Página Principal Sala de Imprensa
 
Vôo da Gol Nº 1907
 
Nota conjunta - Centro de Comunicação Social da Aeronáutica / Assessoria de Comunicação da Anac / Superintendência de Comunicação Social da Infraero
 

Informamos que por volta das 13h30 deste sábado, como parte da operação militar, dois militares especializados em busca e resgate conseguiram descer em uma área próxima  aos destroços do Boeing 737-800 da Gol localizados a 200km do Sudeste do município de Peixoto Azevedo. Os dois militares estão abrindo uma clareira em meio à densa vegetação, para prepararem o local para a operação dos helicópteros. Além disso, dois pára-quedistas  foram lançados da aeronave  SC –95 para avaliarem e ampliarem uma área próxima para servir de pista de pouso e apoiar as operações de resgate. Até o momento, não é possível indicar a existência ou não de sobreviventes.

Na área militar, foram estabelecidos dois gabinetes de gerenciamento de crise, um em Brasília, e outro no Campo de Provas Brigadeiro Velloso, na Serra do Cachimbo, ao Sul do Estado do Pará. Estão participando da operação dois (02) helicópteros H-1H, dois (02) helicópterios h-60 Black Hawk, sendo um (01) do Exército Brasileiro, um (01) helicóptero H-34, duas (02) aeronaves R-99, um (01) SC-95 Bandeirante, com capacidade de busca e um (01) C-130 Hércules, que decolou do Rio de Janeiro conduzindo equipes de resgate especialmente treinadas para ações em locais de difícil acesso. Além disso, está de prontidão na região do Cachimbo uma (01) aeronave C-97, equipada com UTI aérea para o que se fizer necessário.

Na área civil, a ANAC  também  possui gabinete de gerenciamento de crise coordenado pela diretoria colegiada da Agência, sendo que dois de seus diretores, Dra. Denise Abreu e o presidente da agência reguladora, Dr. Milton Zuanazzi, se encontram no gabinete instalado no aeroporto de Brasília, trabalhando em conjunto com a Aeronáutica e com a Infraero.

Quanto ao acidente com a aeronave Legacy, de fabricação da Embraer e matrícula norte-americana, sabe-se que recebeu licença para seguir ontem a tarde da fábrica em São José dos Campos (SP) em direção ao Estados Unidos, passando por Manaus. Outras informações poderão ser obtidas diretamente com a assessoria de comunicação da Embraer.

Informamos que qualquer informação sobre a colisão entre as duas aeronaves é mera especulação. A investigação  será desenvolvida por equipes sob o comando  da Aeronáutica em parceria com a ANAC e deverão apurar os fatores que contribuíram para o acidente do Gol  1907.

BRASÍLIA, 30 DE SETEMBRO DE 2006 15H30

 
 
Clique aqui para entrar em contato com a Assessoria de Imprensa da ANAC.