Se você não consegue visualizar esta imagem, clique aqui.

 

 

 

 

Edição n°35 | 12 de novembro de 2010

 

 

 

 

    

 

Audiência debate tarifas aeroportuárias

Na próxima terça-feira (dia 16/11), em Brasília, a ANAC coloca em debate a regulação das tarifas aeroportuárias de embarque, pouso e permanência (para a aviação regular) e dos preços unificado e de permanência (para a aviação geral). Até hoje, esse assunto não conta com uma regulamentação específica, por isso a necessidade de criar uma norma que estabeleça critérios para os administradores aeroportuários. A proposta é condicionar o reajuste dessas tarifas ao cumprimento de metas de eficiência definidas para cada aeroporto. Além de audiência pública, qualquer cidadão também pode encaminhar contribuições pela Internet até as 18h do dia 24 de novembro. Todas as contribuições serão analisadas pela Agência. A audiência pública começa às 15h, no auditório ao lado do Terminal 2 do Aeroporto Internacional de Brasília. Clique aqui para acessar o formulário de contribuições e a íntegra da proposta.

 

Brasil é eleito vice-presidente do Comitê da CLAC

O Brasil foi eleito primeiro Vice-Presidente do Comitê Executivo da Comissão Latinoamericana da Aviação Civil (CLAC), em votação unânime durante a 19ª Assembléia Ordinária na cidade de Punta Cana, na República Dominicana – país que preside o Comitê –, no início de novembro. A CLAC tem por objetivo prover às autoridades uma estrutura na qual possam discutir e planejar todas as medidas requeridas para a cooperação e coordenação das atividades de aviação civil no âmbito da América Latina. Participaram do encontro as autoridades de aviação civil de 19 dos 22 países membros – entre elas, a ANAC – e foram abordados, entre outros temas, a recomendação do Brasil para que todos os países regulamentem a cobrança de encargos adicionais nas passagens, dando maior transparência aos passageiros sobre os valores cobrados. A medida, já adotada no Brasil pela ANAC, também já foi aprovada na Assembléia da Organização da Aviação Civil Internacional (Oaci). A próxima assembléia da CLAC, em 2012, será no Rio de Janeiro.

 

Ocupação nos voos internacionais atinge recorde

As companhias aéreas brasileiras que realizam rotas internacionais tiveram no mês de outubro uma ocupação média de 82,79%, o melhor índice do setor pelo menos desde 2006, segundo dados disponíveis da ANAC. No segmento internacional operado pelas empresas brasileiras, o crescimento no mês de outubro de 2010 foi de 25%, com relação ao mesmo mês de 2009, e de janeiro a outubro a alta acumulada é de 21,3%, comparado ao mesmo período do ano anterior. No mercado doméstico, a demanda pelo transporte aéreo cresceu 16,8% no mês e 25% no acumulado do ano. O grupo formado pela TAM e Pantanal manteve a liderança, com 42,8% de mercado, seguido pela Gol/Varig, com 39,1%. As empresas menores continuam ampliando sua participação e já somam 18% do mercado nacional: a Azul encerrou outubro com 6,7%, a Webjet com 5,6%, a Avianca, 2,5%, e a Trip,2,25%. Veja mais informações aqui.

 

Anuário mostra evolução do transporte aéreo

A eficiência no setor aéreo brasileiro – considerando a pontualidade e regularidade dos voos – apresentou um índice médio de 80% no ano de 2009, uma melhora com relação aos últimos anos. Os dados são do Anuário do Transporte Aéreo publicado pela ANAC, com informações de 27 companhias aéreas brasileiras e ainda de 53 empresas estrangeiras que realizaram voos de passageiros e carga com origem ou destino no Brasil no ano passado. O documento reúne dados estatísticos e econômicos em um único volume, assim como eram feitas as primeiras publicações do Anuário, na década de 70. Pela primeira vez, a ANAC publica análises por aeroporto, por companhias aéreas, por rotas – domésticas e internacionais –, informações sobre movimento de passageiros e de carga, frota de aeronaves por companhia, quantidade de voos, número de localidades atendidas, acompanhamento dos preços praticados no setor (por meio do indicador Yield Tarifa), além de dados sobre participação de mercado e informações econômico-financeiras. Clique aqui para ler a íntegra.

