Página Principal Sala de Imprensa
 
Vôo da Gol Nº 1907
 
Últimas informações sobre as caixas pretas e o trabalho da comissão de investigação.

 

A Agência Nacional de Aviação Civil informa que:

A Comissão de Investigação sobre o acidente da aeronave Gol 1907 começou seus trabalhos no sábado, 30/09, com a designação do Cel. Av.  Rufino Antonio da Silva Ferreira, da ANAC,como presidente. Hoje (terça-feira), a Comissão está sendo formalizada com a designação de seis membros fixos que investigam os fatores operacional, material e humano relacionados ao acidente. Também participam representantes dos fabricantes das aeronaves e dos motores, especialistas da ANAC e do Comando da Aeronáutica, representantes internacionais acreditados e seus assessores, além de representantes de entidades de classe.
 
A Comissão de Investigação tem 90 dias para apresentar relatório com os resultados sobre a causa do acidente, mas esse período pode ser ampliado, caso seja necessário.
 
As duas  caixas registradoras de dados e voz, também conhecidas como “caixas preta”, da aeronave Gol 1907 já estão em posse da Comissão de Investigação, mas encontram-se muito danificadas.  Foi encontrada apenas uma parte do registrador de voz, faltando a unidade de armazenamento de dados. Esta unidade é essencial para a análise e continuam as buscas por ela na Serra do Cachimbo (MT).
 


Conhecidas popularmente como caixas pretas, os registros de voz e dados são, na verdade, caixas de cor laranja. Elas foram encontradas muito danificadas.

 

 
Clique aqui para entrar em contato com a Assessoria de Imprensa da ANAC.