Página Principal Sala de Imprensa
 
ANAC informa
 

Os atrasos nos vôos desta quinta-feira, 21/12, são decorrência dos problemas da quarta-feira, 20/12, observados na seguinte ordem:

- em função das chuvas no Sudeste, vários aeroportos tiveram as atividades paralisadas, especialmente o de Congonhas, principal aeroporto do país. Ontem a tarde Congonhas ficou fechado durante 50 minutos para pousos e decolagens;

- outros problemas que colaboraram com os atrasos ocorreram com a TAM Linhas Aéreas, onde seis aeronaves não puderam voar devido a manutenção não programada. A queda do provedor da TAM no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, também atrasou os vôos da companhia aérea.

É importante salientar que as malhas aéreas das empresas brasileiras estão profundamente integradas. Se por um lado essa integração torna mais econômica as passagens, por outro lado, quando ocorrem problemas dessa natureza, acontece um efeito dominó com atrasos em toda a malha aérea do país que leva de 24h a 48h para ser totalmente restabelecida.

A ANAC informa ainda que os atrasos de ontem e hoje não estão relacionados com o controle do espaço aéreo que, neste momento, se encontra normalizado.

Pedimos desculpas a todos os passageiros. A ANAC e sua equipe em todos os aeroportos do país não estão medindo esforços para restabelecer o quanto antes a normalidade no sistema aéreo brasileiro.