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Movimentos de pousos e decolagens em Congonhas são redistribuídos
 

Com o objetivo de assegurar mais comodidade aos usuários do transporte aéreo, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em conjunto com o DECEA/CGNA e Infraero, redistribuiu os movimentos de pousos e decolagens nos horários de pico no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Foram reduzidos os movimentos da aviação geral para garantir 38 pousos e decolagens/hora para a aviação comercial ao longo das 17 horas de funcionamento do aeroporto. Essa medida aliada a outras em andamento, permitirá que os usuários embarquem e desembarquem mesmo nos horários de maior demanda dentro do previsto.

Durante a reforma da pista principal, a auxiliar operava com 33 movimento por hora. Agora, com a conclusão das obras, Congonhas deveria voltar a 48 movimentos/hora, mas para proporcionar melhor aproveitamento nos horários de pico, ficou definido que o aeroporto vai operar com 38 movimentos na aviação regular e a aviação geral será reduzida. Como resultado, 134 vôos sofreram alterações de horário sem a necessidade de se modificar a estrutura da malha aérea. A TAM teve 34 vôos com horário modificado; a GOL, 31; a BRA, 20; a Oceanair, 14; a VRG (antiga Varig), 28 e a Pantanal, 7. "As reformas das duas pistas de Congonhas e a estabilidade do Controle do Tráfego Aéreo viabilizaram a adoção dessas medidas", disse Milton Zuanazzi, diretor-presidente da ANAC

Para que o fluxo de vôos seja mais otimizado, evitando atrasos na malha aérea, algumas ações deverão ser implantadas, pela Infraero, tais como o aumento do número de aparelhos de Raio X nos aeroportos; redistribuição de balcões de check-in; aumento no número de funcionários de apoio (principalmente os que operam ônibus e fingers), maior quantidade de ônibus para que a pista auxiliar do Aeroporto de Congonhas possa ser melhor acessada e utilizada quer pela aviação geral, quer pela regular, a depender da performace das aeronaves de grande porte e a otimização do pátio de estacionamento das aeronaves.

Com a implementação dessas medidas no principal aeroporto do país, a ANAC terá condições de colocar em prática ações que possam evitar atrasos na malha aérea. A Agência Reguladora tem como foco primordial a redução do tempo de permanência das aeronaves em solo. Isso irá requerer um esforço adicional das companhias aéreas para higienização e abastecimento dos aviões, bem como maior eficiência no embarque dos passageiros e das bagagens.

 

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Publicado em 09/07/07, às 19h00