Página Principal Sala de Imprensa
 
ANAC esclarece atuação em relação a BRA
 


Acerca dos problemas que culminaram na suspensão das operações da empresa BRA TRANSPORTES AÉREOS, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) esclarece o seguinte:

A Gerência Geral de Fiscalização de Serviços Aéreos da ANAC verificou, desde o final de agosto de 2007, um aumento no número de reclamações de passageiros em relação à Companhia Aérea BRA.

A partir desta data, a ANAC intensificou a fiscalização na empresa visando a apurar e solucionar os problemas. Portanto, desde o dia 26 de agosto até 14 de outubro deste ano, foram registrados 672 autos de infração contra a empresa aérea. No mesmo período, o registro de ocorrências chegou a 928. Entre as reclamações estão atrasos e cancelamentos de vôo, overbooking, problemas com bagagem, mau atendimento, entre outros. Esses processos estão em andamento e podem resultar em multas para a companhia.

Entre as irregularidades cometidas pela companhia BRA, a ANAC verificou a operação de vôos sem autorização, ou seja, sem Horário de Transporte (HOTRAN) para as localidades de Araguaína/TO e Alta Floresta/MT. A partir disso, a ANAC suspendeu os vôos da BRA nessas localidades e exigiu que, enquanto a companhia não retomasse as operações, teria de acomodar os usuários que adquiriram passagens em vôos das empresas TRIP e TOTAL, sem qualquer ônus para o usuário.

A ANAC se reuniu com representantes da companhia aérea e definiu normas para que ela se adequasse às exigências de vôo e de segurança e, portanto, poderia autorizar novos vôos.

Em outubro, a ANAC suspendeu as vendas de passagens para vôos internacionais da empresa BRA em função de problemas com as aeronaves Boeing 767 que faziam as rotas para o exterior. As aeronaves da empresa aérea encontram-se sob inspeção detalhada da Agência, uma aeronave no Rio de Janeiro/RJ e outra na cidade de Natal/RN. A ANAC determinou também que os usuários da BRA que adquiriram bilhetes para o exterior fossem realocados em vôos de outras companhias aéreas.

Além disso, a ANAC constatou um aumento no número de manutenção não programada nas aeronaves da BRA, ou seja, manutenção emergencial fora do programa de manutenção do fabricante ou da empresa aérea, o que constata falhas na manutenção regular programada. Por conta disso, inspetores de aviação civil iniciaram, na primeira quinzena de outubro, uma fiscalização intensiva no Centro de Controle e de Manutenção e no Centro de Controle Operacional da BRA, em São Paulo.

O processo de fiscalização terminou na quinta-feira (01/11), quando a equipe da ANAC observou que a empresa tinha voltado a apresentar padrões normais de operação de manutenção. Com isso, terminou o acompanhamento pessoal - que vinha acontecendo diariamente por meio dos fiscais da ANAC - e foi retomado o acompanhamento padrão da Agência. Inspetores da ANAC avaliaram, inclusive, as operações de vôo da companhia, no intuito de analisar os seguintes aspectos: documentação da aeronave, itens de segurança, condições de manutenção, condições da tripulação e o despacho operacional de vôo (inspeção de acompanhamento em vôo).

No Centro de controle operacional da BRA foram verificados as condições da tripulação, despachos operacionais de vôo e a seqüência dos vôos (atrasos e cancelamentos). Já no Centro de Controle de Manutenção da companhia, a ANAC verificou a existência de qualquer tipo de pane nas aeronaves e, com base nos dados obtidos, determinou as mudanças a serem feitas para a adequação às normas que regem a aviação civil. A ANAC realizou, ainda, uma avaliação dos pilotos da companhia aérea.

A BRA dispõe de dez aeronaves. A área de segurança operacional da Agência constatou que cinco aeronaves da empresa apresentavam problemas para operar seus vôos e, portanto, foram retiradas de circulação e recolhidas para manutenção. Incluídas nessas cinco estão os dois Boeing 767 que fazem vôos internacionais. As outras cinco aeronaves, depois de inspecionadas, estão em condições normais de vôo.


 
 

Clique aqui para entrar em contato com a Assessoria de Imprensa da ANAC.

 
 

Publicado em 09/11/07, às 19h15