Página Principal Sala de Imprensa
 

ANAC mostra, com números, que a  crise aérea acabou para o usuário


A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) havia informado, por meio de seu presidente Milton Zuanazzi, que a crise aérea havia sido superada para o usuário. Parte da mídia contestou as informações apontando um ou outro atraso de vôo. Na realidade tomando como base 29 de setembro de 2006, data do fatídico acidente entre o jatinho Legacy e o Boeing da Gol que vitimou 154 pessoas, havia uma média histórica de atrasos de vôos com mais de uma hora, da ordem de 15% e 12% de cancelamentos e esses dados foram entregues às CPIs da Câmara e do Senado pelo presidente Milton Zuanazzi. Tais números, por si só, demonstram que havia uma falta de investimentos em infra-estrutura aeronáutica e aeroportuária acumulada há muitos anos.

A partir do acidente, com uma malha totalmente interligada, os controladores iniciaram um movimento reivindicatório provocando atrasos em grande parte dos vôos. As operações eram feitas uma ou duas vezes por semana e a cada movimento desses desencadeava atrasos por vários dias. Outros fatores como os problemas da TAM na época do Natal de 2006 quando retirou para manutenção seis aeronaves, contribuíram pontualmente para agravar a situação. Também deve ser levada em conta a crise da Varig que tinha aproximadamente 70 aeronaves e praticamente deixou de operar.

Com a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de determinar ao Comandante da Aeronáutica Juniti Saito, no dia 22 de junho deste ano, uma solução definitiva para o setor e com a ação imediata do brigadeiro de transferir controladores de vôo da Defesa Aérea Nacional para a Aviação Civil, a situação não só se resolveu como também os números demonstram que houve uma redução dos atrasos de vôos. Excetuando as duas semanas subseqüentes ao trágico acidente com o Airbus da TAM, quando os índices aumentaram e o Aeroporto de Congonhas foi fechado, houve uma redução significativa nos atrasos dos vôos.

Nos cancelamentos, os números são melhores e ainda não são ideais porque muitos HOTRANs (Horário de Transporte) do Aeroporto de Congonhas continuam existindo embora não utilizados. Isso porque muitos vôos foram transferidos para Guarulhos e o Aeroporto de Congonhas reduziu os movimentos/hora de 44 para 33. Somente com a nova malha, a partir de 20 de setembro, é que os números relativos aos cancelamentos refletirão de forma inequívoca a realidade.

Com a queda dos atrasos fica evidente que a entrada de novos controladores supre, em parte, a falta de investimentos em infra-estrutura aeronáutica. É preciso mais investimentos tanto na infra-estrutura aeronáutica quanto na aeroportuária. Mas pode-se dizer que a partir daquela ação objetiva a situação não apenas voltou à normalidade como melhorou, e muito, se comparada ao período anterior a setembro de 2006.

Os dados sobre número de vôos, atrasos e cancelamentos, semana a semana, podem ser observados no quadro abaixo que abrange uma média nacional que engloba todos os aeroportos da Rede Infraero.

Período

Nº Vôos/ Dia

Atrasos + 1h

%

Cancelamentos

%

Antes 29/09/06*

   

15

 

12

22/06 a 01/07/07**

14.248

3.349

24

1.123

8

02/07 a 08/07

10.311

1.746

17

763

7

09/07 a 15/07

10.299

1.468

14

639

6

16/07 a 22/07***

10.548

3.751

36

1.403

13

23/07 a 29/07***

10.522

2.888

27

1.845

18

30/07 a 05/08

10.691

1.304

12

1.127

11

06/08 a 12/08

9.581

718

7

1.030

11

13/08 a 19/08

10.320

505

5

1.066

10

20/08 a 26/08

10.266

880

9

1.044

10

27/08 a 02/09

10.217

900

9

987

10

* Data do acidente entre o Legacy e o Boeing da Gol e início da operação reivindicatória dos controladores de vôo.

** Foi em 22/06/07 que o Comandante da Aeronáutica retirou 150 controladores de vôo da Defesa Aérea Nacional e os realocou para atuarem como controladores da Aviação Civil

*** Período de reflexo do acidente do o Airbus da TAM que provocou o fechamento do Aeroporto de Congonhas.

 

Clique aqui para entrar em contato com a Assessoria de Imprensa da ANAC.

 

Publicado em 07/09/07, às 11h 50