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Defesa anuncia Operação Feliz 2009 para garantir tranqüilidade nos aeroportos
 

Brasília, 25 de novembro de 2008 – O Ministério da Defesa e os principais órgãos e empresas da aviação civil brasileira anunciaram nesta terça-feira a Operação Feliz 2009, com medidas para assegurar um fim de ano tranqüilo para quem viajar de avião, com índices de atrasos e cancelamentos de vôos ainda mais baixos que os do ano passado.

As medidas foram decididas em reunião coordenada pelo Ministro da Defesa, Nelson Jobim, e que contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar, Juniti Saito; da presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Solange Vieira; do Secretário de Aviação Civil do Ministério da Defesa, Jorge Godinho; do presidente da Infraero, Sérgio Gaudenzi; e do Diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) , Tenente-Brigadeiro-do-Ar Ramon Borges Cardoso.

Também participaram representantes da Polícia Federal, da Receita Federal, e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), entre outras autoridades.

Pelas empresas, participaram os presidentes da TAM, David Barione Neto; da Gol e Varig, Constantino Júnior; da WebJet, Paulo Henrique Coco; e o diretor-Geral da Ocean Air, José Efromovich. Essas empresas juntas são responsáveis por cerca de 98% dos vôos regulares domésticos.

A "Operação Feliz 2009" é uma iniciativa inédita no Brasil, fruto da integração do setor que vem sendo promovida ao longo do ano pela Secretaria de Aviação Civil do Ministério da Defesa junto aos órgãos governamentais e empresas. Embora tenha havido uma ação integrada no fim de 2007, ela envolveu mais os órgãos públicos do setor. Dessa vez, houve adesão imediata e com antecedência das empresas aéreas.

Entre outras medidas, as companhias aéreas se comprometeram a não praticar overbooking (venda de passagens além da capacidade da aeronave) no período de 19 de dezembro a 7 de janeiro. Além disso, concordaram em endossar passagens de outras empresas, de forma a reduzir o transtorno para passageiros que forem vítimas de eventuais vôos cancelados ou atrasos muito longos.

As companhias também se comprometeram a colocar de prontidão tripulações e aeronaves de reserva, equipes de manutenção e infra-estrutura de atendimento ao público, todos com o objetivo de evitar e/ou minimizar problemas que afetem os passageiros.

Em 2007, no período dos feriados de fim de ano (de 20 de dezembro a 7 de janeiro de 2008), os atrasos de 30 minutos chegaram a 26,76% e os cancelamentos somaram 6,8% dos vôos, de acordo com dados da Infraero. No segundo semestre de 2008, esses índices já foram reduzidos à metade: de julho a novembro (até 24/11), somente 13,5% dos vôos sofreram atrasos de 30 minutos e os cancelamentos foram de apenas 2,7%.

Com o aumento do fluxo de passageiros e do número de vôos, que é natural nessa época do ano, o risco de problemas aumenta na mesma proporção. Por isso, o Ministério da Defesa antecipou-se e convocou todo o setor para trabalhar de forma integrada de modo a diminuir os atrasos, cancelamentos e outros problemas para os passageiros.

ANAC, Infraero e DECEA
Os órgãos oficiais da aviação civil também farão sua parte na Operação Feliz 2009.

A ANAC montou um esquema de fiscalização especial, tomando como base a experiência das operações de fim de ano (2007) e de carnaval (2008). Desta vez, os coletes azuis usados pelos fiscais da Agência, bastante visíveis no ano passado, não serão facilmente encontrados nos saguões dos aeroportos.

Eles passarão a se concentrar nos bastidores das operações – atrás da área de check-in das companhias, na pista, nos centros de manutenção e de operações das empresas aéreas e junto ao Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA) da Aeronáutica, que controla todos os vôos do país.

Os fiscais da ANAC estarão com sua atenção voltada para fiscalizar os procedimentos internos das companhias aéreas e dos operadores dos aeroportos, de modo a assegurar o cumprimento de todas as normas regulatórias e a antecipar problemas e agir preventivamente para minimizá-los.

Paralelamente, a ANAC instalou postos de atendimento ao público nos aeroportos de Guarulhos (SP), Congonhas (SP), Galeão (RJ) e Brasília (DF), onde recepcionistas treinados irão tirar dúvidas e orientar os passageiros em casos de problemas. A Infraero, por sua vez, contará neste fim de ano com uma equipe adicional de mil funcionários, contratados por concurso público.

A empresa também deverá oferecer aos passageiros informações mais ágeis, mediante o uso do Sistema de Soluções Operacionais (SISO), já presente em oito aeroportos, e que deverá ser instalado nos demais ainda em dezembro. O sistema, ligado a um banco de dados com informações de vôo, possui novos monitores LCD de até 52 polegadas, o que possibilitará melhor visualização para os passageiros.

Outro benefício do sistema, na área operacional, é a troca automática de informações entre os aeroportos. No instante da decolagem de um vôo em um aeroporto, por exemplo, é enviada automaticamente uma mensagem para o SISO do aeroporto de destino, informando a hora da decolagem, previsão de chegada e o prefixo da aeronave, facilitando o planejamento e a exibição de informações no aeroporto de destino.

A empresa também reforçou as equipes de funcionários nos aeroportos (balcões de informação, operação dos equipamentos de raio-x, manutenção, limpeza, recolhimento de carrinhos, operação de pista, etc.).

Já o DECEA irá promover a coordenação de informações e ações, de forma a permitir ação rápida de qualquer dos órgãos na solução de problemas, juntamente com um plantão 24 horas no CGNA com relatórios periódicos ao Ministério da Defesa e à ANAC sobre os atrasos de vôos e problemas em aeroportos, sejam eles meteorológicos ou não. A Polícia Federal e a Receita Federal também reforçarão as equipes que atendem as áreas internacionais, especialmente nos aeroportos de Galeão, Guarulhos e Brasília.


 
 

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Publicado em 25/11/08, às 10h20