Se você não consegue visualizar esta imagem, clique aqui.

 

 

 

 

Edição n°18 | 20 de novembro de 2009

 

 

 

 

    

 

ANAC recebe novos servidores concursados

Após a realização do concurso público para o preenchimento de 365 vagas, a ANAC já nomeou 65 Analistas Administrativos, 60 Técnicos em Regulação da Aviação Civil e 40 Técnicos Administrativos. Todos os 165 profissionais devem tomar posse até o dia 2 de dezembro de 2009 e mais de 40 já estão em exercício. Na semana de 30 de novembro a 4 de dezembro os novos servidores participarão em Brasília de um curso de ambientação na Agência. Além disso, teve início o curso de formação para o preenchimento das 200 vagas para o cargo de Especialista em Regulação de Aviação Civil. Com carga horária de 160 horas presenciais, em tempo integral, o curso tem caráter eliminatório e classificatório. Os Especialistas classificados serão nomeados a partir de 15 de janeiro de 2010 e distribuídos na sede da ANAC em Brasília e nas unidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Para conferir as nomeações acesse as portarias aqui.

 

Tarifa média em outubro é a menor desde 2002

A tarifa média cobrada pelas companhias aéreas nacionais em 67 rotas domésticas em outubro de 2009 foi de R$ 312,20, a mais baixa para meses de outubro desde 2002, com valores atualizados pela inflação (IPCA). Os dados fazem parte do Relatório Yield Tarifa, divulgado mensalmente pela ANAC, e consideram apenas as tarifas públicas – aquelas pagas pelos passageiros ou empresas na compra pela Internet, agências de viagens ou balcão das companhias. No acumulado de janeiro a outubro de 2009, a tarifa média está 27,2% abaixo do valor registrado durante todo o ano de 2008. Consulte a íntegra do relatório aqui.

 

Polo de Aviação de MG apresenta resultados

Após pouco mais de um ano de criação, será realizado no dia 27 de novembro, em Belo Horizonte, o 2° Encontro do Polo de Aviação de Minas Gerais, quando as secretarias do Governo de Minas envolvidas no projeto apresentarão alguns resultados da iniciativa. O seminário também irá reforçar o objetivo do Polo de Aviação – a capacitação de mão-de-obra para o setor –, além de apresentar projetos como as bolsas de estudos para jovens pilotos lançada pela ANAC, o novo currículo do curso de manutenção aeronáutica – elaborado com a contribuição de entidades mineiras – e a expansão da infraestrutura aeroportuária no Estado. O evento terá a participação de representantes da ANAC, órgãos do governo de Minas Gerais, entidades de ensino, Infraero e empresas aéreas. O seminário é voltado a pessoas ligadas ao setor de aviação e a comunidade em geral.

 

Demanda por voos domésticos cresce 42%

O mês de outubro registrou o maior crescimento percentual desde o ano 2000 na demanda por voos domésticos: 42%, comparado a outubro de 2008. O aumento exponencial pode ser creditado à baixa procurada no ano passado, logo após o início da crise financeira mundial, mas de qualquer forma aponta para o desenvolvimento do setor no país. No ano, a aviação doméstica acumula crescimento de 13,47%. Já nos voos internacionais, realizados por companhias brasileiras, também houve reação em outubro com aumento de 11,85% na demanda, embora no ano ainda apresente queda de 3,03%. Veja aqui a variação mês a mês e também a participação de mercado das companhias aéreas brasileiras.

 

Prevenção do uso de substâncias psicoativas

A ANAC e o Centro de Medicina Aeroespacial (CEMAL) estão buscando desenvolver uma política de segurança operacional com respeito à prevenção e controle do uso de substâncias psicoativas lícitas ou ilícitas (álcool e drogas) na aviação civil. Para isso, as duas entidades irão realizar um seminário sobre o tema no dia 25 de novembro, no auditório do CEMAL, no Rio de Janeiro. O seminário – somente para convidados – irá reunir representantes de empresas aéreas, psicólogos, advogados e representantes de entidades. O objetivo é ter futuramente um programa compartilhado entre Estado e sociedade para ações de prevenção, atenção e controle do consumo dessas substâncias entre profissionais do setor.

 

Mau tempo contribui para atrasos em outubro

O mau tempo em cidades que concentram a maioria dos voos – como Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Brasília e Porto Alegre ­– provocou diversos fechamentos dos aeroportos em outubro e contribuiu para que o índice de atrasos no mês passado registrasse 13,8%. O número corresponde a todos os voos com origem no Brasil realizados por companhias nacionais e estrangeiras, levantados pela Infraero nos 67 aeroportos que administra. Para consultar os atrasos por companhia aérea, clique aqui.

 

         

 

 

NOTÍCIAS ANAC
Informativo eletrônico quinzenal produzido pela
ASCOM - Assessoria de Comunicação da ANAC
noticias.anac@anac.gov.br
www.anac.gov.br
Telefones (61) 3314-4493 / 4494 /4496 /4497
Plantão de imprensa (61) 9112-8099

 

 

Edições Anteriores

Política de privacidade
Para saber mais sobre a ANAC clique aqui.
Para não receber mais esse informativo clique aqui.
© 2009 ANAC | Todos os direitos reservados