Se você não consegue visualizar esta imagem, clique aqui.

 

 

 

 

Edição n°31 | 28 de junho de 2010

 

 

 

 

    

 

Bolsistas já podem iniciar aulas práticas de voo

Os aprovados pela ANAC no processo seletivo de bolsas de estudos para Piloto Comercial de Avião já podem iniciar as aulas práticas nos aeroclubes que escolheram. As aulas fazem parte do projeto Jovens Pilotos da Aviação Civil, que neste ano tem investimentos de R$ 3 milhões do Programa de Desenvolvimento da Aviação Civil do Ministério da Defesa. As bolsas de estudos incluem 75% das horas de voo necessárias para a formação do piloto, além da avaliação prática - o chamado voo de cheque – ao final do curso e as despesas de hospedagem. No caso de Piloto Comercial, foram aprovados 62 alunos – sendo quatro mulheres –, com idades entre 18 e 35 anos, que irão voar em 10 aeroclubes dos Estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Ceará. Acompanhe aqui todos os comunicados sobre as bolsas de estudos da ANAC.

 

Cursos no Rio, Goiânia, Belém, Recife e Manaus

Para o mês de julho, a ANAC programou cursos gratuitos de capacitação em cinco cidades brasileiras. Do dia 5 ao dia 9, no Rio de Janeiro, será ministrado o Treinamento para Instrutores em Segurança da Aviação Civil (AVSEC), destinado aos servidores da administração aeroportuária, empregados das empresas de transportes aéreos e de serviços auxiliares indicados para serem instrutores em segurança contra atos ilícitos (security). De 12 a 16, em Goiânia, será a vez de pequenos provedores de serviços de aviação civil participarem do curso Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO). Já os tripulantes de empresas aéreas, profissionais dos centros de treinamentos e escolas de aviação civil poderão participar do Seminário para Formação de Examinadores Credenciados, que acontece nos dias 12 e 13, em Belém, nos dias 19 e 20, no Recife, e nos dias 26 e 27, em Manaus. Para se inscrever, o interessado deve preencher o formulário aqui.

 

Brasil ganha mais rotas para o exterior

Todas as semanas, partem do Brasil cerca de 930 voos diretos para o exterior. As rotas mais recentes são para Doha (capital do Catar, país da Península Arábica) e Bridgetown (em Barbados, no Caribe). Os voos diários Guarulhos-Doha são da empresa Qatar Airways, operados com Boeing 772, com capacidade para 259 passageiros. Já a Gol/Varig usa um Boeing 738, para 179 passageiros, para voar de Guarulhos a Barbados todos os sábados. A ANAC também já aprovou novos voos internacionais de Guarulhos para a cidade do Panamá, pela Copa Airlines a partir de quarta-feira (30 de junho); a rota Viracopos-Lisboa (capital portuguesa) da TAP, a partir de 3 de julho; Guarulhos-Detroit, nos Estados Unidos, pela Delta a partir de 31 de julho; Brasília-Lima pela Lan Peru (1º de agosto); Rio de Janeiro (Galeão)-Frankfurt, na Alemanha, pela TAM (9 de agosto) e ainda Salvador-Madri, na Espanha, pela Air Europa, a partir de 31 de outubro. Veja aqui a tabela com todos os voos atuais e os já autorizados para iniciar operações.

 

Empresas menores detêm 19% do mercado

Quase 19% do mercado doméstico do transporte aéreo em maio foi ocupado por empresas de menor porte – excetuando as duas líderes de mercado, TAM e Gol/Varig. É um crescimento expressivo, considerando que, no mesmo mês de 2008 e 2009, essa participação rondava os 13% e, em maio de 2007, era de apenas 9,5%. Os números registrados na ANAC mostram que, de janeiro a maio deste ano, os índices de crescimento na demanda de passageiros foram mais altos na Azul (181% comparado ao mesmo período de 2009), seguida pela Passaredo (155%), Trip (109%) e Webjet (106%). Os dados desconsideram a Puma Air, já que a companhia somente iniciou operações com aeronaves maiores em abril de 2010. Com a expansão da demanda de quase todas as companhias nacionais, nos cinco primeiros meses do ano o mercado doméstico já acumula crescimento de 29,9% e o internacional, operado pelas brasileiras, de 11,7%. Veja aqui as tabelas com os Dados Comparativos Avançados.

