Página Principal Sala de Imprensa
 
ANAC discute o fretamento de vôos com empresas aéreas e operadoras de turismo
 

Com a finalidade de minimizar o impacto dos vôos charter no final do ano, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) reuniu hoje, 11/12, às 15h, representantes das empresas aéreas Gol, Tam, VRG Linhas Aéreas, Oceanair, BRA, operadoras de turismo, além de integrantes do Departamento do Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

Durante a reunião, realizada nas dependências do DECEA, Rio de Janeiro, foi criado um Grupo de Trabalho que fará o levantamento dos vôos charter previstos para a alta temporada, bem como os ajustes necessários para evitar impactos negativos ao controle do espaço aéreo.

De acordo com o presidente da ANAC, Milton Zuanazzi, na aviação doméstica 80% dos vôos de fretamento partem de São Paulo e na área internacional a maioria sai da Europa para o nordeste. Ele destacou ainda que é necessária uma flexibilização por parte das empresas na programação dos vôos charter, evitando os chamados  horários de “picos” da aviação considerados os períodos de início da manhã e final da noite.

No encontro ficou acertado que o Grupo de Trabalho reúne-se nesta terça-feira, às 9h, para dar continuidade à discussão dos fretamentos das empresas aéreas na busca da melhor solução para o remanejamento dos vôos programados.

Zuanazzi disse ainda que atualmente 188 controladores trabalham no monitoramento das consoles do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (Cindacta 1) em Brasília. De lá pra cá, houve um aumento de 28 especialistas no controle do espaço aéreo, o que tem se caracterizado como uma melhoria do sistema, enfatizou Zuanazzi.