Se você não consegue visualizar esta imagem, clique aqui.

 

 

 

 

Edição n°10 | 31 de julho de 2009

 

 

 

 

    

 

Feira de Aviação Civil recebeu 40 mil pessoas no Rio

Cerca de 40 mil pessoas visitaram a Feira Nacional de Aviação Civil no último fim de semana na área do III Comando Aéreo Regional, no Aeroporto Santos Dumont (RJ). Famílias com crianças eram maioria e não perderam a chance de fotografar e conhecer algumas aeronaves por dentro. O Pátio de Criatividade também deu asas à imaginação da garotada, com brincadeiras relacionadas à aviação. A Feira, que teve o apoio da ANAC, cumpriu seu objetivo de aproximar as pessoas do mundo da aviação civil. Entre as aeronaves em exposição, o Boeing 737-800 da Gol foi a que mais atraiu visitantes. O helicóptero blindado da Polícia Civil do Rio de Janeiro, o popular “Caveirão”, foi outro destaque. Nos estandes, um dos mais procurados foi o da Flex, com o simulador de uma cabine de Boeing 737-200. A próxima edição da Feira deverá acontecer em São Paulo, em 2010, em local e data ainda a serem definidos.

 

Identificação no check-in será revisada

Cada vez mais as empresas aéreas adotam novas tecnologias para realizar o check-in dos passageiros, via celular e Internet, por exemplo. Diante das mudanças, a ANAC criou Grupo de Trabalho de Identificação de Passageiros que pretende avaliar a adoção de tecnologias e melhores práticas para realizar a identificação, além de definir as atribuições e os responsáveis pelas verificações dos viajantes. Atualmente, entre os documentos de identificação aceitos para o embarque estão carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho e passaporte. No voos domésticos a verificação é feita pelas empresas aéreas e nos voos internacionais também pela Polícia Federal. O grupo de identificação é composto por representantes da Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária da ANAC, Secretaria de Aviação Civil, Infraero, Polícia Federal, Receita Federal, Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata). A primeira reunião do grupo aconteceu ontem (30/7) na sede da ANAC, em Brasília. O grupo deve apresentar relatório conclusivo à diretoria da ANAC em outubro.

 

Brasil e Egito ampliam capacidade de voos

O acordo de serviços aéreos entre o Brasil e o Egito foi renegociado no começo do mês de julho, no Cairo (Egito), atualizando uma negociação realizada em junho de 2005. A delegação brasileira, chefiada pelo diretor da ANAC Ronaldo Seroa da Motta, e a autoridade de aviação civil do Egito aumentaram de quatro para sete as frequências semanais que podem ser operadas como serviços mistos ou exclusivamente cargueiros, com maior flexibilidade de rotas. Foi mantida, ainda, a cláusula de código compartilhado (code-share) e foi criada a possibilidade para as empresas operarem em quaisquer pontos intermediários. O novo acordo não permite, no entanto, o embarque/desembarque nos pontos intermediários de passageiros destinados a/ou provenientes do outro país. A ampliação da capacidade não obriga a realização dos voos, que fica a cargo das demandas das companhias aéreas de cada país. Leia mais sobre acordos bilaterais aqui.

 

Pilotos farão prova em feira de aviação executiva

A ANAC vai participar da Labace 2009 – Latin American Business Aviation Conference & Exhibition, uma das maiores feira de aviação geral da América Latina. O evento, que é promovido pela Associação Brasileira da Aviação Geral (Abag), reúne fabricantes de aeronaves, motores e peças, entre eles Embraer, Helibras e Gulfstream, e acontece no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, de 13 a 15 de agosto. No estande da ANAC, além de informações sobre segurança operacional e aeronavegabilidade, serão atendidos os pilotos que queiram fazer provas on line (teóricas) para renovar a habilitação. O resultado da avaliação é imediato e não há necessidade de agendamento prévio. Desde o ano passado, mais de 160 pessoas já realizaram a prova nos estandes da ANAC em feiras de aviação. Isso simplifica o processo, pois o piloto não precisa ir até uma das gerências regionais da Agência para fazer a prova. A Labace é uma feira de comercialização de produtos aeronáuticos e de negócios e conta com exposição de aeronaves e conferências. Mais informações aqui.

 

ANAC participa de fórum de aviação na Ásia

A diretora-presidente da ANAC Solange Paiva Vieira vai participar do 3º World Civil Aviation Chief Executives, encontro anual de presidentes das agências reguladoras da aviação civil, que acontece na cidade de Cingapura, de 5 a 7 de agosto. O fórum vai debater o tema “Aviation in Challenging Times: Building Resilience, Leading Recovery”, que poderia ser traduzido como “Aviação em Tempos Difíceis: Construindo a Superação, Liderando a Recuperação”. A presidente da ANAC também terá agenda em Dubai (Emirados Árabes) e Madri (Espanha) com autoridades de aviação civil para conhecer a infraestrutura aeroportuária e os órgãos reguladores desses países. Durante o período de afastamento, 31 de julho a 11 de agosto, a presidência da ANAC será ocupada pelo diretor Cláudio Passos Simão.

 

Comitê organiza voos na alta temporada

O Comitê de Facilitação de Voos – composto por integrantes da ANAC, Aeronáutica e Infraero – analisou cerca de 1.500 solicitações de todas as empresas nacionais e internacionais que operam no aeroporto de Guarulhos (SP). O trabalho visa à organização de horários para melhor utilizar a capacidade do aeroporto durante a alta temporada – 25 de outubro de 2009 a 27 de março de 2010 – estabelecido pela Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata). A metodologia é utilizada pelo organismo internacional para planejar com antecedência a movimentação de aeroportos com restrições de capacidade, como é o caso de Guarulhos. O trabalho foi realizado por conta da 124ª Conferência de Coordenação de Slots da Iata, que aconteceu de 18 a 21 de junho, em Montreal, no Canadá, com a participação do comitê brasileiro. O evento não contava com a participação do Brasil desde 2005. Para mais informações sobre o comitê clique aqui.

 

Núcleo valoriza comissários e segurança

Os comissários de voos ganharam um núcleo técnico dentro da ANAC. Todo o trabalho para regular e fiscalizar a atividade, principalmente com relação à responsabilidade pelos procedimentos de segurança operacional que cabe a esses profissionais, passará pelo crivo do Núcleo Técnico de Comissários de Voo da ANAC. Formado por inspetores da Agência com experiência profissional na atividade de comissário de voo, o núcleo elaborará manuais, realizará exames, voos de avaliação, vigilância continuada e capacitação de examinadores. A apresentação das atividades do núcleo aconteceu no começo desse mês, no Rio de Janeiro, com a participação de cerca de 30 gerentes das principais empresas aéreas em operação no Brasil. No Brasil, há cerca de 8,5 mil comissários em atividade.

 

         

 

 

NOTÍCIAS ANAC
Informativo eletrônico quinzenal produzido pela
ASCOM - Assessoria de Comunicação da ANAC
noticias.anac@anac.gov.br
www.anac.gov.br
Telefones (61) 3314-4493 / 4494 /4496 /4497
Novo plantão de imprensa (61) 9112-8099

 

 

Edições Anteriores

Política de privacidade
Para saber mais sobre a ANAC clique aqui.
Para não receber mais esse informativo clique aqui.
© 2009 ANAC | Todos os direitos reservados