Página Principal Sala de Imprensa
 
Consulta pública vai regulamentar áreas de escape para os aeroportos
 


A ANAC abriu consulta pública para regulamentar a criação de área de segurança de final das pistas em todos os aeroportos do país operados pela Infraero, prefeituras e governos estaduais. Tais áreas de escape, denominadas RESA (Runway End Safety Area). A RESA tem o objetivo de reduzir o risco de dano à aeronave em casos de pouso com toque antes da cabeceira e ultrapassagem da cabeceira oposta, bem como facilitar a movimentação de equipes de salvamento e de combate a incêndio.

Essa medida está sendo implantada no aeroporto de Congonhas onde houve redução de 300 metros na pista principal e 240 metros na auxiliar. Nesse caso, o encurtamento das pistas foi necessário porque não existia área disponível e adequada para ampliar a pista. Antes de iniciar a implantação de áreas de segurança em outros aeroportos a Agência Reguladora elaborou uma minuta de orientação sobre os procedimentos a serem seguidos pelos operadores da infra-estrutura aeroportuária no Brasil, seguindo orientações da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI). A minuta está disponível no site da Anac, na área de consulta pública. A expectativa é que a participação da sociedade possa contribuir na elaboração de uma proposta definitiva sobre o assunto.

A implantação de RESA em todos os aeroportos segue uma tendência internacional. Nos Estados Unidos o projeto teve início em 1999 e vai até 2015. No Brasil as pistas mais novas dos aeroportos de Brasília, Guarulhos e Galeão já possuem esta área de segurança. Nos demais aeroportos as mudanças vão ocorrer gradualmente tendo preferência as pistas dos aeródromos mais movimentados.

A consulta pública fica disponível no site até o dia 31 de outubro de 2007.

 

 
 

Clique aqui para entrar em contato com a Assessoria de Imprensa da ANAC.

 
 

Publicado em 05/10/07, às 18h05