Se você não consegue visualizar esta imagem, clique aqui.

 

 

 

 

Edição n°11 | 12 de agosto de 2009

 

 

 

 

    

 

Seis empresas no ranking dos passageiros

As seis principais companhias aéreas que realizam voos regulares no Brasil já fazem parte do ranking do Espaço do Passageiro, página na Internet criada pela ANAC para os usuários avaliarem os serviços oferecidos pelas empresas nacionais e estrangeiras. Azul, Gol/Varig, OceanAir, TAM, Trip e Webjet já receberam cerca de 2 mil avaliações dos usuários, com notas de 1 a 10 para 11 itens. As notas são resultado da percepção dos mais de 1.200 passageiros cadastrados sobre os serviços das companhias e não incluem qualquer julgamento da Agência. Lançado em maio deste ano o site já recebeu quase 15 mil visitas. Visite aqui o site e dê sua opinião.

 

ANAC treina provedores de serviços

Pequenos provedores de serviço da aviação civil – que desde o começo do mês passado contam com requisitos específicos de implementação, operação e manutenção do Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional – passarão por um treinamento da ANAC para a elaboração do Manual de Gerenciamento de Segurança Operacional. São considerados pequenos provedores as escolas de aviação, aeroclubes e operadores de aeródromos com menos de 400 mil passageiros por ano, por exemplo. O Manual simplificou os requisitos de implantação, operação e manutenção do Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional e passou a substituir o Programa de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos no âmbito da ANAC. O primeiro curso acontece no Rio de Janeiro de 24 a 28 de agosto, mas também será ministrado no dias 21 a 25 de setembro, em Porto Alegre e, de 28 de setembro a 2 de outubro, em São Paulo. Consulte aqui mais informações sobre os cursos.

 

Sinergia aumenta com Unidades Regionais

Na última semana, a ANAC iniciou um processo de reformulação das suas Gerências Regionais, com os objetivos de reduzir a duplicidade de funções e de recursos humanos e materiais; aumentar a sinergia das equipes especializadas em segurança operacional, aeronavegabilidade, infraestrutura aeroportuária e serviços aéreos; e ampliar a força e a excelência da atuação da ANAC em todo o País, dando nova dimensão à capilaridade nacional do trabalho da Agência. Assim, as antigas Gerências Regionais foram substituídas por seis Unidades Regionais: Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Belém e Manaus. Os serviços prestados aos usuários em todos os Estados deverão melhorar, pois a Agência aproveitará de forma mais organizada seus recursos humanos e materiais.

 

Pontualidade em julho é a melhor desde 2007

As viagens durante as férias escolares e as chuvas fazem normalmente o mês de julho registrar mais atrasos nos voos do que em outros meses. Mas em julho de 2009, a pontualidade das companhias aéreas foi melhor do que nos anos anteriores. O indicador de atrasos para os voos regulares partindo dos 67 aeroportos administrados pela Infraero em julho deste ano foi de 12,3% – apenas 12 em cada 100 voos decolaram com mais de 30 minutos além do horário previsto. Em julho de 2008, o mesmo índice fora de 15,4% e, no mesmo mês em 2007, chegara a 42,7% dos voos. Mesmo assim, os atrasos do mês passado superaram os dos últimos meses no Brasil, já que em junho foram 10% e, em maio, 7,5%. Verifique aqui o índice de atrasos por companhia aérea.

 

Nova ANAC moderniza gestão

Em busca do aperfeiçoamento organizacional e da excelência no cumprimento de sua missão regulatória, foi iniciado em agosto o Projeto Nova ANAC. A coordenação e o acompanhamento dos trabalhos estão a cargo da Superintendência Executiva de Planejamento Institucional da Agência, que conta com o suporte da consultoria externa Ernst & Young, contratada para desenvolver o projeto junto às diversas áreas da ANAC, na Sede e nas Unidades Regionais, e adotar modelos de gestão e de organização modernos e adequados às necessidades da aviação civil brasileira. O processo envolverá dois focos. A Modelagem Organizacional consiste na avaliação crítica e proposição de alternativas de estruturas organizacionais sob o ponto de vista das reais necessidades da Agência no âmbito de pessoas, processos e tecnologia da informação. E o Modelo de Gestão trata de um conjunto de princípios e padrões que orientam a forma como as atividades devem ser organizadas, de modo que as diretrizes estratégicas possam ser planejadas e alcançadas com êxito. A conclusão do trabalho está prevista para dezembro.

