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Edição n°15 | 08 de outubro de 2009

 

 

 

 

    

 

Brasil já tem 878 voos diretos para o exterior

Os passageiros que procuram voos do Brasil para outros países já contam hoje com 878 voos diretos por semana. São rotas de 40 companhias aéreas para 29 países, incluindo as principais nações da Europa (Alemanha, Espanha, França, Grã-Bretanha, Holanda, Itália, Portugal e Suíça), América do Norte (Canadá, Estados Unidos e México), toda a América do Sul e ainda voos diretos para os Emirados Árabes Unidos, África do Sul, Angola, Senegal, Cabo Verde e Panamá. Outros 17 voos internacionais diretos já foram autorizados pela ANAC e irão entrar em vigor até o fim deste ano. O interesse pelo Brasil, o crescimento da demanda e a renegociação de acordos bilaterais com outros países permitem que as empresas continuem ampliando a oferta de voos, favorecendo os passageiros.


ANAC informa voos autorizados na Internet

Informações sobre todos os voos regulares autorizados pela ANAC agora estão na Internet, com atualização diária. Os passageiros podem consultar tanto os voos que já estão em operação quanto aqueles que irão entrar em vigor em datas próximas. Estão disponíveis as informações de todas as companhias nacionais e estrangeiras incluindo os aeroportos de origem e destino, freqüência do voo, horários de partida e chegada, número de etapas, aeronave utilizada, quantidade de assentos e o número do voo. Para acessar a página, clique aqui. Além dos voos já autorizados, empresas aéreas e analistas de mercado também já podem consultar detalhes sobre a tramitação de pedidos de voos feitos à ANAC, como pareceres, status da solicitação e dados do solicitante. Clique aqui para ver estas tabelas.


Técnicos dos EUA visitam aeroportos brasileiros

Representantes da Transportation Security Administration (TSA), agência do governo dos Estados Unidos que cuida dos aspectos de segurança nos aeroportos, estão realizando visitas de cooperação técnica aos aeroportos brasileiros que recebem voos daquele país. As visitas fazem parte de um acordo bilateral entre o Brasil e os Estados Unidos para a troca de experiências sobre os requisitos de segurança contra atos ilícitos previstos pela Organização da Aviação Civil Internacional (Oaci). Os técnicos norte-americanos já visitaram Confins (MG), Fortaleza (CE), Recife (PE), Galeão (RJ) e Guarulhos (SP) e demonstraram estar satisfeitos com a infraestrutura e procedimentos adotados. As visitas tiveram início em agosto e seguem até o fim do ano, passando ainda pelos aeroportos de Brasília (DF), Salvador (BA) e Manaus (AM). Nessa semana, o diretor da TSA Robert Rottman também foi recebido por diretores da ANAC. Segundo a Oaci, a aviação brasileira está entre os 10 países com melhor avaliação, veja mais detalhes aqui.


Consulta de registros de aeronaves fica mais ágil

Para facilitar o acesso a informações referentes a registros de aeronaves, a ANAC lançou na Internet um sistema de controle de processos do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB). A consulta eletrônica permite visualizar todos os processos de registros a partir de agosto de 2009, o que reduz o tempo de atendimento a cada solicitação, já que antes as dúvidas e informações aos usuários só eram respondidas por telefone ou pessoalmente. Basta o usuário ter em mãos o número do processo e a marca da aeronave. Ao digitar as informações solicitadas, o sistema apresenta o andamento da requisição e verifica se há necessidade de apresentação de documentos adicionais. Para fazer a consulta clique aqui.


Campanha visa segurança na aviação geral

Uma nova campanha lançada pela ANAC está alertando pilotos, mecânicos, passageiros e proprietários de aeronaves particulares, agrícolas e de táxi aéreo para os fatores que contribuem para a elevação dos níveis de segurança operacional. A Agência desenvolveu cinco cartazes que serão distribuídos em aeródromos onde opera a aviação geral e agrícola, escolas e aeroclubes. Os materiais trazem dicas sobre planejamento do voo, manutenção, treinamento e reciclagem de pilotos, condições meteorológicas e táxi aéreo pirata (aeronaves particulares fazendo transporte público sem a autorização da ANAC, com o consentimento dos passageiros, e sem os requisitos necessários de segurança). O mote da campanha é “Segurança: depende de você”, com foco no engajamento de todos os usuários para uma aviação mais segura. Para saber mais sobre segurança de voo, consulte aqui a página da ANAC na Internet.


Helicópteros terão esquema especial no GP Brasil

A ANAC, a Aeronáutica e a empresa organizadora do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, que acontece no dia 18 de outubro, já deram início ao esquema especial para a movimentação de helicópteros em Interlagos e nos helipontos da capital paulista. Todas as aeronaves e pilotos de helicóptero que pretendem voar para Interlagos nos dias de treinos e de corrida terão de ser previamente autorizados e comprovarem estar em dia com a documentação obrigatória. Foi agendada uma reunião com os pilotos para explicar como será a movimentação e dar orientações sobre segurança. Apenas os que participam deste encontro podem operar em Interlagos. Também será feita uma simulação de resgate, em caso de acidente que necessite do transporte de helicóptero para um hospital. Em dias de GP Brasil, cerca de 200 pousos e decolagens ocorrem em Interlagos.


ANAC reestrutura superintendências

Duas superintendências da ANAC acabam de concluir processos de reestruturação. A área de Serviços Aéreos (antiga SSA) foi substituída pela Superintendência de Regulação Econômica e Acompanhamento de Mercado (SRE), onde foram incluídas competências relacionadas à regulação econômica de aeroportos. Já a Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária (antiga SIE) teve sua sigla alterada para SIA e, como parte da nova estrutura interna, transferiu a regulação e fiscalização das operações de transporte de cargas perigosas para a Superintendência de Segurança Operacional (SSO) e o Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa) para a Aeronáutica. As atividades de carga aérea estão sendo remodeladas e também passarão a ser responsabilidade da SSO. Além destas mudanças, está em andamento o projeto Nova ANAC que irá definir novos modelos de gestão e de organização modernos e adequados às necessidades da aviação civil brasileira.


Empresas registram menos de 10% de atrasos

No mês de setembro, menos de 10% dos voos tiveram atrasos acima de 30 minutos nas cinco maiores empresas aéreas brasileiras, que transportam 97% dos passageiros da aviação regular no País. O índice de atrasos além de 30 minutos do horário previsto para a partida foi menor na OceanAir (6,1%); seguida pela Webjet (8,4%); Azul (8,5%); TAM (9,4%) e Gol/Varig (9,5%). Considerando todas as companhias que operam no País, nacionais e estrangeiras, 10,2% do total de voos tiveram atrasos. Os números são apurados pela Infraero nos 67 aeroportos que administra. Entre as companhias estrangeiras com mais de 100 voos em setembro com origem no Brasil, o desempenho também melhorou: todas tiveram menos de 20% de atrasos. Veja aqui a tabela com os índices das maiores companhias brasileiras.


         

 

 

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