 

Consulta de habilitações agora também em inglês

A ANAC passou a oferecer em sua página na Internet a consulta também em inglês das licenças e habilitações técnicas de profissionais da aviação. Com isso, as autoridades estrangeiras de aviação civil e outros interessados poderão verificar os dados técnicos do profissional, facilitando a comunicação. Assim como na consulta já disponível em português, basta digitar o código ANAC do piloto, comissário, mecânico ou outro profissional no campo correspondente para saber as aeronaves para as quais está habilitado, data de expedição da licença, validade do Certificado de Capacidade Física, entre outros. O serviço é válido apenas para consulta e não substitui a apresentação da licença original. A iniciativa da ANAC visa colocar cada vez mais informações disponíveis aos usuários pela Internet, também em inglês. Para acessar a nova página, clique aqui.

 

Companhias enviam dados de operações via internet

O Sistema Integrado da Aviação Civil (Sintac) é uma das iniciativas da ANAC para coletar, processar e divulgar informações utilizando a agilidade da Internet. Entre os serviços que começaram a funcionar no Sintac está o de registro de dados estatísticos das operações realizadas pelas empresas estrangeiras que operam no Brasil (Data Entry), com o qual as companhias informam mensalmente dados das operações realizadas (data e hora, etapas percorridas, número de passageiros embarcados, carga transportada, entre outras). Outro novo serviço no Sintac é o Boletim de Alteração de Voo (BAV), que atende empresas aéreas brasileiras e estrangeiras quando necessitam solicitar a alteração de uma operação. Todas as informações registradas são processadas e armazenadas no banco de dados e servem de base para a realização de estudos, fornecimento de dados oficiais e publicação de relatórios setoriais. O acesso ao sistema é feito por meio de login e senha de acesso, exclusivos para as companhias aéreas, aqui.

 

Informações rápidas sobre aeródromos privados

Todo aeródromo de uso particular no Brasil – o que inclui os helipontos – necessita ser registrado na ANAC para poder funcionar. Para facilitar o acompanhamento dos proprietários sobre o andamento de seus processos de solicitação de registro, a Agência criou um sistema online para acompanhar atualizações ou alterações de dados. Para consultar o sistema, basta o solicitante ter em mãos o CPF ou CNPJ, além do número de protocolo que foi registrado no momento do pedido na Agência. O serviço abre mais um canal direto com a ANAC para os donos e administradores de mais de 3,1 mil aeródromos privados atualmente registrados no país, sendo 1 mil helipontos. Se o interessado não tiver acesso à web, também pode acompanhar seu processo pelo Fale com a ANAC, no telefone 0800 725 4445. Acesse aqui a página de consulta de processos de aeródromos privados.

 

Definidos prazos para Plano Diretor Aeroportuário

A partir de 2011, os aeródromos que recebem voos regulares de passageiros ou cargas passar a ter como requisito possuir um Plano Diretor Aeroportuário aprovado pela ANAC. O documento, elaborado pelo operador do aeródromo, estabelece o planejamento para a expansão da infraestrutura, contendo a caracterização atual e futura de sua área de movimento, inclusive com proposta para cada uma das fases de implantação. Os aeródromos com mais de 1 milhão de embarques e desembarques por ano têm prazo de 12 meses para apresentar seu Plano Diretor à Agência. Para os de menor movimento, o prazo é de 2 anos. Os aeroportos que já contam com Plano Diretor aprovado têm a obrigação de mantê-lo atualizado, sem a necessidade de elaborar novo documento. Veja mais informações aqui.

 

Agência ocupa nova sede em Brasília

A nova sede nacional da ANAC, que vai abrigar 642 servidores em Brasília, já começa a ocupar o Edifício Parque da Cidade Corporate, no Setor Comercial Sul da capital. Com a mudança, todos os servidores de Brasília, hoje divididos em três endereços diferentes, estarão no mesmo local, gerando eficiência para a administração e a prestação de serviços aos usuários. Nos sete andares que a Agência ocupa no novo prédio também estarão o centro de processamento de dados, arquivo, almoxarifado, depósito de bens móveis, biblioteca, auditórios, salas de reunião e de treinamento. Consulte aqui os endereços da ANAC e suas Unidades Regionais.

 

         

 

 

NOTÍCIAS ANAC
Informativo eletrônico quinzenal produzido pela
Assessoria de Imprensa da ANAC
noticias.anac@anac.gov.br
www.anac.gov.br
Telefones: (61) 3314-4493 / 4494 /4496 /4497
Plantão de imprensa (61) 9112-8099

 

 

Edições Anteriores

Política de privacidade
Para saber mais sobre a ANAC clique aqui.
Para não receber mais esse informativo clique aqui.
© 2009 ANAC | Todos os direitos reservados