 

Curso orienta Certificação de Aeroportos

Até a próxima sexta-feira, servidores da ANAC, da Infraero e de outras administrações aeroportuárias públicas, além de representantes da Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea de Angola, participam do curso de Certificação Operacional de Aeroportos. Essa certificação é uma norma da Organização da Aviação Civil Internacional (Oaci) para garantir os padrões de segurança nas operações dentro de um aeroporto, abordando requisitos de operação e manutenção destes sítios aeroportuários. De acordo com a regulação brasileira, até 2013, serão obrigados a obter certificação aeroportos que registram movimentação anual acima de 1 milhão de passageiros (somando embarcados e desembarcados). São 19 aeroportos que terão de ser certificados pela ANAC até 2013, sendo que 15 deles já deram início ao processo. A próxima edição do curso está prevista para outubro, no Rio de Janeiro.

 

Brasileira torna-se instrutora da Oaci

A gerente geral de Certificação e Operações da Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária da ANAC, Doris Vieira da Costa, tornou-se a primeira brasileira instrutora de State Safety Program (SSP – que pode ser traduzido como Programa de Segurança Operacional de Estado), desenvolvido pela Organização de Aviação Civil Internacional (Oaci). O objetivo do programa é estabelecer a política e a responsabilidade pela segurança operacional nos países. Ela participou do primeiro curso sobre o tema em Montreal (Canadá) e foi selecionada para se candidatar ao credenciamento e endosso da Oaci para ministrar, quando solicitada, o curso de SSP em outros países, quando solicitado pela Oaci. No Rio de Janeiro, de 4 e 7 de agosto, a Oaci realizou pela primeira vez no Brasil este mesmo curso. Participaram 23 servidores das superintendências da ANAC de Aeronavegabilidade; Infraestrutura Aeroportuária; Segurança Operacional; Estudos, Pesquisas e Capacitação; Planejamento Institucional e Serviços Aéreos, além da Gerência Geral de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos. Todos foram aprovados e receberam o certificado de conclusão.

 

Vem aí o 3º Encontro ANAC/Oaci

De 21 a 27 de agosto, será realizada a 3ª edição do Encontro ANAC/Oaci, com eventos em Brasília e no Rio de Janeiro sobre temas de segurança da Organização da Aviação Civil Internacional (Oaci). O encontro terá a presença de especialistas de reconhecimento mundial, como Daniel Maurino, chefe da Seção de Gerenciamento de Segurança Integrada da Oaci (Integrated Safety Management Section), que vai apresentar os principais temas da Conferência de Alto Nível sobre Segurança Operacional (High-Level Safety Conference), a ser realizada em Montreal (Canadá) em março de 2010, e de Ivone Ayres, instrutora do sistema de informações IcaoNet, que dará treinamento sobre o programa. Além disso, o assessor de Transporte Aéreo da Delegação Brasileira na Oaci, Alex Romera, fará uma apresentação sobre o Modelo Oaci de construção do consenso. Por destinar-se a treinamentoe capacitção, o encontro será voltado exclusivamente a servidores da ANAC e convidados.

 

         

 

 

NOTÍCIAS ANAC
Informativo eletrônico quinzenal produzido pela
ASCOM - Assessoria de Comunicação da ANAC
noticias.anac@anac.gov.br
www.anac.gov.br
Telefones (61) 3314-4493 / 4494 /4496 /4497
Novo plantão de imprensa (61) 9112-8099

 

 

Edições Anteriores

Política de privacidade
Para saber mais sobre a ANAC clique aqui.
Para não receber mais esse informativo clique aqui.
© 2009 ANAC | Todos os direitos reservados