Página Principal Sala de Imprensa
 
Nota sobre o incidente com a aeronave da Gol
 

A ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil, esclarece, em relação ao incidente com a aeronave GOL PR-G0J que fazia o vôo São Paulo/Guarulhos - Porto Alegre - Montevideo/Uruguai, na madrugada de quarta-feira, 23/05/07, após ouvida a Gerência Geral de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, que:

1. A referida aeronave decolou do Aeroporto de Guarulhos às 22h26, do dia 22/05/07, terça-feira, com 6 tripulantes e 162 passageiros, com destino a Porto Alegre, e posteriormente para o Aeroporto Internacional de Montevideo, no Uruguai.

2. Após a decolagem, o motor esquerdo apresentou um forte estouro, devido a um "stoll compressor", com saídas de labaredas pelo respectivo escapamento. O Comandante aceitou o retorno ao Controle do Tráfego, com espera em órbita em Santos, litoral paulista, a fim de consumir combustível suficiente e realizar o pouso com segurança em Guarulhos/SP. O pouso foi realizado às 00h11 com inteiro sucesso. O peso total de decolagem foi de 68.670kg e o peso máximo de pouso foi 65.317kg.

3. Foram retirados da aeronave o Flight Data Recorder - FDR - e o Cockpit Voice Recorder - CVR - para análise do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos - CENIPA.

4. Aparentemente não há indícios de ingestão de pássaros. Porém, não se pode afirmar com certeza ter ocorrido. Testes serão realizados antes de se descartar essa hipótese como, por exemplo, o uso de contraste com luz negra para verificar se há sinais de sangue de pássaros.


 

Clique aqui para entrar em contato com a Assessoria de Imprensa da ANAC.

 
 

Publicado em 24/05/07, às 13h55