Página Principal Sala de Imprensa
 
Orientações para viagem de avião estão no site Hora de Viajar – Dicas para o Passageiro
 

banner_hora Brasília, 23 de dezembro de 2009 – O período de festas de fim de ano é de movimento intenso nos aeroportos e de mudança de perfil dos passageiros: no lugar dos voos de negócios, predominam as viagens de férias com a família e muita bagagem. Em 2009, com a queda nos preços das passagens aéreas, os aeroportos também estão recebendo pessoas de menor poder aquisitivo, muitas vezes na sua primeira viagem de avião. Esse cenário aumenta a necessidade de informação e com esse objetivo foi criado na Internet o site Hora de Viajar – Dicas para o Passageiro.
O site é uma iniciativa conjunta da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Infraero, Aeronáutica e Ministério da Defesa. O acesso é feito pelo endereço http://www.infraero.com.br/index.php/br/antes-do-embarque.html. Ali o passageiro encontra as principais orientações divididas em três setores: Antes do Embarque, Durante o Voo e No Desembarque.

A seção Antes do Embarque responde às dúvidas mais comuns sobre a documentação necessária para embarque – em especial para quem viaja com crianças e adolescentes –, horários de check-in e de embarque, peso máximo da bagagem despachada e de mão, informações sobre viagem com animais domésticos ou bagagem especial (como pranchas de surfe ou instrumentos musicais), infraestrutura das salas de embarque, além dos direitos do passageiro em casos de atrasos, cancelamentos e overbooking.

No setor Durante o Voo estão descritas situações em que o aeroporto é fechado por mau tempo, motivos da espera no avião para pouso ou decolagem, procedimentos em caso de turbulência e ainda informações úteis sobre marcação de assentos e uso de equipamentos eletrônicos a bordo (laptops, celulares inteligentes, câmeras etc.).

Sobre o Desembarque, o site dá orientações sobre a entrega da bagagem, serviços disponíveis no aeroporto, o que fazer em caso de danos ou extravio, entre outros tópicos. O passageiro também pode dar notas para a qualidade do serviço prestado pelas companhias aéreas nacionais e estrangeiras no site Espaço do Passageiro (www.anac.gov.br/passageiro).

O Hora de Viajar – Dicas para o Passageiro também conta com a seção A quem recorrer, com os telefones de atendimento e endereços na Internet das maiores companhias aéreas brasileiras e de autoridades do setor. O site continuará no ar mesmo após o período de alta temporada e será atualizado sempre que surgirem outras informações importantes para o passageiro.

 
Atualizado em 01/09/11, às 14h05