Se você não consegue visualizar esta imagem, clique aqui.

 

 

 

 

Edição n°28 | 6 de maio de 2010

 

 

 

 

    

 

Paraná tem 1º curso teórico de piloto à distância

O Estado do Paraná é o primeiro do Brasil a contar com um curso teórico de Piloto Privado de avião pela Internet. A ANAC homologou o primeiro curso de aviação civil à distância, oferecido pela Aerocurso.com, escola com sede em Rolândia (PR). As aulas pela Internet seguem as mesmas diretrizes estabelecidas para um curso presencial. Para participar do curso, o candidato de qualquer localidade do país precisa possuir o Certificado de Capacidade Física (CCF), ensino fundamental completo e 18 anos na data de conclusão do curso, além de acesso a um computador com Internet. No site da escola, os alunos têm acesso a vídeo-aulas, biblioteca virtual e fóruns de discussão. Ao final, é obrigatório um teste presencial realizado em uma das unidades parceiras da escola. Após o curso, os candidatos estão aptos a prestar o exame da ANAC e então iniciar a etapa prática, em uma escola de aviação civil homologada (5 horas/aula de conteúdo teórico e pelo menos 40 horas de voo). Clique aqui para visitar o site da escola Aerocurso.com.

 

Site informa sobre cursos e escolas de aviação civil

Onde encontrar escolas que formam pilotos, comissários de bordo, mecânicos e outros profissionais da aviação? A página da ANAC na Internet traz as informações das escolas de aviação civil, aeroclubes e universidades, detalhando os cursos oferecidos, endereços e telefones para contato. Se preferir, o candidato pode fazer a consulta por cidade ou estado e ainda selecionar por tipo de curso (prático, teórico ou ambos). Antes de se matricular em uma instituição, o interessado deve pesquisar no site se a escola é homologada pela ANAC e se o curso está válido. Caso contrário, não poderá prestar o exame obrigatório da Agência ao final das aulas para se tornar profissional do setor ou tirar a habilitação como piloto. O Brasil conta com aproximadamente 130 aeroclubes, 20 universidades e 110 escolas de aviação civil. Para pesquisar as instituições, acesse aqui a página da ANAC.

 

Ator e jornalista falam na Feira de Aviação em SP

O ator Max Fercondini e o jornalista William Waack têm um gosto em comum: ambos são pilotos de avião e apaixonados pela aviação. Os dois vão conversar sobre o assunto com o público da Feira Nacional de Aviação Civil, em São Paulo, neste mês. William Waack confirmou sua participação para o sábado, dia 29 de maio, quando vai falar sobre “A Paixão de Voar”. Max Fercondini estará no evento no dia 30 de maio, domingo, para um bate papo com o tema “Você também pode voar”. Promovida pela Sator, a Feira terá atrações para toda a família: exposição de aeronaves, simuladores de voo, exposição de Museu TAM, estandes de companhias aéreas, agência de turismo, escolas e universidades. Para o público infantil, o espaço Asas da Criatividade terá gincana, oficinas de papel e de reciclagem, cineminha com um desenho animado do surgimento do avião e brincadeiras. A entrada é gratuita. A Feira é aberta ao público nos dias 29 e 30 de maio, das 9h às 17h, ao lado do Aeroporto de Congonhas. Mais informações aqui, no portal Voar é para todos.

 

73 novos servidores para Licenças e Operações

Com a chegada de novos servidores na ANAC, a Agência está investindo na capacitação de mais profissionais para atender os usuários de seus serviços. Nas últimas semanas, 73 servidores receberam treinamento para atuar na área de Licenças e na de Operações. O curso de Inspetor de Operações formou 40 novos profissionais para realizar exames de proficiência técnica para pilotos (conhecido como cheque de pilotos, quando ele é avaliado durante o voo). Agora, são 250 servidores aptos a aplicar o exame. Já o curso de Inspetor de Licenças forma nessa semana mais 33 servidores para trabalhar no processamento de documentação obrigatória de pilotos, comissários, mecânicos, despachantes operacionais de voo e outros, além de auditorias nas escolas de aviação civil credenciadas. Cerca de 90 pessoas trabalham nessa área. O foco é agilizar a prestação de serviços. Veja aqui como solicitar licenças da ANAC.

