em junho, mas no acumulado de janeiro a junho de 2009 houve queda de 5,64%. Tanto nas linhas domésticas quanto nas internacionais, a taxa de ocupação média das aeronaves foi menor no primeiro semestre de 2009. Caiu de 67% para 63% nos voos dentro do Brasil e de 68% para 66% nos voos para o exterior operados pelas companhias brasileiras. Veja aqui as tabelas com esses números e a participação de mercado de cada companhia aérea.

 

Feira Nacional de Aviação Civil terá Boeing 737-800

Falta uma semana para o início da Feira Nacional de Aviação Civil, no III Comar, dentro da área do Aeroporto Santos Dumont (RJ), com atrações gratuitas para adultos e crianças. A mais nova confirmada é um Boeing 737-800 da Gol que o público poderá conhecer de perto e por dentro. A Feira, que tem apoio da ANAC, começa no dia 24 de julho (sexta-feira) com programação fechada para expositores e visita de crianças de escolas públicas. No sábado e domingo, o evento estará aberto ao grande público, das 9h às 17h, com entrada gratuita. São esperadas 50 mil pessoas nos dois dias do fim de semana. Já estão confirmadas para a exposição mais de 30 aeronaves (incluindo aviões de pequeno porte, helicópteros, aeronaves experimentais e históricas) e 30 estandes de companhias aéreas, escolas de aviação, centros de treinamento e agências de viagens, entre outros. O evento também terá palestras, entre elas a do jornalista e também piloto William Waack, que falará sobre a paixão de voar no sábado (dia 25), às 15h. Cada visitante poderá também levar 1kg de alimento, que será doado pela organização a entidades beneficentes. O acesso à Feira será feito pela Praça Marechal Âncora, 77 (em frente à subida da Perimetral).

 

Selo irá indicar aeronaves mais confortáveis

Na aviação brasileira, as companhias aéreas atendem ao critério obrigatório de segurança: a distância entre as poltronas permite que todos os passageiros possam sair de um avião em apenas 90 segundos em uma situação de emergência. Porém, a percepção de conforto a bordo entre os passageiros é subjetiva e, por isso, pode variar. O conforto pode ser ainda mais comprometido de acordo com a estatura e peso do passageiro, o modelo da poltrona do avião, a distância entre elas e o tempo de viagem. As conclusões fazem parte do Projeto Conhecer, estudo elaborado pela ANAC que levantou quase 60 mil medidas de mais de 5 mil passageiros em 20 aeroportos do país. Os resultados mostraram que 17 dos 22 tipos de poltrona pesquisados, com distância entre elas de no mínimo 73,6 cm, atendem a 95% dos passageiros. A maior dificuldade de acomodação está na largura dos assentos, em geral de 45cm, enquanto 70% dos passageiros têm ombros mais largos. Para ajudar os consumidores a identificar as companhias que melhor acomodam os clientes, a Agência pretende criar o Selo ANAC para ser usado nas aeronaves, ajudando os passageiros na sua decisão de compra. Leia a íntegra do Projeto Conhecer aqui.

 

Pequenos têm padrão específico de segurança

Pequenos provedores de serviço da aviação civil – como escolas de aviação, aeroclubes e operadores de aeródromos com menos de 400 mil passageiros por ano – passaram a ter requisitos específicos para realizar o gerenciamento da segurança de sua operação dentro de padrões brasileiros, baseados nos padrões internacionais, considerando a complexidade de sua operação. Para eles, a ANAC simplificou os requisitos de implantação, operação e manutenção do Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional, consolidado em um Manual de Gerenciamento de Segurança Operacional. O Sistema substitui a exigência de elaborar um Programa de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos no âmbito da ANAC. No Manual, o pequeno provedor apresentará sua proposta de um sistema eficaz de garantia de sua segurança operacional, considerando métodos reativos e preventivos, acessível a todos os funcionários. A mudança também trará economia para os pequenos provedores, já que a legislação não prevê a cobrança de taxa para a avaliação e aprovação do Manual pela ANAC, ao contrário do Programa de Prevenção, que exigia o pagamento de uma taxa de R$ 6 mil. Leia mais sobre o tema aqui.

 

81 mil disputam 365 vagas na ANAC neste domingo

As provas do concurso público da ANAC acontecem neste domingo, dia 19, em todas as capitais brasileiras e no Distrito Federal. Segundo o organizador do concurso – Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe) da Universidade de Brasília – são 81.623 mil pessoas inscritas para disputar 365 vagas: 65 de Analista Administrativo (que tem 28.655 mil candidatos), 40 vagas de Técnico Administrativo (40.109 mil inscrições), 200 vagas de Especialista em Regulação (10.378 mil candidatos) e 60 vagas de Técnico em Regulação (2.481 mil inscritos). A expectativa da ANAC é iniciar a admissão dos aprovados a partir de novembro. A lotação dos novos servidores será definida de acordo com a necessidade da ANAC, em qualquer cidade dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, ou do Distrito Federal. Os candidatos devem acessar aqui o site do Cespe para consultar os locais de realização das provas. O Cespe também atende a dúvidas dos candidatos pelo telefone (61) 3448-0100 ou e-mail sac@cespe.unb.br

 

ANAC apoia ampliação do capital estrangeiro

O Superintendente de Serviços Aéreos da ANAC, Juliano Noman, representou a Agência na audiência pública na Câmara dos Deputados, na última quarta-feira (dia 15), sobre a ampliação do limite de capital estrangeiro nas empresas brasileiras de aviação. O Código Brasileiro de Aeronáutica (CBAer) estabelece o limite de 20% de capital estrangeiro nas empresas brasileiras de aviação, o que não ocorre em outros setores, como a indústria automobilística. Existem cinco projetos de lei tramitando na Câmara para ampliar essa participação para 49%. A ANAC é favorável a essa mudança e apoia a proposta aprovada na última reunião do Conselho de Aviação Civil (Conac), por entender que o aumento de capital vai fortalecer as empresas que já estão no mercado, além de possibilitar a criação de novas companhias e aumentar a concorrência no setor aéreo. Dessa forma, também o passageiro seria beneficiado.

 

Inspeção de saúde tem valor reajustado

Os valores de Inspeções de Saúde para obtenção de Certificado de Capacidade Física (CCF) – obrigatório para pilotos, co-pilotos, comissários e outros profissionais da aviação civil – tiveram reajuste de 15%. É a primeira atualização desde 2003 e, mesmo assim, foi inferior à inflação: se considerado de janeiro de 2004 até junho deste ano, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), medido pelo IBGE, acumulou 30,8%. O novo valor para a inspeção inicial é de R$ 347,00 e, para inspeção de revalidação, R$ 188,50. Os novos valores se referem aos exames realizados nas Juntas Especiais de Saúde do Comando Aeronáutica, conveniadas com a ANAC. Consulte os endereços das Juntas aqui. Os pilotos privados podem optar por realizar o exame em médicos credenciados pela ANAC, mas neste caso os preços não são regulados pela Agência.

 

         

 

 

NOTÍCIAS ANAC
Informativo eletrônico quinzenal produzido pela
ASCOM - Assessoria de Comunicação da ANAC
noticias.anac@anac.gov.br
www.anac.gov.br
Telefones (61) 3314-4493 / 4494 /4496 /4497
Novo plantão de imprensa (61) 9112-8099

 

 

Edições Anteriores

Política de privacidade
Para saber mais sobre a ANAC clique aqui.
Para não receber mais esse informativo clique aqui.
© 2009 ANAC | Todos os direitos reservados