 

Troca de experiências com EUA e Argentina

Dois eventos recentes reforçaram a troca de experiências entre a ANAC e autoridades estrangeiras. Representantes da Federal Aviation Administration (FAA), a agência reguladora dos Estados Unidos, se reuniram com a ANAC em São José dos Campos (SP) para discutir programas conjuntos de certificação de aeronaves, bem como a familiarização recíproca com novos regulamentos e sistemas. No encontro, também foram iniciadas negociações para revisão das responsabilidades com relação à nova fábrica da Embraer em Melbourne, nos EUA. Em Buenos Aires, profissionais da ANAC visitaram as instalações do Registro Aeronáutico Argentino durante a 23ª Jornada Ibero-Americana, que também contou com enviados da Bolívia, Chile, Costa Rica, Espanha, França, Guatemala, México e Uruguai. A ANAC apresentou o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), demonstrando os serviços via Internet como a Consulta Online da situação de aeronavegabilidade, o acompanhamento sobre o andamento de processos e a Reserva de Marcas online. Para acessar o RAB, clique aqui. E para saber mais sobre certificação de aeronaves e produtos, clique aqui.

 

Seminários discutem efeitos da radiação espacial

O Instituto de Estudos Avançados (IEAv-DCTA) e a Escola Internacional Seressa 2010 realizarão, em São José dos Campos (SP), oficinas de trabalho para discutir efeitos da radiação espacial em circuitos eletrônicos de aeronaves e de satélites, além da formação de profissionais brasileiros aptos a produzir componentes eletrônicos tolerantes à radiação ionizante espacial, inclusive solar, evitando interferência em satélites e em circuitos de aviação. O evento do IEAv acontecerá no dia 29 de novembro, enquanto o da Seressa 2010 acontecerá no período de 30 de novembro a 3 dezembro. Este contará com aulas teóricas e práticas sobre ambiente espacial, testes em circuitos eletrônicos, mecanismos de falha, predição de taxas de erros, entre outros. Os dois eventos contarão com a participação de importantes nomes do setor aeroespacial brasileiro e internacional. Para saber um pouco mais sobre a programação e se inscrever nas oficinas de trabalho, clique aqui.

 

Eventos no Sul do País promovem o turismo

Dois eventos em novembro promovem o desenvolvimento do turismo e contam com a participação da ANAC. De 18 a 21 de novembro, a Agência participa da 22ª edição do Festival de Turismo de Gramado, na Serra Gaúcha. No Congresso e na feira de exposições são esperadas empresas de cerca de 30 países e mais de 1,6 mil marcas. No estande institucional da Agência será possível esclarecer dúvidas dos passageiros relacionadas às viagens de avião. O Festival acontece de 18 a 21 de novembro, para mais informações, clique aqui. Em Santa Catarina, a ANAC realiza a palestra “Política para o Transporte Aéreo no Brasil” durante o III Seminário Nacional de Gestão e Segurança no Transporte Aéreo. O evento, com enfoque no turismo e negócios, será realizado pela AEROTD- Escola de Aviação Civil, nos dias 20 e 21 de novembro, em Florianópolis. Participam gestores, profissionais da aviação civil, alunos de escolas de comissários, pilotos, mecânicos de manutenção aeronáutica e profissionais da área de turismo. Mais informações e inscrições estão disponíveis aqui.

 

Grupo internacional trata de segurança

Agências reguladoras de aviação do Brasil, Estados Unidos, Europa e Canadá participaram, em novembro, de mais uma reunião do Grupo Internacional de Colaboração Internacional de Sistemas de Gerenciamento da Segurança Operacional, realizada na sede da Organização da Aviação Civil Internacional (Oaci), em Montreal (Canadá). O grupo foi criado em 2009 para orientar e harmonizar metodologias sobre segurança operacional adotadas internacionalmente e está dividido em equipes que tratam de Indicadores, Documentação e Normatização. O Brasil propôs sediar um seminário internacional sobre o tema, onde deverão ser apresentados produtos e recomendações. Outros países também solicitaram participação no Grupo, como o Japão, China e Cingapura. A próxima reunião está prevista para abril de 2011, em Colônia (Alemanha).

 

         

 

 

NOTÍCIAS ANAC
Informativo eletrônico quinzenal produzido pela
Assessoria de Imprensa da ANAC
noticias.anac@anac.gov.br
www.anac.gov.br
Telefones: (61) 3314-4493 / 4494 / 4496 / 4497
Plantão de imprensa (61) 9112-8099

 

 

Edições Anteriores

Política de privacidade
Para saber mais sobre a ANAC clique aqui.
Para não receber mais esse informativo clique aqui.
© 2009 ANAC | Todos os direitos reservados