Página Principal Sala de Imprensa
 
Espaço do Passageiro encerra 2009 com avaliações de mais de 2,1 mil passageiros


Usuários elegem as melhores empresas em pontualidade, atendimento, serviço de bordo, cuidados com a bagagem, conforto da aeronave e outros itens

Brasília, 5 de janeiro de 2010 – O Espaço do Passageiro, portal de serviços da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para os usuários da aviação regular, chegou ao final de 2009 com mais de 2,1 mil passageiros cadastrados e cerca de 3,2 mil avaliações de companhias aéreas. Lançado em maio de 2009, o Espaço do Passageiro permite que os consumidores avaliem a qualidade dos serviços das companhias aéreas nacionais e estrangeiras que operam no Brasil através de notas de 1 a 10 para 11 diferentes quesitos. As notas são computadas automaticamente e formam o Ranking Popular da qualidade dos serviços das companhias aéreas, de acordo com a opinião dos usuários.

Até 31 de dezembro de 2009, a companhia doméstica melhor avaliada pelos passageiros era a OceanAir, que já havia recebido 301 avaliações e estava com nota média 7,50. O quesito em que ela foi melhor avaliada é o de Serviço de Bordo, com nota 8,03, e o pior  Atendimento de Reclamações, com 7,03. A segunda colocada no Ranking é a Trip, com nota média de 7,33 e 240 avaliações de passageiros. Sua melhor nota foi também em Serviço de Bordo (7,65) e a pior em Atendimento de Reclamações (6,94).

Entre as empresas internacionais, a melhor avaliada era a colombiana Avianca, com nota média 8,29. Sua melhor nota foi no quesito Pontualidade (8,92) e a pior foi em Atendimento na Sala de Embarque (7,72). A segunda colocada no ranking internacional era a norte-americana Delta Airlines, com 6,97, tendo a melhor nota em Atendimento a Necessidades Especiais (7,84) e a pior em Cuidados com a Bagagem (6,42). Como o Espaço do Passageiro funciona em tempo real, se o visitante entrar agora na página poderá ver alguma evolução dessa votação e encontrar notas diferentes.

Na página do Espaço do Passageiro os viajantes podem visualizar a média e as notas por quesito de cada companhia aérea e o total de passageiros que participaram da avaliação. Há também rankings por quesito, mostrando quais companhias se destacam em cada serviço. Por exemplo, no encerramento de 2009 a Azul era a melhor avaliada em Conforto da Aeronave e relação Custo-Benefício enquanto a Trip liderava nos quesitos de Atendimento na venda de passagens, na sala de embarque e pela Internet e ainda em Cuidados com a Bagagem. As notas variam de 1 a 10 (quanto maior, melhor a avaliação) e o passageiro cadastrado pode retornar à página sempre que desejar para atualizar suas notas, para melhor ou para pior.

Apenas as empresas aéreas com um número mínimo de avaliações entram no Ranking; antes de atingir esse mínimo, elas têm sua pontuação na página, mas aparecem em ordem alfabética, logo abaixo das demais. Para entrar no ranking doméstico, as empresas precisam de um mínimo de 100 avaliações em pelo menos 4 quesitos; no internacional, são necessários pelo menos 25 avaliações, também em 4 quesitos.

O passageiro pode avaliar quantos quesitos desejar, não tendo a obrigação de votar em todos os 11 itens – Atendimento a necessidades especiais, Atendimento de reclamações, Atendimento na sala de embarque, Atendimento na venda de passagem, Atendimento no Check-In, Atendimento pela Internet, Conforto da aeronave, Cuidados com a Bagagem, Pontualidade, Relação Custo-Benefício e Serviço de Bordo.

Para garantir a segurança da votação, o passageiro cadastra login, nome completo, número do CPF e senha personalizada. Quando quiser alterar sua avaliação, ele usará esse login e senha, associado ao seu CPF, para acessar as notas dadas da última vez. Mas para apenas visualizar os resultados do Ranking Popular o passageiro não precisa ser cadastrado.

O Ranking Popular das companhias aéreas é apenas o primeiro serviço do Espaço do Passageiro. A ANAC está preparando um ranking popular dos aeroportos e um fórum onde os passageiros poderão também fazer comentários sobre os serviços das companhias aéreas e aeroportos. Esses novos serviços deverão entrar no ar ainda no primeiro semestre de 2010.

 

Clique aqui para entrar em contato com a Assessoria de Imprensa da ANAC.

 

Publicado em 05/01/10, às 12h30