Página Principal Sala de Imprensa
 
ANAC assina TAC na audiência pública sobre Congonhas
 

Na segunda audiência pública sobre as obras de recuperação da pista principal do aeroporto de Congonhas, realizada no dia 13/04, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) assinou, junto com a Infraero e o Ministério Público Federal (MPF), um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). O acordo determina os procedimentos que serão adotados no período da reforma. “Nele constam as ações necessárias e que devem ser praticadas por cada órgão para assegurar aos usuários que seus direitos sejam respeitados”, afirmou a diretora da ANAC Denise Abreu, que presidiu a audiência.

Um dos pontos definidos foi o funcionamento de Congonhas. De acordo com o TAC, de segunda à sexta-feira o aeroporto funcionará de 5h30 às 0h, aos sábados de 6h às 23h e aos domingos das 7h às 0h. O acordo também define o quantitativo de movimentos por hora (pouso e decolagem). Em horários de pico, Congonhas terá 33 movimentos/hora, nos horários onde o movimento do aeroporto é menor, serão 28 movimentos/hora.

Para o Ministério Público Federal, a assinatura do acordo foi importante pois conciliou interesses divergentes. “O TAC vai apresentar resposta aos interesses da população envolvida, além de respeitar o interesse das companhias”, disse o Procurador da República Alexandre Gavronski, representante do MPF.

O evento, que aconteceu na Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, foi um exercício de cidadania, onde os mais de 100 participantes - entre associações de moradores, de trabalhadores na aviação civil e de representantes da aviação comercial e corporativa - puderam analisar o Termo de Ajustamento de Conduta e apresentar opiniões.

 
 
 

Publicado em 14/04/07, às 15h30

 
 

Clique aqui para entrar em contato com a Assessoria de Imprensa da ANAC.

 
 NOTÍCIAS ANTERIORES
. ANAC publica Relatório da Consulta Pública sobre as obras de Congonhas
. ANAC prorroga Consulta Pública para Congonhas
. ANAC abre Consulta Pública para Congonhas