 

Programa brasileiro é apresentado em Lisboa

A ANAC participa nos dias 10 e 11 de maio da Conferência Internacional sobre Regulação no Setor da Aviação Civil e Prestação de Serviços de Navegação Aérea, em Lisboa (Portugal). O Superintendente de Segurança Operacional da ANAC, Carlos Eduardo Pellegrino, apresentará a palestra Programa Brasileiro para a Segurança Operacional da Aviação Civil (PSO-BR). A apresentação será focada nos requisitos de implantação do Programa de Segurança Operacional previstos pela Organização da Aviação Civil Internacional (Oaci). Durante a palestra, será descrito como o Brasil elaborou o seu próprio programa, bem como uma atualização das ações da ANAC para, cada vez mais, melhorar o nível de segurança operacional no Brasil. Este programa foi introduzido no Brasil em 2009 e atualmente está na sua segunda etapa de implantação.

 

América Latina debate gerenciamento de risco

Autoridades da aviação civil de 10 países da América Latina, representantes de 32 companhias aéreas da região e outras 50 empresas ligadas ao setor se reuniram em São Paulo para debater o gerenciamento de risco na aviação civil. A reunião, até então inédita, ocorreu durante a 1ª Cúpula Panamericana de Instrução em Segurança Operacional da Aviação. A iniciativa fez com que as autoridades e empresas discutissem formas de identificar potenciais riscos e a adoção de procedimentos padronizados a fim de melhorar os índices de segurança operacional na América Latina. Integrante do Grupo Regional de Segurança Operacional Panamericano (Regional Aviation Safety Group – Pan America), a ANAC foi uma das organizadoras da reunião, em conjunto com a Associação Latinoamericana de Transporte Aéreo (Alta). As companhias aéreas brasileiras foram representadas pela Azul, OceanAir, Passaredo, TAM, Trip, Gol/Varig, Webjet, e pela cargueira ABSA. Os participantes concordaram em manter o diálogo e organizar novos encontros. Leia mais aqui.

 

Índice de atrasos de voo registra queda em abril

O índice de atrasos em voos caiu de 13,1% em março para 10,8% em abril. Os números indicam melhora da pontualidade, apesar das questões metereológicas. Entre as principais companhias aéreas brasileiras, a Azul foi novamente a mais pontual em abril (5,8% de atrasos). Gol/Varig, Avianca (nova marca da OceanAir) e TAM registraram índices idênticos em abril, com 10,7% de seus voos partindo com mais de 30 minutos do horário previsto. Já a Webjet, teve 13,9% de partidas atrasadas. Entre as empresas aéreas de menor porte, o melhor desempenho foi da Air Minas (4,1% de atrasos), seguida pela NHT (7,8%), Sete (9,8%), Passaredo (11,4%), Sol (15,5%), Trip/Total (17,1%) e Pantanal (29,8%). Das empresas internacionais, a Copa, Taca Peru, Korean Air e Iberworld não tiveram nenhum atraso. Já a Lan Peru registrou 73% de partidas atrasadas e a TACV, 50%. Os dados são apurados pela Infraero nos 67 aeroportos que administra no país. Veja aqui a tabela mensal.

 

Evento atualiza procedimentos de representantes

De 10 a 13 de maio, a ANAC realiza em São José dos Campos (SP) o primeiro de uma série de seminários que irá atualizar os procedimentos dos representantes credenciados para os processos de certificação. Os representantes são profissionais de empresas fabricantes de produtos aeronáuticos que estão autorizados a emitir laudos e pareceres técnicos que são avaliados pela ANAC antes da aprovação ou não de um produto aeronáutico – por exemplo, o equipamento de comunicação (VHF) ou outro componente de uma aeronave. O primeiro seminário vai atender os representantes da Embraer das áreas de Engenharia e Fabricação. O evento visa prover informações para facilitar o desempenho das atividades dos representantes e, consequentemente, adotar as melhores práticas nos processos de certificação. Veja aqui os requisitos para se tornar um representante credenciado da ANAC.

 

         

 

 

NOTÍCIAS ANAC
Informativo eletrônico quinzenal produzido pela
Assessoria de Imprensa da ANAC
noticias.anac@anac.gov.br
www.anac.gov.br
Telefones: (61) 3314-4493 / 4494 /4496 /4497
Plantão de imprensa (61) 9112-8099

 

 

Edições Anteriores

Política de privacidade
Para saber mais sobre a ANAC clique aqui.
Para não receber mais esse informativo clique aqui.
© 2009 ANAC | Todos os direitos reservados