Página Principal Sala de Imprensa
 
Atrasos meteorológicos prejudicam passageiros


A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informa ao público que a forte chuva que caiu sobre a pista de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional de Congonhas (SP), na noite de quinta-feira (08/02) levou o Órgão de Controle de Tráfego Aéreo Local, pertencente ao Comando da Aeronáutica, a suspender as operações em Congonhas por mais de cinco
vezes. Tal medida faz parte da Instrução Suplementar - Parâmetros e Procedimentos, da Agência Reguladora, para avaliação das condições da pista do aeroporto de Congonhas em caso de chuva, que vem sendo aplicada desde 25 de janeiro de 2007.

A suspensão das operações para pouso e decolagem em Congonhas fez com que os vôos de várias empresas que tinham como origem/destino Congonhas, fossem alternados para o Aeroporto Internacional de Guarulhos. Apesar dos problemas meteorológicos causarem atrasos entre 40 minutos e duas horas nas diferentes companhias aéreas, três vôos da GOL tiveram atrasos superior a seis horas, sem explicações por parte da empresa aérea. São
eles: os vôos GOL 1536, 1542 e 1544.

Tais atrasos causaram indignação nos mais de 400 usuários que aguardavam para embarcar. Por volta da 1h30min da madrugada de sexta-feira (09/02) um grupo de passageiros invadiu o pátio do aeroporto de Guarulhos causando um transtorno ainda maior. A Gerência Regional de Segurança da Infraero foi obrigada a reforçar a segurança, chamando inclusive a Polícia Federal e a Polícia Militar.

Ao tomar conhecimento destes fatos, a ANAC solicitou ao presidente da GOL, Constantino de Oliveira Júnior, esclarecimentos oficiais sobre o ocorrido levando em consideração que a Agência Reguladora vem atuando para evitar transtornos aos passageiros, que sejam causados pelas empresas aéreas.

Clique aqui para entrar em contato com a Assessoria de Imprensa da ANAC.

 

Publicado em 09/02/07, às 18h45