Página Principal Sala de Imprensa
 

Milton Zuanazzi entrega a Lula carta de renúncia à presidência da ANAC


O diretor-presidente da ANAC Milton Zuanazzi renunciou ao cargo na quarta-feira (31/10). Ele formalizou a saída da Agência Nacional de Aviação Civil por meio de uma carta entregue, em mãos no fim da tarde, ao presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, na presença do Ministro de Relações Institucionais Walfrido dos Mares Guia. Zuanazzi assumiu em março de 2006, presidindo o primeiro colegiado da Agência, órgão que substitui o antigo Departamento de Aviação Civil.

Pela manhã, Milton Zuanazzi concedeu uma entrevista coletiva para a imprensa na sede da ANAC, onde fez um balanço de ações de sua gestão com enfoque na criação e estrutura da Agência, nos problemas herdados e soluções propostas. Além disso, ressaltou a atuação da ANAC nas áreas de fiscalização de serviços aéreos e infra-estrutura aeroportuária, apresentando a implementação da caneta digital que agiliza o atendimento ao usuário nos aeroportos e lhe permite acompanhar pela internet, em tempo real, o andamento de seu processo.

Atualmente existem 12.439 reclamações de passageiros em diversas fases de apuração, das quais seis mil herdadas do antigo DAC e que ficaram paralisadas por um ano (setembro de 2005 a julho de 2006) quando foram reativadas. As demais (6.439) são registros da gestão ANAC. Observa-se que entre 2005 e 2006, época do DAC, foram registrados 2.539 autos de infração. A partir da criação da ANAC (até junho de 2007), foram registrados 3.808 autos de infração. Na área de infra-estrutura, foram inspecionados 179 aeroportos somente em 2007, o que corresponde a 259,42% de aumento em relação a 2005 (último ano fiscalizado integralmente pelo DAC). Esses são alguns dados comparativos que comprovam o esforço e a eficiência da Agência que regula a aviação civil no Brasil.

Veja a carta renúncia na íntegra.

 

Clique aqui para entrar em contato com a Assessoria de Imprensa da ANAC.

 

Publicado em 31/10/07, às 19h 20